gamedeveloper

5 filmes que você precisa assistir

5 filmes que você precisa assistir

Este post é um pouco diferente do normal, pois eu quero recomendar alguns filmes e documentários sobre a indústria de games que vale muito a pena assistir!

1) Indie Game: The Movie

Este filme dispensa apresentações, acredito que muitos leitores já conheçam. Quando foi lançado eu fiz este post sobre o filme, e hoje está disponível no Netflix e a venda neste site.

Por que vale a pena: Este filme mostra um pouco da realidade e da pressão de desenvolvedores que se dedicam a fazer seus próprios jogos. O filme mostra dois casos de sucesso, Super Meat Boy e FEZ, mas mesmo assim não deixa de deixar claro o quão difícil é alcançar o sucesso (e como isso pode deixar uma pessoa maluca).

2) History of Mojang

Quando vi pela primeira vez este documentário fiquei surpreso por que começaram a filmar no momento em que o Minecraft começou a crescer e a Mojang mudou-se para seu pequeno escritório na Suécia. Ele ficou disponível por um tempo no YouTube, mas está a venda neste site.

Por que vale a pena: Minecraft ainda vai ser lembrado como um jogo que marcou a indústria dos games, e o fez em diversas maneiras. Uma delas é retratada neste documentário, que é o uso deste jogo para ensinar crianças. É um bom documentário, e mostra a melhor fase da Mojang.

3) Free To Play: The Movie

Este documentário feito pela Valve conta a jornada de alguns jogadores que chegaram a final do campeonato de Dota 2, e está disponível gratuitamente no YouTube da empresa:

Por que vale a pena: Este não é um documentário sobre desenvolvedores de jogos, mas sim sobre o poder que temos de influenciar a vida das pessoas e até criar novos esportes e campeonatos milionários.

4) Critical Path: Dynamic Interview Archive

Também fiz um post quando este documentário foi lançado e, diferente do Indie Game: The Movie, este filme possui diversos vídeos de veteranos da indústria de games compartilhando um pouco da sua experiência sobre determinado assunto. Todos os vídeos estão disponíveis gratuitamente no site do projeto.

Por que vale a pena: Se o trailer acima não te fez querer assistir ainda, dá uma olhada em alguns nomes que participaram deste projeto: Ckiff Blesinski (Gears of War), Will Wright (The Sims, Spore), Nolan Bushnell (Fundador da Atari), Ken Levine (Bioshock), Sid Meier (Civilization), Warren Spector (Deus Ex, Epic Mickey), John Carmack (Quake, Doom) e Hideo Kojima (Metal Gear).

5) Atari: Game Over

Toda indústria tem suas lendas urbanas, e a de games não poderia ficar de fora mesmo sendo relativamente jovem. Uma das maiores lendas é a história de que a Atari enterrou diversas cópias do seu “pior jogo” E.T. em algum lugar “secreto”. Este filme, disponível no Netflix, mostra a saga de um cara atrás da verdade e conta com a participação do escritor Ernest Cline e alguns dos primeiros funcionários da empresa.

Por que vale a pena: Além da busca pela verdade mostrada no documentário, outra parte muito interessante são as entrevistas com os programadores da Atari mostrando como era difícil desenvolver um jogo naquela época e por que muitos eram considerados rock stars.

Bônus: The Social Network (A Rede Social)

Provavelmente todo mundo já assistiu ou pelo menos ouvir falar sobre o filme que conta a história do Facebook baseada no livro Bilionários por Acaso. Este filme está disponível no Netflix e em mídia física.

Por que vale a pena: Embora não seja um filme sobre a indústria de games é sobre algo que está muito relacionado a ela hoje: redes sociais. A empolgação mostrada no começo do filme é algo que muitos desenvolvedores independentes devem ter para correr atrás dos seus sonhos.

Eu estava sentindo falta de compartilhar aqui estes filmes e documentários que são muito importantes para um desenvolvedor de jogos conhecer. É claro que existem muitos outros relacionados a indústria de games que não estão listados aqui, e fiquem a vontade para dar sugestões de outros documentários e filmes nos comentários.

Imagem da capa: Atari retro console at Games Week 2013 do Shutterstock.

UPDATE:

6) GameLoading: Rise of the Indie

Sugestão do leitor João Paulo Santos Carvalho, pode ser comprado pelo site do documentário ou pelo Steam.