Minha participação no Ludum Dare #58
Apesar de participar da game jam Ludum Dare há mais de uma década, ainda continuo aprendendo como finalizar um projeto em um tempo tão curto.
Apesar de participar da game jam Ludum Dare há mais de uma década, ainda continuo aprendendo como finalizar um projeto em um tempo tão curto.
Nesta sexta começa a edição de número 58 da game jam Ludum Dare, o melhor game jam! Uma ótima oportunidade para criar um jogo para o seu portfólio, colocar em prática algo que está aprendendo, ou apenas se divertir fazendo um jogo durante o fim de semana.
Após minha graduação em Ciência da Computação, iniciei uma pós-graduação em Produção e Programação de Jogos com o objetivo de mudar minha carreira e entrar na indústria de jogos. Isso foi em 2009, e uma das primeiras ferramentas de desenvolvimento de jogos que tive contato foi o SDL2, onde fiz o meu primeiro projeto de game com SDL e C++ em uma disciplina da pós-graduação. De lá pra cá utilizei o SDL em diversos projetos, principalmente game jams e para aprender a programar homebrew para Nintendo DS e PSP, e sempre foi um framework fácil de usar e bem completo para jogos 2D.
Mês passado foi o aniversário de 16 anos deste blog que, desde 2009, já passou por diferentes tecnologias e servidores para publicar o conteúdo. Chegou a hora de mais uma mudança, e desta vez escolhi migrar o blog do Jekyll para o Docusaurus.
O padrão Message Queue é uma maneira simples e eficiente de desacoplar o código no seu projeto de jogo. Uma das formas mais fáceis e eficazes de desacoplar o código em um jogo é implementando o padrão Message Queue, também conhecido como Event Queue.
Fiquei sem atualizar o blog nos últimos meses, e hoje posso compartilhar o motivo: escrevi meu primeiro livro!
Da concepção à publição foram meses dedicando meu tempo livre para escrever um livro que combinasse minha experiência profissional de quase 14 anos desenvolvendo jogos, sendo 10 anos utilizando Unity como minha principal engine. Foi uma oportunidade incrível e que não seria possível sem a editora Packt para me apoiar e fornecer o suporter necessário para revisão de textos, código, e muito mais.
Desenvolver jogos é um processo complexo e desafiador, mas o uso de técnicas de desenvolvimento de software pode ajudar a tornar esse processo mais eficiente e eficaz. Um desses métodos é o Test-Driven Development (TDD), que pode ser aplicado ao desenvolvimento de jogos com Unity.
O comando git alias é um recurso muito poderoso do git que permite customizar comandos e ganhar tempo combinando uma sequencia de operações. Desde que aprendi a usar o git alias
há alguns anos não consigo trabalhar sem algumas combinações de comandos que uso diáriamente.
O game designer e fundador da Rogue Snail, Mark Venturelli, apresentou uma brilhante palestra no Big Festival 2022 sobre sua visão para o futuro do game design e da indústria de games.
Uma forma interessante de exibir uma mensagem de boas vindas ou informações sobre o projeto ao ser carregado é exibir um conteúdo similar à um arquivo README que pode ser customizado e exibido na janela do inspector dentro do editor da Unity. Neste vídeo eu mostro como criar um ScriptableObject
, alterar sua visualização utilizando um CustomEditor
e, por fim, colocar o foco do projeto e do inspector neste arquivo ao carregar o projeto na Unity.