Livros para desenvolver jogos - atualizado!
Fazem quase 7 anos que escrevi este post com uma lista de livros para desenvolvimento de jogos. Naquela época a lista foi baseada em duas coisas: o conteúdo da pós-graduação que eu estava cursando e o que estava disponível no momento. Felizmente, 7 anos depois, muitos livros novos surgiram e alguns foram traduzidos e lançados no Brasil, inclusive fiz review de grande parte deles.
Não foi só isso que mudou. 7 anos atrás eu ainda não trabalhava com jogos e este blog estava começando, tinha apenas 4 meses de existência e uns 5 posts. Estava na hora de escrever um novo post atualizado com sugestões de livros. Sempre que me perguntam por e-mail ou realizo palestras costumo sugerir a lista abaixo, que na minha opinião muitos são leituras obrigatórias para todo desenvolvedor de jogos. Clique nas imagens para conferir mais detalhes dos livros.
Apesar de serem muitos livros, foi difícil deixar alguns de fora desta lista. Provavelmente irei fazer outro lista em um post futuro com mais livros. Comparada com a lista do meu post de 7 anos atrás apenas dois livros permanecera: Game Design Workshop, que ganhou uma nova edição, e Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, que está novamente esgotado. Os últimos quatro livros da lista são em português e estão disponíveis no Brasil, confira as reviews do livro Level Up! e do livro Produção de Jogos Digitais, os demais estão disponíveis apenas em inglês.
Neste post existem mais sugestões de livros em português lançados no Brasil, porém eu recomendo dar uma olhada nos livros em inglês também. Nesta lista selecionei 10 livros que são bem abrangentes em seus assuntos, porém na próxima lista os livros serão mais específicos para um determinado assunto, como matemática para jogos, game design de jogos de tabuleiro, efeitos sonoros, entre outros.