Como ser um programador de jogos: Jogue bastante, mas jogos diferentes
Muita gente acha quem trabalha com games fica jogando o dia inteiro. Isto é verdade, jogamos muito o projeto em que trabalhamos, mas também precisamos jogar outras coisas para ter novas ideias.
É incrível como, com o passar o tempo, quanto mais você desenvolve games, mais seu olhar fica atento a detalhes em um jogo. Não estou falando disso no sentido de falar mal de um jogo ou ficar achando defeitos, mas sim no sentido de aprender observando o jogo.
Por exemplo, você pode estar desenvolvendo um jogo em que uma determinada mecânica da jogabilidade não está muito boa. Neste caso, você pode jogar jogos que tenham a mecânica parecida e tentar entender como o seu problema foi resolvido neste jogo. Este é um dos benefícios de jogar tentando entender como o jogo foi feito, mas existem outras formas de aprender com games.
Jogar tipos diferentes de jogos, que você normalmente não está acostumado, pode te ajudar muito a aprender novas mecânicas de jogabilidade e até ter novas ideias para interface e HUD. É possível aprender e ter ideias para seus próprios projetos jogando desde games AAA hardcore para consoles até jogos sociais de Facebook e mobile. Mesmo que você não goste do jogo, ou não seja o seia tipo de jogo, jogue para extrair novas experiências que você pode proporcionar aos seus jogadores.
Se você quer aprender mesmo observando outros jogos, tente fazer isto: pegue um jogo que você não gosta e acha que tem muitos defeitos e tente melhorá-lo. Você irá, pelo menos, analisar o jogo, escrever um GDD para definir o game design e programar um protótipo para validar a jogabilidade. Se realmente você conseguiu melhorar o jogo seu aprendizado foi muito grande durante o processo. Basicamente, não critique se você não puder fazer melhor.
Não esqueça também de aprender com os famosos glitches, como no vídeo abaixo. Tentar entender uma mecânica para aproveitar em uma ideia é algo simples comparado com tentar entender como um determinado glitch acontece e por que.