Como ser um programador de jogos: Programando com estilo
Faz um bom tempo desde que escrevi o último post desta série, mas agora pretendo voltar com a frequência de 1 post por semana sobre como como ser um programador de jogos. Por mais que o título seja sobre programação, muitas dicas já apresentadas são úteis para todas as áreas.
Programar com estilo não é escrever um código enquanto salta de um avião e fazer ele compilar com sucesso antes de abrir o paraquedas, mas sim programar seguindo um estilo ou um padrão que deixe o código mais organizado e fácil de entender para outros programadores.
A primeira vez que li um documento sobre padronização de código foi enquanto trabalhava na EA. Era um documento bem completo sobre melhores práticas de programação em C/C++ para deixar o código organizado e bem escrito para qualquer desenvolver trabalhar sem problemas.
Muitas empresas de tecnologia tem este tipo de documento, porém poucas publicam na internet. Neste post reuni alguns muito interessantes para se estudar e que são públicos.
- Google C++ Style Guide (dica do Rodrigo Delduca)
- Id Software Coding Style Conventions (usado no DOOM 3)
- Airbnb JavaScript Style Guide
- Mozilla Coding Style
Vale a pela ler antes de programar, e se for o caso procure algo voltado para a linguagem de programação que você está utilizando no momento. E você, conhece algum guia que faltou aqui?
Veja todos os posts desta série clicando aqui!