Regras do Jogo (Rules of Play) lançado no Brasil pela editora Blucher
O livro Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos (Rules of Play: Game Design Fundamentals) é uma obra famosa sobre Design de Jogos, uma referência em diversos cursos de desenvolvimento de jogos no mundo inteiro, e a editora Blucher lançou no Brasil uma versão traduzida deste livro.
Escrito por Katie Salen e Eric Zimmerman (ambos designers de jogos e professores em universidades americanas), este livro trata a criação de um jogo de forma lúdica, desde os conceitos básicos sobre o que é jogar, segundo o filósofo Johan Huizinga (que escreveu Homo Ludens), até conceitos mais atuais, todos aplicados a Design de Jogos.
Sua abordagem é muito ampla, cobrindo tudo que um Game Designer precisa saber a respeito de criar conceitos e mecânicas de jogos. Este livro também faz o leitor pensar e rever conceitos sobre a importância da atividade lúdica para o ser humano. Eles livro é um guia para o Designer de Jogos entender vários aspectos que um jogo possui, como sua influência cultural, e também ensina a explorar mais a capacidade lúdica que os jogos possuem.
A editora Blucher dividiu o livro em 4 volumes, cada um com uma parte diferente do livro. Abaixo está o conteúdo de cada volume:
Volume 1 – Principais Conceitos – tem como temas a interação lúdica significativa, o design, os sistemas, a interatividade, a definição de jogos e de jogos digitais, o circulo mágico e os esquemas primários.
Volume 2 – Regras – tem como temas a definição das regras, as regras em três níveis e dos jogos digitais, os jogos como sistemas emergentes, de incerteza, de teoria da informação, de informação, cibernéticos, da teoria dos jogos e por fim como sistemas de conflitos, além de abordar a quebra das regras.
Volume 3 – Interação Lúdica – tem como temas a definição de interação, os jogos como experiência lúdica e do prazer, os jogos como interação lúdica de significados, narrativa e da simulação, e ainda os jogos como experiência social.
Volume 4 – Cultura – tem como temas a definição de cultura e os jogos como retórica cultural, cultura aberta, resistência cultural e ambiente cultural.
A qualidade da tradução do livro está muito boa, e este é um livro obrigatório para estudantes e game designers! A leitura é bem tranquila, e o conteúdo é realmente bom para qualquer pessoa que gosta de desenvolvimento de jogos. Mesmo pesquisadores que desenvolvem trabalhos acadêmicos relacionados a video games podem aproveitar este livro, graças a visão única dos autores e de todo material que eles pesquisaram para criar este livro.
Quero agradecer a editora Blucher por gentilmente me enviar os 4 volumes da coleção Regras do Jogo, muito obrigado! Vocês podem comprar os livros no site da editora ou em livrarias.