Hoje começa o Ludum Dare #33
Logo desenvolvedores do mundo todo começarão a incrível tarefa de desenvolver um jogo sozinhos em 48 horas (ou em grupo com prazo de 72 horas), aproveite esta oportunidade para participar de um dos maiores game jams do mundo, o Ludum Dare!
Este ano participei pela primeira vez de um Ludum Dare, o #32 que ocorreu em abril. Fiquei tão empolgado por ter consegui terminar o jogo antes do prazo de 24 horas e sozinho que pretendo participar sempre que tiver, e hoje será minha segunda participação.
Algumas dicas que aprendi com minha participação no último Ludum Dare:
- Utilize frameworks, engines e linguagens de programação que você já conhece, por ser muito curto não é o momento ideal para aprender coisas novas
- Não se preocupe com a arte, música e efeitos sonoros até ter o gameplay funcionando
- Preste atenção para que seu jogo se encaixe no tema do Ludum Dare e seja divertido (existem algumas categorias que as pessoas vão julgar seu jogo)
- No meu último jogo gravei os efeitos sonoros utilizando meu celular e fazendo barulhos com objetos, depois editei com Audacity
- A arte inicial eu fiz no Photoshop (se é que aqueles quadrados brancos com texto podem ser chamados de arte rs), mas desisti de fazer algo “menos pior” por que não sou artista
Um lembrete sobre os dois modos de participar:
- Compo: você deve fazer um jogo do zero e sozinho em 48 horas, incluindo código, arte e som
- Jam: você pode fazer um jogo sozinho ou em grupo em 72 horas, a arte e o som podem ser reaproveitados