O que é ser um líder na equipe?

O que é ser um líder na equipe?

Sempre foquei os posts daqui no meu conhecimento técnico, mas agora quero compartilhar um pouco sobre ser líder em uma equipe. Nas últimas empresas que trabalhei, sempre tive a oportunidade de exercer a função de líder da equipe, mas isso não quer dizer que sempre soube qual era o meu papel. Hoje, na Aquiris, aprendi muito sobre este cargo, e ainda estou aprendendo. Porém, ainda não sei definir o que é ser um líder, então vou começar descrevendo o que não é.

Líder não é chefe

O líder não é alguem que manda na equipe e apesar de tomar decisões ele precisa deixar claro o por quê, sem obrigar as pessoas a fazer algo que não faça sentido. O líder é um dos responsáveis pelo projeto, então ele precisa ter visão de tudo que está acontecendo e o que está planejado no road map; sua responsabilidade é chegar lá junto com a equipe, identificando e removendo barreiras que atrapalhem o desenvolvimento do projeto.

Essa é a parte mais humana de ser líder, e eu admito que tenho dificuldades em lidar com seres humanos. Por isso comecei a ter interesse e estudar sobre como me tornar um líder melhor, como ajudar a equipe a crescer e desenvolver suas tarefas. Pra mim, o papel principal do líder é ajudar. Muitas vezes passo o dia em reuniões sobre o projeto, para que a equipe possa desenvolver suas tarefas enquanto eu ajudo a liderança a planejar os próximos passos. E mesmo nos dias em que não tenho reuniões, tento não ficar muito na minha mesa, mas em contato com a equipe para acompanhar e ajudar nas dificuldades que eles encontrarem.

Líder não é o melhor programador

Com certeza não sou o melhor programador da equipe, mas isso não é necessário para ser líder. Assim como a experiência é importante, ter um bom conhecimento de programação é essencial para ajudar a equipe em momentos de decisão, estimativas, dúvidas e revisão de código. É comum o líder passar menos tempo escrevendo código, mas isso não quer dizer participar menos do desenvolvimento do projeto.

Ajudar a equipe a entender uma determinada feature, qual a mellhor maneira de implementá-la, pensar em possíveis riscos e no tempo que vai ser necessário para terminar as tarefas relacionadas é tão importante quanto escrever seu código. Escrever código sem pensar direito sempre vai resultar em atrasos e features que não são o que foi definido, por isso é importante o líder conseguir olhar além das linhas de código e ajudar a equipe a não ter dúvidas antes de começar a desenvolver. Olhar o desenvolvimento do projeto “de fora” ajuda a ter uma visão clara de como está o desempenho da equipe, quais são suas dificuldades e barreiras.

Como ser um líder melhor?

Eu tento dedicar parte do meu tempo estudando assuntos que me ajudam a ser um líder melhor, como ler livros e artigos sobre liderança e gestão de pessoas. Eu comecei a me dedicar mais há pouco tempo, então não coloquei nada em prática ainda. Cada vez mais vejo que preciso não só estudar a parte técnica do meu trabalho, mas também como lidar com pessoas.

Cursos sempre ajudam, principamente no meu caso de não ter conhecimento sobre o assunto. Em julho começarei o Programa de Aceleração de Liderança da Sonata Brasil, chamado Accelerata, com palestras e curadoria de conteúdo online. Este programa tem um valor mensal bem acessível e recomendo pra todo mundo que tem interesse. Veja este vídeo para conhecer mais sobre o programa.

Bruno Cicanci

Bruno Cicanci
Desenvolvendo jogos desde 2009.

Vale a pena trabalhar na indústria de jogos?

Semana passada um dos jogos mais esperados do ano foi lançado, o [Red Dead Redemption 2](https://www.rockstargames.com/reddeadredemption2...… Continue lendo

Minha nova inspiração: Kart

Published on October 28, 2018

Falta de foco

Published on September 18, 2018