Pular para o conteúdo principal

Adeus Jekyll, olá Docusaurus

· Leitura de 7 minutos

Mês passado foi o aniversário de 16 anos deste blog que, desde 2009, já passou por diferentes tecnologias e servidores para publicar o conteúdo. Chegou a hora de mais uma mudança, e desta vez escolhi migrar o blog do Jekyll para o Docusaurus.

Como implementar o padrão Message Queue no Unity

· Leitura de 4 minutos

O padrão Message Queue é uma maneira simples e eficiente de desacoplar o código no seu projeto de jogo. Uma das formas mais fáceis e eficazes de desacoplar o código em um jogo é implementando o padrão Message Queue, também conhecido como Event Queue.

Meu primeiro livro: Criando um Jogo RTS na Unity 2023

· Leitura de 3 minutos

Fiquei sem atualizar o blog nos últimos meses, e hoje posso compartilhar o motivo: escrevi meu primeiro livro!

Da concepção à publição foram meses dedicando meu tempo livre para escrever um livro que combinasse minha experiência profissional de quase 14 anos desenvolvendo jogos, sendo 10 anos utilizando Unity como minha principal engine. Foi uma oportunidade incrível e que não seria possível sem a editora Packt para me apoiar e fornecer o suporter necessário para revisão de textos, código, e muito mais.

Desenvolvimento de jogos em Unity com TDD

· Leitura de 3 minutos

Desenvolver jogos é um processo complexo e desafiador, mas o uso de técnicas de desenvolvimento de software pode ajudar a tornar esse processo mais eficiente e eficaz. Um desses métodos é o Test-Driven Development (TDD), que pode ser aplicado ao desenvolvimento de jogos com Unity.

Como criar atalhos com git alias

· Leitura de 3 minutos

O comando git alias é um recurso muito poderoso do git que permite customizar comandos e ganhar tempo combinando uma sequencia de operações. Desde que aprendi a usar o git alias há alguns anos não consigo trabalhar sem algumas combinações de comandos que uso diáriamente.

Como exibir um README na Unity ao abrir o projeto

· Leitura de 2 minutos

Uma forma interessante de exibir uma mensagem de boas vindas ou informações sobre o projeto ao ser carregado é exibir um conteúdo similar à um arquivo README que pode ser customizado e exibido na janela do inspector dentro do editor da Unity. Neste vídeo eu mostro como criar um ScriptableObject, alterar sua visualização utilizando um CustomEditor e, por fim, colocar o foco do projeto e do inspector neste arquivo ao carregar o projeto na Unity.

Como adicionar e utilizar botões na Unity

· Leitura de um minuto

Neste vídeo demonstro como criar um botão na interaface da Unity, algumas customizações que podem ser aplicadas nele, e como executar um script a partir do evento OnClick. Além de um script, também mostro como executar métodos de outros objetos da Unity no OnClick.

Como fazer um sistema de build na Unity

· Leitura de 2 minutos

A Unity possui um sistema de build onde você pode exportar seu projeto para diferentes plataformas e otimizaçoes. Este sistema é um pouco limitado quando utilizado através da interface do Editor, porém ele possui uma excelente API que pode ser utilizada para criar sistemas de build bem flexíveis e robustos.