Como ser um programador de jogos: Você já fez um jogo?
Em primeiro lugar, peço desculpas por não ter postado nesta série nas últimas semanas. Mas agora eu voltarei a publicar semanalmente, toda quarta-feira, e no primeiro post deste ano começo com a pergunta: você já fez um jogo?
Quase todo mundo que fala que já fez um jogo, na verdade nunca fez um jogo. Fazer um jogo envolve criar o conceito, desenvolver e publicar para o mundo conhecer seu projeto e jogar. E, infelizmente, muitas pessoas não chegam a publicar seu jogo. Quando eu falo publicar, não é necessariamente vender o jogo em alguma loja virtual. Publicar é apenas tornar público, ou seja, colocar em algum site um link para as pessoas baixarem e compartilhar esta informação com seus amigos.
Geralmente, o principal objetivo em desenvolver um jogo é divertir as pessoas. Existem diversos livros como o Homo Ludens e Regras do Jogo que falam da importância dos jogos na sociedade, e não há nada mais satisfatório do que ver uma pessoa jogando algo que você desenvolveu. É por isso que entrei nesta área, e é isso que me deixa apaixonado em criar jogos e experiências para as pessoas fugirem da sua realidade e se divertirem.
Não faz sentido fazer um jogo e não divulgar para todos jogarem. Você pode fazer diversos jogos, mas uma pessoa que fez e publicou um único jogo tem um diferencial maior que o seu para trabalhar em uma empresa de jogos. Publicar um jogo também é tornar seu portifólio público, e se você quer trabalhar com jogos isto é essencial. Não importa se você acha que não vai fazer dinheiro com o seus primeiros jogos, você tem que publicar para começar a receber feedback das pessoas e validar se você está indo para o caminho certo.
Portanto, se você desenvolveu jogos e não publicou nenhum deles, você NÃO fez um jogo. E isso vale para toda forma de arte, se você não divulgar o que você faz para as pessoas verem e darem seu feedback, você não pode se considerar um artista. Não seja tímido e não tenha vergonha, mostre para o mundo seu trabalho, e então você poderá falar que faz jogos.
O meu portfólio está desatualizado desde que terminei a minha pós-graduação em 2010, então lá não estão os jogos que desenvolvi na Glu Mobile, Electronic Arts e freelances. Em breve vou montar uma página nova para mostrar todos os jogos que participei do desenvolvimento, mas por enquanto vocês podem ver o meu portfólio aqui.