Como ser um programador de jogos: Playground
Playground é uma técnica de teste de funcionalidades durante o desenvolvimento de um jogo que muitas empresas grandes utilizam durante a produção de um projeto. Mesmo sendo usado em empresas grandes, é algo bem simples de fazer e ajuda muito!
Em primeiro lugar, o playground não é um protótipo. Só para contextualizar, um protótipo é algo que você faz antes de começar o seu projeto para validar as mecânicas do game design, e depois disso deve ser descartado para poder começar o desenvolvimento do jogo.
Com isso em mente, vamos falar do playground. Isto é, simplesmente, uma fase especial para testar coisas. Esta fase ou tela do jogo é quase como se fosse parte do jogo, porém aqui você pode brincar a vontade para testar funcionalidades ou qualquer outra coisa, antes de implementar na parte principal do jogo.
Eu falei de protótipo primeiro, pois agora vou falar da diferença entre ele e o playground. Tudo que você fizer no seu playground não é um código qualquer, você está desenvolvendo um teste mas utilizando os recursos e classes do seu jogo, e não é por ser teste que deve ser feito de qualquer jeito.
Como o protótipo parte da premissa de ser descartável, você programa de qualquer jeito, pois o importante nele é validar a mecânica do game design. Já no playground, a mecânica do jogo já está definida, você quer apenas testar implementações e situações diferentes do fluxo normal.