GAMEDEV BR: 005 Artista

No quinto episódio do podcast GAMEDEV BR entrevistamos o artista técnico Juliano “Juca” Silveira, que trabalha na Aquiris. Na conversa perguntamos sobre sua carreira, seu projeto pessoal Nebula Wander, e o que é um artista “teco”.

Projeto de jogo para TCC

Muita gente que quer trabalhar com jogos durante a faculdade tem a ideia de tentar fazer um jogo como trabalho de conclusão de curso (TCC), e eu digo tentar por que dependendo da faculdade e do curso podem não aceitar que este projeto seja um jogo, em muitos casos por falta de conhecimento dos professores e orientadores.

Minha participação no Ludum Dare #39

E chegou ao fim mais um Ludum Dare, e minha oitava participação nesta game jam teve uma novidade: eu falhei.

Esta semana começa o Ludum Dare #39

Na próxima sexta-feira começa o Ludum Dare #39, e esta vai ser ser minha oitava participação seguida nesta game jam. Na última participação não tive muito tempo sobrando para fazer um jogo e acabei escolhendo usar Unity, a tecnologia que eu uso no meu dia-a-dia, para poder pelo menos fazer um protótipo e demonstrar uma mecânica dentro do tema.

Final Frontier: Refactoring e GitHub

Desde o último post sobre o andamento do Final Frontier, há quase 4 meses atrás, comecei a descartar código e assets que eram temporários para o protótipo, e assim começar a desenvolver o projeto como um jogo. Naquele post falei sobre o início do GDD do projeto, que foi o primeiro passo para organizar as ideias que tenho para o jogo e comparar com o que eu testei através do protótipo.

GAMEDEV BR: 004 Erros de iniciantes em gamedev

No quarto episódio do podcast GAMEDEV BR falamos sobre erros comuns que iniciantes em desenvolvimento de jogos cometem, e praticamente todos foram baseados nas nossas experiências aprendendo ou situações que presenciamos.

Bloqueio criativo

Sempre tive problemas com falta de tempo para me dedicar em projetos pessoais, por isso nos últimos anos escolhi focar em uma coisa: manter o blog atualizado. Por causa dessa decisão, acabei não desenvolvendo muito projetos pessoais, até que tive a ideia de fazer um projeto pessoal como uma série para o blog, o Final Frontier. Com minha mudança para Porto Alegre, acabei conseguindo mais tempo livre por morar perto do trabalho e não ter trânsito pra chegar até a Aquiris.

Corona agora é gratuita

A Corona Labs decidiu unir seus dois modelos de negócio, Corona SDK (que já era gratuito) e Corona Enterprise (que era pago), em um único produto agora chamado apenas de Corona. As vantagens para desenvolvedores são que não há limites ou taxas, e que é possível desenvolver código nativo sem precisar pagar a mais por isso. Porém, agora toda build terá uma splash screen da Corona (como a Unity faz na versão gratuita), que pode ser removida comprando um plugin que custa $99 dólares por ano.

GAMEDEV BR: 003 Vida de Game Designer

No terceiro episódio do podcast GAMEDEV BR convidamos dois Game Designers para comentar sobre suas experiências e seu dia-a-dia no trabalho. Os convidados Felipe Dal Molin, da Aquiris, e Bruno Barbosa, da Tapps, comentam como começaram, o que um Game Designer faz e dão dicas muito boas para quem quer trabalhar com jogos.

GAMEDEV BR: 002 Game Engines

Este é o segundo episódio do podcast GAMEDEV BR que estou gravando com dois amigos que trabalham comigo na Aquiris. Desta vez o assunto foi falar sobre as nossas experiências com Game Engines, o que já usamos profissionalmente e em projetos pessoais, o que levar em consideração para escolher uma tecnologia, e o que recomendamos. Assim como o episódio anterior, o conteúdo do podcast é baseado na nossa experiência.