gamedeveloper

Evolução da computação gráfica

Hoje, a animação com Computação Gráfica é algo comum em filmes e games, mas como isso começou? O vídeo abaixo mostra desde as primeiras animações para filmes com stop motion até a impressionante tecnologia utilizada em Avatar. É incrível como a tecnologia utilizada nos filmes evoluiu nos últimos anos.

Cada vez mais a tecnologia está deixando animações mais realistas nos filmes. Não podemos esquecer também dos filmes de animação, onde a Pixar foi pioneira com o Toy Story e conseguiu criar vários outros filmes com sua tecnologia de animação cada vez mais evoluída e com histórias cada vez mais criativas. Eu admiro muito a Pixar, acho que esta empresa deve ser um exemplo para todos que gostam de computação gráfica. Inclusive recomendo dar uma olhada no site deles, tem muito material legal, como este link que mostra como eles criam os filmes e este link que possui alguns artigos deles. Aproveitando o post, vou colocar o vídeo que mostra o que eles fizeram em seus 25 anos de existência:

Agora, voltando um pouco para a indústria de games, você acha que a animação em jogos evoluiu bastante também? A indústria de jogos eletrônicos é bem mais nova do que a indústria de filmes, mas acredito que a evolução na área dos games é tão grande quanto nos filmes. Muitos jogos utilizam sistema de captura de movimentos, como os filmes fazem também, para deixar a movimentação do personagem mais realista.

L.A. Noire, o novo jogo da Rockstar que sai este mês possui uma tecnologia desenvolvida por eles que utiliza diversas câmeras para capturar todos os movimentos do rosto de um ator e aplicá-los aos respectivos modelos 3D. Essa tecnologia é tão impressionante que o jogo será homenageado no Festiva de Filmes de Tribeca, sendo o primeiro game a conseguir chamar a atenção dos críticos de cinema, devido a sua impressionante qualidade de animações. O vídeo abaixo é uma entrevista com o pessoal da Rockstar sobre essa nova tecnologia, é bem interessante.

Outro exemplo dos esforços na indústria de games é o trabalho incrível que a Naughty Dog fez para o trailer do seu próximo jogo, Uncharted 3: Drake’s Deception. No vídeo abaixo podemos ver a dedicação que eles tiverem em cada detalhe da produção do trailer, utilizando atores, captura de movimento e muita computação gráfica. Isso tudo para um trailer.

Eu jamais terminaria de escrever este post se ficasse colocando vídeos de outros jogos com tecnologias incríveis utilizadas no seu desenvolvimento. Inclusive acho uma injustiça não adicionar aqui outras obras de arte como Assassin’s Creed, Forza, Halo, Killzone, Alan Wake, Gears of War, Mass Effect, e muitos outros jogos que vão muito além de uma simples animação, eles transportam o jogador além do jogo, proporcionando uma imersão completa na história. Quem jogou Gears of War 2 e viu a cena do que acontece com a esposa do Dominic sabe o que eu quero dizer.

Quando mais estudamos desenvolvimento de jogos, mais prestamos atenção aos mínimos detalhes e passamos a admirar cada parte de um jogo bem feito, emocionalmente e tecnicamente. As técnicas de computação gráfica estão evoluindo bastante na indústria de games, e a indústria de filmes pode começar a aprender algumas coisas com os jogos, como mencionado por Seth Hall que trabalhou no Dead Space 2.