Minha participação no Ludum Dare #40

Semana passada foi a edição de número 40 do Ludum Dare, e minha nona participação nesta game jam. Repetindo meu desempenho da edição anterior, eu falhei em terminar meu jogo.

Esta semana começa o Ludum Dare #40

Na meia noite de sexta para sábado começa o Ludum Dare #40 e minha nona participação consecutiva nesta game jam, apesar de não ter conseguido terminar meu jogo na edição anterior.

Sobre frequência de postagem no blog

Ao longo destes 8 anos de blog minha frequência de postagens variou bastante. Comecei o blog com uma meta de 1 post por mês enquanto estava cursando a pós-graduação em jogos, e quando comecei a trabalhar na área aumentei a meta para um post por semana. Até consegui seguir nesse ritmo e em alguns momentos cheguei a postar 2 ou 3 vezes por semana, porém em outros cheguei a ficar semanas sem escrever nada, como aconteceu recentemente.

Novo podcast: GGDEVCAST

O primeiro episódio do novo podcast semanal GGDEVCAST foi lançado hoje, e o assunto é uma dúvida bem comum dos leitures do blog: “Quero fazer jogos, e agora?”. Este episódio fala sobre o que é preciso para entrar na área, quais são as carreiras mais comuns e os primeiros passos nelas, e o que muitas empresas de jogos esperam encontrar em um candidato.

Melhores práticas na Unity #1

Conheço a Unity desde 2009, quando estava no meu primeiro ano da pós-graduação, mas só fui trabalhar com ela profissionalmente em 2014 na 2Mundos. Já utilizei Unity em freelas, game jams, projetos pessoais e para trabalhos na faculdade, participei de todos eventos da Unity que foram realizados em São Paulo nos últimos anos, o Unite, assisto com frequência videos de palestras no YouTube e já li alguns livros e artigos sobre desenvolvimento de jogos com Unity. Hoje trabalho na Aquiris, uma das maiores referências em Unity no mundo, inclusive fizeram a demo para a Unity 3 que foi a versão que usei em 2009. E depois de tantos anos e experiências, ainda não sei nada de Unity.

GAMEDEV BR: 005 Artista

No quinto episódio do podcast GAMEDEV BR entrevistamos o artista técnico Juliano “Juca” Silveira, que trabalha na Aquiris. Na conversa perguntamos sobre sua carreira, seu projeto pessoal Nebula Wander, e o que é um artista “teco”.

Projeto de jogo para TCC

Muita gente que quer trabalhar com jogos durante a faculdade tem a ideia de tentar fazer um jogo como trabalho de conclusão de curso (TCC), e eu digo tentar por que dependendo da faculdade e do curso podem não aceitar que este projeto seja um jogo, em muitos casos por falta de conhecimento dos professores e orientadores.

Minha participação no Ludum Dare #39

E chegou ao fim mais um Ludum Dare, e minha oitava participação nesta game jam teve uma novidade: eu falhei.

Esta semana começa o Ludum Dare #39

Na próxima sexta-feira começa o Ludum Dare #39, e esta vai ser ser minha oitava participação seguida nesta game jam. Na última participação não tive muito tempo sobrando para fazer um jogo e acabei escolhendo usar Unity, a tecnologia que eu uso no meu dia-a-dia, para poder pelo menos fazer um protótipo e demonstrar uma mecânica dentro do tema.

Final Frontier: Refactoring e GitHub

Desde o último post sobre o andamento do Final Frontier, há quase 4 meses atrás, comecei a descartar código e assets que eram temporários para o protótipo, e assim começar a desenvolver o projeto como um jogo. Naquele post falei sobre o início do GDD do projeto, que foi o primeiro passo para organizar as ideias que tenho para o jogo e comparar com o que eu testei através do protótipo.