gamedeveloper

Making of Forza Motorsport 4

Forza Motorsport 4 é um dos melhores e mais completos simuladores de corrida já feitos, e eu considero seu maior defeito ser exclusivo para Xbox 360, pois existem volantes e placas de vídeo incríveis para PC que seriam perfeitos para tornar a experiência de jogá-lo ainda melhor. Infelizmente, o Xbox 360 tem poucos volantes disponíveis, e apenas um “profissional” criado pela Fanatec. Eu sou um grande fã de jogos de corrida e simuladores, inclusive já escrevi um post aqui sobre alguns jogos bem legais.

Mensalmente, Forza 4 recebe um pacote (pago) com carros novos, e o pessoal da Turn 10 Studios, que desenvolveu o jogo, de vez em quando faz alguns vídeos sobre como eles gravam o som de um carro, reconstroem uma pista de corrida, e modelam os carros do jogo. Esses vídeos são bem legais, pois o pessoal da parte técnica do desenvolvimento explica as técnicas e dificuldades em realizar tais tarefas, para garantir que o jogador tenha uma experiência muito próxima da realidade.

Este primeiro vídeo abaixo mostra as duas maneiras em que um carro é modelado no jogo: a partir de fotos ou mapeando sua estrutura. Além do modelo, as fotos também ajudam na hora de fazer as texturas do carro e garantir todos seus detalhes únicos. No final do vídeo tem um pouco de como eles gravam o som do motor de um carro.

Neste outro vídeo também é mostrado como eles gravam o som de um motor, mas dessa vez um dos mais barulhentos que eles já gravaram, o Mazda 787B Dyno. O barulho desse carrão é tão algo que eles ficaram preocupados com os equipamentos de gravação, pois são muito sensíveis ao som.

E, por último, talvez uma das tarefas mais complexas dos desenvolvedores no jogo, que é recriar pistas famosas nos mínimos detalhes. Além de vídeos gravados de dentro de carros e fotografias para referências, a equipe também precisa se preocupar com a elevação de todos os pontos da pista, utilizando alguns GPSs para medir cada centímetro das elevações da pista. É um trabalho enorme e incrível, pois o resultado final é impressionante. Além das pistas, o pessoal da Turn 10 também tem o cuidado de recriar o cenário ao fundo, como árvores e montanhas.

Forza 4 me deixou muito impressionado pela qualidade técnica que a Turn 10 colocou no jogo. Não é apenas um simples jogo de corrida, é um simulador com diversas opções de customização e ajuste de carros, além de diversos campeonatos no jogo e online. A Turn 10 organiza mensalmente eventos que premiam os jogadores com melhores tempos em uma pista escolhida pelos desenvolvedores e um carro específico. Se quiser ver mais vídeos como estes, assine o canal da Turn 10 Studios no youtube.