Esta semana começa o Ludum Dare #39
Na próxima sexta-feira começa o Ludum Dare #39, e esta vai ser ser minha oitava participação seguida nesta game jam. Na última participação não tive muito tempo sobrando para fazer um jogo e acabei escolhendo usar Unity, a tecnologia que eu uso no meu dia-a-dia, para poder pelo menos fazer um protótipo e demonstrar uma mecânica dentro do tema.
Desta vez estou pensando em utilizar Corona, um framework para desenvolvimento mobile que utiliza a linguagem de programação Lua. Já utilizei Corona para fazer alguns protótipos e projetos pessoais há um tempo e é bem fácil de usar e conseguir um resultado rápido. Estava vai ser a segunda vez que vou utilizar Lua em um Ludum Dare, na edição #35 fiz um jogo utilizando Defold, e de todas as minhas participações foi o jogo com o maior conteúdo que fiz para uma game jam (apesar de ter falhas no game design e não ter ficado divertido de jogar). Uma boa dica para utilizar Corona é utilizar o Sublime ou Atom e configurar plugins que ajudam no desenvolvimento, como esta lista de plugins do Gregório para Sublime.
Confira aqui as minhas participações anteriores. Se você está em dúvida sobre o que utilizar, dê uma lida neste post sobre algumas engines e frameworks gratuitos que estão no GitHub.
Neste post eu dei algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer para se preparar antes e durante esta game jam, vale a pena a leitura. O ludum dare acontece a cada 4 meses e dura apenas 48 horas (fazendo o jogo sozinho) ou 72 horas (fazendo o jogo em grupo), e eu recomendo muito participar. O objetivo é fazer um jogo simples (no tema mais votado) e se divertir!