noticias,

Converta animações em Flash para mobile usando GAF

Bruno Cicanci Bruno Cicanci Seguir 24 de Março de 2015 · 1 min de leitura
Converta animações em Flash para mobile usando GAF
Compartilhe

GAF Converter é uma ferramenta criada em parceria com a Adobe que permite exportar animações e elementos de interface do Flash para o seu próprio formado GAF (Generic Animation Format), que pode ser lido por frameworks como Cocos2d-x e Unity, por exemplo.

Alguns jogos que nascem no Flash para web encontram barreiras para conversão mobile. Embora existam soluções como o Adobe Air, muitos estúdios acabam escolhendo por refazer o jogo em outra tecnologia para ter menos dor de cabeça no futuro. É nesta parte que o GAF entra, pois com ele praticamente todas as animações e elementos de interface podem ser exportados e utilizados novamente. Leia mais sobre as features do GAF Converter aqui.

Em jogos que são praticamente só interface, isto ajuda muito. Um exemplo é o jogo Criminal Case, que nasceu como jogo para Facebook e foi convertido para mobile utilizando o GAF e um framework para iOS (provavelmente Cocos2d-x ou um próprio).

O GAF está disponível para Windows e Mac, e é gratuito se o seu lucro for menor do que 50 mil dólares. Caso seja maior, é necessário comprar uma licença. Esta tool possui suporte para Unity, Cocos2d, Cocos2d-x, Marmalade, Starling e Corona. Confira também o canal no YouTube da empresa com muitos tutoriais disponíveis.

Gostou do post?
Como muitos programadores, aprecio um bom café. Se curtiu este conteúdo, que tal me presentear com um café?
Bruno Cicanci
Escrito por Bruno Cicanci Seguir
Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.