Como ser um programador de jogos: Por onde começar a programar um jogo
Muita gente se perde na hora de começar a programar um jogo, e independente do tamanho do projeto pode ser realmente uma tarefa difícil saber por onde começar.
A melhor alternativa é sempre começar pela mecânica principal do jogo, quebrando ela em tarefas menores. Por exemplo, em um jogo onde um personagem movimenta-se pela tela, a primeira coisa que deve ser programada é este personagem. Antes mesmo de pensar em atacar, sistema de níveis, inimigos, e qualquer outra coisa, o jogador deve poder movimentar o personagem.
A partir disso, você pode criar um nível de playground para poder testar o comportamento do personagem com diversas opções no cenário do jogo. Isso é apenas um exemplo, pois esta abordagem pode variar de acordo com o tipo do jogo, mas no geral é sempre bom começar pela mecânica principal, e trabalhar nela até ficar bem polida.
Em jogos de puzzle, por exemplo, a primeira coisa a ser programada são os movimentos que o jogador pode fazer para resolver um puzzle, antes mesmo de programar o puzzle. Com os movimentos bem definidos e testados, programar os diferentes puzzles ficará mais fácil.
Algumas coisas que escrevi neste post já foram apresentadas nesta série Como ser um programador de jogos, vale a pena conferir os posts anteriores por que tem muita coisa legal e útil para começar.