gamedeveloper

Jogo de corrida VS vida real

Jogos e simuladores de corrida são um dos meus tipos de jogos favoritos, provavelmente o que eu mais joguei depois de FPS. Comparar jogos de corrida é tão polêmico quando comparar os jogos de futebol FIFA e PES, porém existem mais do que dois grandes de corrida. Primeiro vou falar um pouco de alguns jogos de corrida bem legais, e depois comentar um vídeo que compara um jogo de corrida com a vida real, utilizando o mesmo carro e o mesmo circuito.

Na minha opinião, os jogos de corrida da Codemasters são os que tem a melhor combinação de um simulador de corrida e um jogo divertido. GRID, um incrível simulador de corrida, DIRT, o melhor jogo de rally atualmente, e F1, um excelente jogo de… F1, são os três franquias que a Codemasters desenvolveu e publicou nos últimos anos, cada edição superando a anterior.

A interface dos jogos são muito bem feitas, com uma usabilidade impressionante. O que me chama a atenção em seus jogos são os pequenos detalhes, como outdoors localizados nas pistas do GRID, decorações para datas comemorativas no seu trailer do DIRT, e até as entrevistas que você pode dar em F1. Outro ponto muito forte é o sistema de física e colisão dos carros, que faz você realmente pensar duas vezes antes de querer ultrapassar outro carro de qualquer maneira.

Eu acho os jogos da Codemasters os mais divertidos, mas falando em simuladores existem outros dois gigantes: Gran Turismo e Forza Motorsport. Ambos são grandes simuladores de corrida, com milhares de carros disponíveis e muitas opções para mexer na mecânica de cada mínimo detalhe no carro. Diferente dos jogos da Codemasters, estes dois são mais longos e requerem mais tempo do jogador para conseguir carros muito bons.

E cada vez as novas edições possuem novidades bem legais, como o sistema de “clãs” de Forza 4 e os efeitos climáticos de Gran Turismo 5. Por falar em Gran Turismo 5, eles fizeram um vídeo muito legal com super máquinas acelerando nas ruas de São Paulo:

E não existem apenas estes jogos que merecem destaque. A franquia Need For Speed ganhou jogos para concorrer nessa categoria mais “séria” dos jogos de corrida, com o Shift e Shift 2 – Unleashed. Ambos são jogos muito bons, porém mais parecidos com GRID do que com Forza e Gran Turismo. O que não é ruim, pois a proposta é realmente diferente.

E não posso deixar de mencionar os jogos da sueca SIMBIN, a série Race On, que não possuem um número de carros limitados, porém a jogabilidade é muito boa.

Por falar em jogabilidade, alguns jogos de corrida mobile me surpreenderam bastante, como o Shift 2 e Hot Pursuit. Mas nada me surpreendeu mais do que o Real Racing da Firemint, confira o vídeo abaixo. Todos estes jogos possuem jogabilidade ajustável, que vão desde o controle por rotação do aparelho até colocar todos os controles em botões na tela, ou até combinações diversas para adaptar ao gosto do jogador. Em fases de drift, por exemplo, eu prefiro jogar com a rotação do aparelho, porém em corridas eu prefiro um controle na tela para movimentar o carro. A propósito, estou bem viciado nesses jogos!

Bom, eu me empolguei bastante falando de jogos de corrida, quando o objetivo deste post era comentar o vídeo abaixo, mas espero que tenham gostado dos jogos acima.  O programa Top Gear fez um comparativo entre dirigir um Honda NSX em Laguna Seca no Gran Turismo 4 e dirigir um Honda NSX real na pista de Laguna Seca. O resultado, comentado no vídeo, é bem interessante.

O melhor tempo do Jeremy Clarkson (apresentador do programa), foi 1:41 no jogo, enquanto na pista real foi 1:57. Ele, junto com um instrutor, avaliaram as duas situações e chegaram na conclusão de que algumas coisas que o jogador pode fazer no Gran Turismo 4 não podem ser feitas em Laguna Seca, mas são mínimos detalhes que não mudam a experiência do jogo.

Existe também o fator de que correndo em um vídeo game você não tem medo de errar e fazer curvas em alta velocidade, enquanto em um carro de corrida as coisas são bem diferentes. O vídeo com qualidade melhor pode ser visto aqui.

Os jogos de corrida atuais proporcionam uma experiência muito boa, e isso deve melhorar muito nos próximos anos. Acredito que a principal novidade no futuro serão melhorias no sistema de colisão/danos no carro e efeitos climáticos.

Para quem gosta de automobilismo, vale a pena conferir o site Top Gear (notícias e análises), Jelopnik Brasil (notícias e análises), Playseat (equipamentos para jogos de corrida), Fanatec (volantes para jogos de corrida), e URacer (roupas e acessórios em geral). Para finalizar, mais um vídeo bem legal:

Go!