Revistas sobre desenvolvimento de jogos

Existem muitas revistas sobre games por ai, porém quase nenhuma fala sobre desenvolvimento de jogos. A revista EDGE, que durou pouco tempo no Brasil, ainda tinha algumas matérias interessantes sobre a indústria de games (inclusive no Brasil), mas era bem superficial para uma pequena parte do público que se interessa em ler sobre como grandes jogos são produzidos, qual técnica/software os estúdios usam para o desenvolvimento de um game, por que um jogo faz mais sucesso do que outro, por que um produto foi desenvolvido para determinado público (e se atingiu esse público), entre outras coisas.

Você sabe quando um jogo faz sucesso vendo suas notas, mas por trás disso existe um grande trabalho para deixar tudo perfeito. Faz parte deste trabalho tomar decisões certas e erradas, e algumas empresas publicam o que deu certo e errado na produção de um jogo. Além de alguns websites, como o Gamasutra e o GamesIndustry, existem algumas revistas que têm muitas notícias e matérias legais sobre a indústria de games, e o melhor é que muitas delas são disponibilizadas de graça!

A seguir estão quatro revistas que eu conheço focadas na produção e no desenvolvimento de games, apenas uma delas é paga.

Develop Online Develop

Esta revista possui uma versão impressa que é vendida na europa, porém a versão digital é gratuita. Na minha opinião, é uma das melhores revistas sobre a indústria de games que eu já li. Possui conteúdos bem técnicos, como discussões sobre uma determinada tecnologia, até textos sobre investimentos, publicidade e marketing de um jogo. Esta revista é mensal e eu recomendo baixar o PDF para ler!

Casual Connect

Casual Connect

Com o foco no mercado de jogos casuais, esta revista impressiona pela quantidade de informações que reúne. Nas edições digitais é possível encontrar dados preciosos sobre o mercado de jogos casuais, quais são as tendências, quais as técnicas de game design para criar um jogo casual, como fazer seu jogo ser um sucesso de vendas, estudos de casos, enfim, tem muita coisa interessante para quem está desenvolvendo jogos para redes sociais e dispositivos móveis.

Game Sauce

Game Sauce

Assim como a Casual Connect, esta revista também possui muitas informações valiosas para quem é um desenvolvedor independente, porém seu foco não é apenas em jogos casuais, mas sim em toda a indústria. Sempre têm alguma reportagem ou entrevista com pessoas importantes da indústria, além de possuir também um conteúdo técnico.

Game Developer Magazine

Game Developer Magazine

Esta é uma das mais antigas revistas de games, e provavelmente a mais antiga sobre desenvolvimento de jogos. Seu conteúdo abrange todo o mercado de games, e possui entrevistas e matérias sobre jogos que acabaram de ser lançados ou que ainda estão em desenvolvimento. Existem versões impressa e digital, e ambas são pagas. Porém a assinatura anual da versão digital custa apenas $29 dólares, que é um preço bem razoável pela qualidade da revista, e você ainda ganha acesso às versões antigas.

Game Career Guide

Game Carreer Guide

Diferente das demais revistas que tem o foco em negócios, esta aqui é feita para estudantes que desejam trabalhar na indústria de games. Existem muitas matérias sobre cursos, algumas entrevistas e uma pesquisa anual de salários nos EUA. É gratuita e obrigatória para todos que tem interesse ou trabalham com games!

Grande parte destas revistas tem o foco em negócios, algumas inclusive em marketing. A visão de um game como um produto é complicado para quem gosta de programação e modelagem, mas é muito importante para fazer seu jogo ser um sucesso de vendas e crítica. Existem outras coisas legais nas revistas, como anúncios de emprego e cursos, claro que todos nos EUA, Canadá ou Europa.

Dê uma olhada nas revistas, são muito legais e possuem informações sobre a indústria que podem até mudar sua maneira de pensar sobre o que é desenvolver um jogo.

[http://gamesauce.org/news/](http://gamesauce.org/news/)