Postmortem: Cat-Fly
Neste postmortem conheça o jogo independente brasileiro Cat-Fly para Android e conheça os desafios enfrentados pelo desenvolvedor Cláudio Rainho para publicá-lo.
Como escrevi neste post, se você não publicou um jogo, você não fez um jogo. Apenas um jogo publicado tem uma história para contar em um postmortem, e só assim um desenvolvedor aprende todo ciclo de vida de um jogo como um produto. Leia abaixo o texto enviado pelo Cláudio e veja mais um exemplo de que não é fácil criar um jogo, e que publicar faz parte do processo.
1. Descrição do Jogo
Cat-Fly é um game casual desenvolvido para Android, o jogador pode escolher dentre vários gatinhos o seu preferido, a base dos acontecimentos do jogo acontece em volta de uma situação inusitada, o seu gatinho bebeu um leite um tanto quanto ruim e a dor de barriga apertou, ele corre para o banheiro mas algo estranho acontece, o banheiro ” Explode ” e o seu gatinho sai voando pelos ares, voe o mais alto possível com seu gatinho ” até mais alto que a Lua”
Mecanica do jogo.
A mecânica é simples você movimenta o seu gato de um lado para outro, precisa apenas recolher moedas e desviar de objetos que estão caindo, você possui um arsenal de powerUps que vão ajudar você a ir o mais alto possível. Dentro do jogo é possivel, comprar personagens, poderes e fases.
O jogo esta disponível gratuitamente na PlayStore para Tablets e Smartphone com Android. Baixe o jogo aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.crgamestudio.tut.catflyfree.
2. Dificuldades e Problemas
- Desempenho
Bom, quem desenvolve para dispositivos sabe bem como isso é complicado,em Cat-Flyexistem objetos que se quebram, existem muitas partículas,e eu queria boas texturas com objetos 3D, no começo foi dificil adaptar o jogo para celulares moveis, dive que diminuir muito a qualidade dos objetos, as resoluções das texturas, e tirar objetos do jogo, tive que remodelar objetos das cenas diversas vezes, deus sabe o como isso foi cansativo, mas no final o jogo ficou razoável, porem não como eu esperava.
- Desenvolver sozinho.
Eu particularmente gosto de fazer sozinho, mas não posso negar que isso da um trabalhão, eu como desenvolvedor indie não sei tudo e tudo que sei não é 100% mas nesse jogo tive quetrabalhar como tudo, desde desenho,animações,programação até a edição de áudio, o que mais me deu trabalho foi os efeitos sonoros e as musicas, e vou aproveitar o espaço para dar uma dica, porque tive dificuldade de achar bons efeitos sonoros e musicas que de fato fosse gratuitas, mas achei um site que permite a comercialização dos sons disponíveis nele, o nome do site é freesound.com, outros problemas em relação a trabalhar sozinho é o fato de que com o tempo você passa a odiar o seu jogo de tanto que teve que testa ele, mas faz parte.
- Resoluções de aparelhos.
Eu estou desenvolvendo para Android faz pouco tempo mas, o que mais me deu trabalho foi trabalhar com resoluções,os aparelhos Android possuem uma grande variedade de resoluções e isso atrapalha um pouco,então tive que limitar meu jogo para aparelhos com uma tela maior ou igual a 4″, agora para o próximo projeto eu estou mais preparado para lidar com as resoluções .
- Publicidade
Esse sim é um grande problema, eu como desenvolvedor independente sou um tremendo de um durango, não tenho recursos financeiros para investir em propaganda, então a parte de publicidade do jogo foi um grande problema,minha unica solução foi recorrer as redes sociais, entrei em todos os foruns e grupos relacionados a jogos e android, e divulguei neles mas isso me consumiu um bom tempo, e ainda sim não vai dar um retorno satisfatório, é como o meu pai sempre fala “Propaganda é a alma do negocio” eu demorei para entender isso.
3. Pontos Positivos
- Aprendizado
O Aprendizado foi sem duvida o maior ponto positivo, aprendi tantas coisas novas nesse jogo que me sinto pronto para fazer outro jogo e melhor, atualmente eu tenho apenas dois jogos lançados oficialmente, mas dezenas espalhados pela internet, mas é possível reparar a evolução que tive de um jogo para outro foi incrível,em Cat-Fly eu me desafiei em algumas mecânicas do jogo,coisas que deram um trabalho danado mas foi incrivelmente proveitoso e o fato de ter ganhando experiência,, agora posso ver claramente os erros que cometi no primeiro e ja vejo outros erros que cometi no Cat-Fly e esses erros serão evitados nos próximos projetos.
- Satisfação Pessoal
Sem duvidas a Satisfação Pessoal é grande, eu desenvolvo games desde os meus 13 anos mas nunca fiz nada completo, agora com o segundo jogo lançado na PlayStore me sinto ótimo e pronto para outro.
- Novas Ideias
O que Cat-Fly mais rendeu foi novas ideias, o desenvolvimento do jogo me obrigou a pesquisar diversas coisas que me geraram um bom conhecimento e bagagem para um próximo game também relacionado a animais, e a experiencia que eu tivo junto com os conselhos que recebi, estou convencido a investir meu tempo em um projeto mais comercial, seguindo a tendencia, infelizmente não posso falar dele mas quem quiser ficar por dentro é só curtit essa pagina nofacebook: https://www.facebook.com/crgamestudio
Download do Cat-Fly FREE
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.crgamestudio.tut.catflyfree
Para finalizar,quero agradecer o ao Bruno Cicanci, muito obrigado pelo espaço e oportunidade e agradeço a todos que leram.
Claudio Rainho
Esta é uma sessão do blog dedicada a mostrar exemplos de pessoas que conseguiram tirar sua ideia do papel e fizeram um jogo, o texto é escrito pelo desenvolvedor e publicado aqui da mesma maneira que recebo. Se você já publicou um jogo e tem interesse de contar como foi o processo de desenvolvimento entre em contato para saber mais sobre o postmortem.