livros,

Game Design: Modelos de Negócio e Processos Criativos - sorteio do livro!

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 17 de Julho de 2015 · 2 min de leitura
Game Design: Modelos de Negócio e Processos Criativos - sorteio do livro!
Compartilhe

Escrito pelo brasileiro Vicente Martin Mastrocola e público pela editora Cengage Learning, este livro aborda de forma resumida como funciona o processo criativo para se criar um jogo, passando por modelos de negócio e com alguns cases e entrevistas de desenvolvedores brasileiros. Confira no final do post como participar do sorteio deste livro!

Game Design: Modelos de Negócio e Processos Criativos foi lançado este ano no Brasil. Com ótimas referências bibliográficas, o autor consegue apresentar bem os assuntos game design, modelos de negócios, tipos de jogadores, processo de criação e alguns casos brasileiros. No final de cada capítulo existem entrevistas com desenvolvedores brasileiros contando um pouco sobre sua experiência.

As entrevistas com desenvolvedores brasileiros e os casos apresentados no livro são, sem dúvidas, o ponto alto do livro. Muitas figuras conhecidas da indústria brasileira estão presentes no livro. Senti falta de casos e entrevistas de desenvolvedores independentes novos, pois grande parte do material contido no livro é relacionado a empresas bem estabelecidas e profissionais com muita experiência na área.

Game Design

Porém, este não é um livro para ser utilizado como estudo ou referência. Com 90 páginas, fonte ligeiramente grande, e muitas páginas sem texto, esta obra está mais para um artigo acadêmico do que um livro. Não me entenda mal, a quantidade de informações reunidas neste livro são de extrema qualidade, mas as referências bibliográficas contam muito mais do que o livro em si para quem quer se aprofundar no assunto.

Por ser curto é uma leitura bem rápida, e vale a pena para relembrar alguns conceitos ou procurar onde se aprofundar neles, já que as referências estão bem colocadas no texto.

A editora em enviou este livro para fazer esta review e me pediu para sorteá-lo para os leitores do blog, e para participar basta me enviar um e-mail () com o assunto “SORTEIO GAME DESIGN” e qualquer coisa engraçada nele (na verdade só preciso do título do e-mail para poder fazer o sorteio, mas uma imagem engraçada é sempre bem vinda!).

Você tem até o dia 3 de Agosto de 2015 para enviar seu e-mail, e o ganhador será anunciado após o término do sorteio. Lembrando que para participar do sorteio basta me enviar um e-mail com aquele assunto, o conteúdo engraçado é opcional :). Participe!

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.