Concurso de desenvolvimento de jogos: SENAC e-games 2011
O e-Games é um concurso de desenvolvimento de jogos organizado pelo SENAC São Paulo com o foco principal em estudantes e desenvolvedores independentes de todo o Brasil. Como os prêmios geralmente são consoles de video game ou jogos, este tipo de concurso é muito mais atraente para estudantes, pois não vale a pena para uma empresa participar. Isso é uma grande vantagem, pois garante que empresas da área, mesmo pequenas, não participem já que o prêmio não é em dinheiro, além da visibilidade ser menor do que um concurso internacional.
Por isso, recomendo a todos que gostam de desenvolver jogos a participar. Vale muito a pena! Na primeira edição deste evento, em 2009, fiz um porting de um jogo de celular (projeto de uma matéria da pós-graduação) para XNA, e consegui ser finalista entre os 5 melhores. No ano passado, na segunda edição do concurso, estava mais confiante de que teria chances de chegar na final, pois estava participando com o meu TCC da pós-graduação, e realmente consegui ficar entre os 5 melhores de novo. Este ano pretendo participar pela terceira vez seguida.
Nesta edição dividiram o concurso em três categorias: jogos para console/PC; jogos para celular (mobile); e jogos na nuvem. Esta última categoria ficou meio confusa pra mim, pois nada mais é do que um jogo que pode participar das duas outras categorias, mas que deve ter algo relacionado ao conceito de computação na nuvem, além de ser é obrigatório o uso da tecnologia Microsoft Azure. Na segunda edição, os projetos tiveram um nível de qualidade muito maior, se comparados com a primeira edição do concurso. Com certeza o nível da competição deverá estar maior este ano, e isso tende a aumentar a cada edição. Porém, acho que este ano existe a vantagem de ser a primeira vez em que os projetos participam em categorias diferentes, assim terão 15 finalistas (5 em cada categoria) e mais chances para os particpantes.
Ano passado o concurso recebeu destaque no site de games Kotaku Brasil. Tomara que este concurso continue crescendo e ganhando mais destaque e patrocínios, assim continuará a incentivar estudantes e entusiastas que gostam de desenvolver jogos. Eu pretendo continuar participando!