Como fazer um sistema de build na Unity
A Unity possui um sistema de build onde você pode exportar seu projeto para diferentes plataformas e otimizaçoes. Este sistema é um pouco limitado quando utilizado através da interface do Editor, porém ele possui uma excelente API que pode ser utilizada para criar sistemas de build bem flexíveis e robustos.
Neste vídeo eu demonstro como utilizar a API BuildPipeline da Unity e como gerar uma build através da linha de comando sem precisar abrir o projeto - o que pode ser utilizado em conjunto com sistemas de integraçao contínua, como o Jenkins. Apesar de não mostrar detalhes de como configurar, ao final do vídeo mostro como o Jenkins pode ser utilizado para gerar a build do exemplo do vídeo.
Alguns links mencionados no vídeo:
Abaixo está a linha de comando executada para gerar as builds no vídeo. Os caminhos nesta linha de comando são do meu computador e podem não funcionar no seu, modifique de acordo com o seu ambiente de desenvolvimento.
"C:\Program Files\Unity\Hub\Editor\2020.3.23f1\Editor\Unity.exe" \
-quit \
-batchmode \
-projectPath "C:\Projects\unity-build-system-sample" \
-executeMethod BuildSystem.BuildAll \
-logFile "C:\Projects\unity-build-system-sample\BuildLog.txt"
O projeto do vídeo está disponível neste repositório no meu GitHub. Dúvidas, comentários ou sugestões para futuros vídeos deixem aqui no post ou lá no vídeo no YouTube.