Game Engine Unity

Game Engine Unity

No final do ano passado, duas grandes game engines ganharam versões gratuitas, a Unity e a Unreal Development Kit (UDK). Talvez estas foram as melhores notícias para os desenvolvedores independentes e estudantes no em 2009, pois agora podemos desenvolver jogos utilizando game engines profissionais. Pra mim foi muito bom, pois poderei utilizar uma destas game engines no meu TCC neste ano.

Na pós-graduação, em uma aula de Game Engine, meu grupo fez uma apresentação da Unity e um tech demo. A Unity tinha uma versão indie, que custava $200, que não é algo caro para uma pequena empresa, mas para quem quer apenas estudar isto não vale muito a pena, e foi esta versão que ficou gratuita. Existe também uma versão Pro, com muitas outras coisas a mais pelo preço de $1499.

Interface da Unity

Minha primeira coisa que pensei ao abrir a Unity foi “certo… e agora?”. Para quem nunca viu, tudo pode parecer confuso, mas lembra bastante uma interface de um software de modelagem 3D como o Softimage XSI. Estudando a interface da Unity podemos aprender muitas coisas, pois quase tudo é intuitivo. O que realmente é necessário é ter uma noção de ambientes 3D e estudar algumas técnicas utilizadas em modelagem, isto pode facilitar bastante.

Com a versão gratuita, podemos desenvolver jogos para plataforma Windows, MAC e Web (para Web é necessário instalar um plugin, semelhante ao flash). Existem complementos para a versão Pro que permite o desenvolvimento de jogos para iPhone e Wii. A programação pode ser feita utilizando C# (a Unity é baseada no Mono), JavaScript ou Boo (uma variação de Python, feita por um brasileiro).

Podemos criar modelos 3D em diversos softwares e importar na Unity,de uma maneira incrivelmente fácil e simples: basta colocar o modelo no diretório da “Assets” do seu projeto, que ela automaticamente adiciona dentro do projeto, nem é necessário abrir e fechar o projeto. Isto é tão útil que podemos alterar o modelo salvo em Assets e visualizar o resultado dentro da Unity.

Apensar de ser um ambiente 3D, podemos criar um jogo em 2.5D, como o este exemplo de tutorial de jogo de plataforma. Outro ponto forte desta game engine é a utilização de audio e vídeo (vídeo só na versão Pro) nos jogos, da mesma maneira simples e prática que importamos um modelo 3D.

Estas são algumas das features da Unity:

  • Editor integrado: Fácil utilização, pode ser customizado, funciona com drag n’ drop
  • Gráficos: Renderização em tempo real, sistemas de partículas, suporte a DirectX e OpenGL
  • Importação de modelos: Aceita diversos formatos, com suporte a texturas, bones e animações
  • Publicação: Windows, Mac, Web, Wii e iPhone
  • Shaders, Luz e Sombra: Efeitos prontos, elementos naturais, editor de shaders
  • Rede: Suporte a sincronização, acesso remoto e conexão
  • Física: Utiliza a PhysX da Nvidia, e possui recursos específicos, como componente de física para rodas, por exemplo
  • Programação: Suporte a C#, JavaScript e Boo. Pode ser integrado à uma solução do Visual Studio
  • Debug: Todos os parâmetros de qualquer objeto ou modelo podem ser alterados em tempo de execução, além de existir a possibilidade de pausar a execução para verificar parâmetros

Existem muitas outras features na Unity, porém estas acima já a torna uma grande game engine, cheia de recursos. Além desta parte técnica, existe algo na Unity que merece muito destaque: sua comunidade. Através do site, podemos entrar em contato direto com os desenvolvedores para dar sugestões e feedback. Existem também foruns diversos e ativos, com pessoas dispostas a te ajudar sempre que for necessário, além de um vasto material que inclui um FAQ, Wiki, dicas, repositório de exemplos e um chat (IRC). Ah, também existe uma revista publicada por eles, a Unity Develop Magazine.

Além de tudo isso, ainda podemos contar com um completo suporte, que oferece documentação técnica, manual, referências, exemplos de script, tutoriais, exemplos de projetos, vídeo aulas, artigos, e recursos gratuitos, como plugins desenvolvidos pela comunidade.

Por enquanto encontrei apenas um livro dedicado a Unity, o Unity Game Development Essentials, do Will Goldstone. Em seu site, existem excelentes vídeo aulas sobre a Unity, e outros softwares. Eu fiz meu tech demo depois de assistir a primeira vídeo aula.

Unity Game Development Essentials

Hoje, grande parte dos jogos feitos com a Unity são para PC e/ou Mac (inclusive um MMO), enquanto jogos para Web enfrentam a barreira do Flash. Mais de 325 jogos foram feitos e publicados para iPhone, porém poucos foram feitos para Wii.

Ao abrir a Unity pela primeira vez, após instalar, ela carrega um projeto demo, que é de uma ilha que utiliza diversos recursos. Este demo é muito legal para estudar, pois possui uma infinidade de pequenos detalhes que mostram o poder da Unity.

Demo da Ilha na Unity

Vale muito a pena dar uma olhada no site da Unity, que possui muitas coisas legais para os desenvolvedores. Existem também muitos sites e tutoriais espalhados pela internet, estes são alguns que eu já usei e recomendo:

Eu comecei a estudar a Unity há pouco tempo, então não fiz muita coisa além de “brincar”. Provavelmente irei utilizar esta game engine no meu TCC da Pós-Graduação, e durante o desenvolvimento irei publicar aqui tutoriais sobre desenvolvimento de jogos com a Unity. Se quiser ver o tech demo que fiz, clique aqui para fazer o download (versão para windows).

UPDATE:

Mais um link de tutoriais, Unity3D Student: http://www.unity3dstudent.com/

comments powered by Disqus