Como ser um programador de jogos: Programar sem ter a arte final
As vezes aguardamos uma arte para programar uma parte do jogo. O grande problema é que o artista pode demorar, ou você pode nem ter um artista ainda. Nesse caso, vale a pena utilizar imagens provisórias para programar o jogo, mas é importante levar e consideração o tamanho da imagem.
Se você utilizar imagens provisórias, mas com o tamanho correto, quando tiver as artes finais o trabalho será apenas substituir as imagens e acertar pequenos detalhes. Isso ajuda muito a não perder tempo dependendo de outras pessoas, e você pode programar (e testar) todo o game play desta maneira.
Eu fiz isso no meu TCC da pós-graduação, Oniro. Eu ainda não tinha um artista, mas comecei a programar o jogo utilizando imagens provisórios de outros jogos. No final, faltando um mês para entregar o projeto, eu tinha o jogo pronto e consegui um artista. Neste mês final substituí todas as imagens pelas artes finais, e não tive muito trabalha para adaptar as imagens. Mas o melhor disso tudo foi não perder tempo esperando encontrar um artista.
Existe dois sites muito legais que podem ajudar nisso, o Sprite Database, que tem imagens de vários jogos antigos (eu usei muitas imagens desse site para o protótipo), e o 2D Art for Programmers, que tem imagens e também ensina a criar usando Inkscape.
Se você quer arte original e gratuita, o melhor lugar para encontrar é no Open Game Art, pois lá muitos artistas publicam artes para outras pessoas usarem, mas sempre leia sobre a forma de distribuição, alguns artistas colocam restrições e pedem créditos pelas imagens. Todas essas opções são para jogos em 2D, para 3D eu conheço apenas o Turbo Squid, que tem modelos e animações pagos e gratuitos.
Não perca tempo esperando encontrar um artista para começar o projeto, se você é programador comece o quanto antes a escrever código usando imagens temporárias, mas sempre pensando na melhor maneira de substituí-las quando puder. Não se esqueça que pra isso dar certo você deve avisar o artista pra te mandar as imagens do jeito que você precisa!
UPDATE
Sugestão do leitor Francisco Padro, o site Blendswap com modelos 3D gratuitos.