O que o jogador quer?
O que o jogador quer? Este foi um tema de uma discussão em uma das aulas de Game Design, e rendeu uma boa discussão devido ao ponto de vista dos alunos, do professor e de alguns artigos que haviamos lido. Discutimos, principalmente, três públicos diferentes: jogadores hardcore, pais que jogam com seus filhos pequenos, e ex-jogadores. Cada público possui suas características e necessidades.
Nossa base para discutir sobre pais que jogam com seus filhos veio deste artigo no Gamasutra, What Gamers Want: Family Gamers, onde o autor levantou aspectos que os pais buscam em jogos para jogarem com seus filhos, e também o que estas crianças pequenas gostam em jogos.
Abaixo estão algumas características que identifiquei neste público:
- Não gostam de tutoriais longos, preferem tutoriais in-game;
- O andamento do jogo deve ser gravado constantemente, para que não seja necessário jogar muitas vezes a mesma parte;
- A jogabilidade deve ser bem simples e intuitiva, com controles fáceis;
- Estes jogos devem ter um modo multi-player, pois os pais gostam de jogar com seus filhos;
- A linguagem utilizada no jogo deve ser clara e objetiva, para não confundir as crianças;
- Jogos muito complicados fazem a criança perder o interesse em jogar;
- Para este público, o preço de um jogo é muito alto, pois existem outras formas de entretenimento que podem ser feitas com o mesmo valor, já que a criança pode perder o interesse logo em um jogo.
Outro público abordado na discussão, os ex-jogadores, são geralmente adultos que jogavam, mas que perderam o interesse em passar um tempo jogando, até por que eles podem não ter mais tempo para jogar. Baseamos nossa discussão neste artigo, What Gamers Want: Missing Gamers, também do Gamasutra, e identifiquei as características abaixo:
- Atualmente estes adultos preferem jogos casuais na internet e jogos em redes sociais, apenas para passar o tempo;
- Dão preferência para jogos de tabuleiro ou de carta, por causa da interação com outras pessoas;
- Foram jogadores no passado, mas hoje podem ter preconceito de ter um videogame;
- Sua principal motivação para jogar é desafiar os amigos em mini-games (o Nintendo Wii é o preferido deste público quando escolhem um videogame);
- Para este público o preço também é alto, pois não irão jogar o tempo todo, apenas quando estiverem reunidos com amigos.
Os dois públicos acima fazem parte de um público maior, o de jogadores casuais. Porém, cada um com suas características próprias, e com certeza existem mais segmentações. Mas, existe um público que é único, com diferenças apenas no gênero de jogo preferido, que é o público hardcore.
Este foi um ponto alto da nossa discussão em sala, pois praticamente todos os alunos são jogadores hardcore. Além disso, utilizamos como base o artigo A Gamer’s Manifesto, um dos melhores artigos sobre gamers que já li! Este é, sem dúvidas, o público mais difícil de agradar, devido a sua exigência. Abaixo estão as características que identifiquei neste público:
- Querem uma Inteligência Artificial mais realista, que se comporte como um jogador;
- Gostam de multi-players, mas as vezes parece que deixaram de lado a I.A.;
- Ficam irritados com imagens utilizadas em propagandas e vídeos que são bem diferentes dos gráficos do jogo;
- O público feminino hardcore é geralmente esquecido;
- Eles gostam de jogos difíceis, mas não de jogos impossíveis ou estúpidos;
- Apesar de serem hardcore gamers, não acham legal ter que jogar 50 horas para conseguir uma feature que está na capa do jogo;
- Loadings demorados e animações muito longas diminuem o tempo de gameplay, e muitas vezes são desnecessárias (sem falar quando não da pra pular isso!);
- Imersão e interação com o ambiente são importantes para tornar o jogo realista;
- Hoje os jogos de console podem ser facilmente atualizados pela internet, porém isto pode tornar o jogador um beta tester, pois se ocorrer algum bug é só lançar uma atualização do jogo;
- Alguns desafios impostos para o jogador podem não fazer sentido ou serem desnecessários para o andamento do jogo.
Com todas estas informações, a discussão que tivemos na aula e minha análise dos artigos, cheguei às seguintes conclusões a respeito do que cada tipo de jogador busca em um jogo:
- Jogos para crianças não devem ser apenas “bonitinhos”, devem ter tudo que é necessário para proporcionar uma boa experiência para as crianças e seus pais, que sempre jogam juntos;
- Quem não joga videogames, ou faz isto poucas vezes, busca jogos simples e divertidos, para interagir com seus amigos;
- Jogadores hardcore sempre serão exigentes e, algumas vezes, estão certos em suas reclamações, pois alguns desenvolvedores deixam de ser jogadores quando fazem jogos.
Compreender cada tipo de jogador e o que ele quer é muito importante para a elaboração do Game Design de um jogo. Entender o seu público alvo é um dos principais fatores para que um jogo seja um sucesso ou um fracasso, e é parte fundamental do processo de produção.