Dominando o Android: do básico ao avançado
Este livro escrito pelo Nelson Glauber tem praticamente tudo que você precisa para desenvolver jogos e apps para Android. Em quase 800 páginas divididas em 26 capítulos, o autor descreve desde conceitos básicos até como desenvolver para Android Wear.
Eu fiquei impressionado pelo tamanho do livro e pela qualidade do seu conteúdo e muito feliz em saber que foi escrito por um brasileiro nomeado o primeiro Developer Expert de Android na América Latina pelo Google. É muito bom ter um material escrito por quem entende do assunto!
Há um tempo eu fiz uma review do livro Programação de Jogos Android, e por mais que ele seja bom e focado em jogos eu senti que faltou algo. E tudo que faltou naquele livro, tem de sobra neste . Embora o foco não seja jogos, neste livro tem realmente tudo que é necessário para dominar o desenvolvimento para Android.
Neste livro tem muitas coisas que outros livros abordam, como conceitos básicos, Activity e Intents, Layout, Componentes, Action Bar, Fragments, Notificação, Mapas, Sensores, Multimídia, e muitas outras coisas legais. Mas o que realmente me chamou a atenção foram capítulos difíceis de se encontrar por ai.
Os primeiros capítulos que me chamaram a atenção fora dois dedicados a Acesso à Web, onde o autor explica como fazer uma integração do Android com um backend através de arquivos JSON e as melhores práticas para se fazer isso. Na segunda parte desde capítulo o autor mostrar como criar uma aplicação REST simples em PHP, e novamente apresenta diversos conceitos importantes para que isto seja feito da melhor maneira.
Só os dois capítulos que mencionei acima já valem o livro todo, mas existem mais coisas interessantes. Existe um capítulo muito bom explicando como configurar o Gradle no Android Studio (algo que já apanhei muito pra fazer) e quais são os benefícios para o seu projeto em utilizá-lo.
Outros dois capítulos perto do final são dedicados ao Android Wear, a tecnologia do Google para conectar smartphone e smartwatch. Isto é algo relativamente novo em livros, e neste novamente é apresentado com a mesma qualidade do resto do livro.
Para terminar o livro com chave de ouro, o autor dedica um capítulo inteiro ao novo Material Design introduzido no Android Lollipop, explicando desde o que mudou em termos de design e até como utilizar as novas transições do Android.
O Android é um sistema operacional que nunca para de evoluir. Eu lembro de quando comecei a trabalhar com o Android 1.6 na Glu em 2010, e como hoje é praticamente outro sistema. Sem dúvidas foi muito importante na minha carreira aprender mais sobre o Android (assim como sobre o iOS e Windows Phone). Mesmo que meu foco sempre foi jogos, conhecer esses detalhes geralmente mais utilizados em aplicativos fez toda diferença.
Muito obrigado a Editora Novatec por me enviar este livro para fazer esta review. Você pode comprar este livro e outros no site da Novatec, utilize o código GAMEDEVELOPER para ter desconto na compra!