gamedeveloper

Como ser um programador de jogos: Hello World

Como ser um programador de jogos: Hello World

No primeiro post desta serie você conheceu um pouco sobre os pré-requisitos básicos para começar a programar um jogo, agora vamos falar do primeiro contato com o código em uma tecnologia.

Hello World

Se você quer programar jogos, antes deve aprender a programar coisas mais simples, como o famoso “Hello World”. Isso nada mais é do que escrever um código que exibe uma mensagem na tela. Parece simples, mas isso vai te ensinar a configurar o seu computador para rodar a tecnologia que você quer usar.

Depois disso, estude algoritmos e estruturas de dados. Essas matérias são deixadas de lado por quem faz uma faculdade de computação, pois acham que nunca vão utilizar. Nos 4 anos que trabalhei como analista de sistemas realmente usei muito pouco, mas quando comecei a trabalhar com games isso começou a fazer falta, e tive que rever muita coisa que tinha esquecido.

Se você está desenvolvendo para um hardware específico, tente rodar o seu “Hello World” no aparelho. Garanto que na primeira vez que você quiser fazer isso vai perder algumas horas para entender como rodar seu jogo em um aparelho. Esse tipo de contato de “primeira vez” é muito importante para adquirir confiança e experiência. Outra coisa ainda mais complicada é lançar o jogo na App Store, mas isso é bem mais avançado, e você precisa ter seu jogo pronto e rodando bem pra poder pensar nisso!