Relatório da Unity sobre jogos e tendências
A Unity publicou esta semana o 2021 Game Report contendo informações e muitos dados sobre a indústria de jogos em 2020, apontando tendências para 2021. Os dados analisados no relatório são de desenvolvedores que utilizam a engine e, apesar de representar apenas quem publicou jogos utilizando a Unity, ainda assim é bem relevante como mostram os dados.
Os números impressionantes demonstram um crescimento da engine e da indústria de jogos. De acordo com a Unity, jogos desenvolvidos com a engine foram baixados cerca de 5 bilhões de vezes por mês em 2020, sendo que o número de jogadores ativos mensal foi em média 2.8 bilhões. A rede de publicidade Unity Ads teve 23 bilhões de impressões de anúncios por mês.
O relatório também mostra que a pandemia do COVID-19 contribuiu para o aumento da quantidade de jogadores que buscaram jogos mid/hardcore ao invés de casuais, que eram mais populares principalmente por quem utilizava com frequencia o transporte público. O gráfico abaixo faz um comparativo entre 2019 e 2020 e mostra que os jogadores estão dando preferência por jogos com mais contéudo já que possuem mais tempo disponível sem interrupções para jogar.
O revenue, que é a receita que o jogo faz, também cresceu em comparação com o ano anterior. O gráfico abaixo mostra que no D1, ou seja, no dia seguinte após a primeira vez que o jogo foi aberto (D0), a receita gerada por compras dentro do jogo (IAP) aumentou bastante. Este aumento de revenue também foi bem expressivo em jogos que possuem ads (publicidade) como fonte de receita.
Estes dados e muito mais estão disponíveis gratuitamente no relatório da Unity, disponível aqui em Inglês. Recomendo a leitura e análise dos dados, principalmente se você tem algum projeto em desenvolvimento para ser lançado em breve - muitos dados ainda são válidos e podem ser considerados indicadores para um produto.
Por fim, a Unity fez algumas previsões baseadas nas tendências observadas durante 2020:
- Mudanças em privacidade terão um grande impacto em jogos mobile (exemplo disso é o AppTrackingTransparency da Apple que vai ser habilitado em breve no iOS 14.5).
- Cross-platform entre mobile e HD (desktop/consoles) é o futuro.
- Mesmo após o COVID-19 o número de jogadores vai continuar alto.
Eu pessoalmente concordo e acredito nas previsões da Unity, principalmente na questão do cross-platform entre mobile e desktop/consoles. Além disso, acredito que a geração anterior de consoles, PS4 e Xbox One, vão continuar com novos lançamentos por um tempo maior do que na geração do PS3 e Xbox 360. A base de jogadores é bem grande e acho que vai demorar para a maioria migrar para a geração atual do PS5 e Xbox Series X/S. E você, leitor, tem alguma outra previsão para a indústria de jogos em 2021?