gamedeveloper

Octopus Team – desenvolvimento de jogos independentes

Você quer começar a trabalhar com desenvolvimento de games, mas em um mercado brasileiro em crescimento e com muita concorrência, você não consegue experiência nesta área. O que fazer então?

A melhor maneira de conseguir experiência em desenvolvimento de games e montar seu portfólio é fazer jogos, mas isso pode limitar uma pessoa sozinha, pois até mesmo o desenvolvimento de um jogo simples completo (menu, animações, som, efeitos, programação, game design, etc.) é um grande trabalho multidisciplinar, exigindo que você tenha que aprender coisas que não são o seu foco.

Neste caso, o melhor é criar ou participar de um grupo de desenvolvimento de jogos independentes. Muitos grupos são formandos por estudantes e entusiastas, que querem apenas aprender mais coisas em um ambiente colaborativo e assim poder focar no desenvolvimento de suas habilidades, como programação ou modelagem por exemplo.

Um grupo de desenvolvimento de jogos independentes pode se tornar uma empresa após conseguir um bom entrosamento, conhecimento e experiência. Porém, inicialmente, ganhar dinheiro com jogos não deve ser a motivação de um grupo novo, você deve fazer jogos por que gosta.

Para poder aumentar meu portfólio e ganhar experiência como programador e game designer eu entrei para um grupo de desenvolvimento de jogos independentes, o Octopus Team, liderada pelo Márcio Vinícius Mello de Freitas. Eu encontrei este grupo no fórum da UniDev, entrei em contato com o Márcio, falei das minhas experiências e objetivos e fui aceito. É nos fóruns de desenvolvimento de games que estes grupos são formados e também procuram novos membros. Outro fórum muito bom é o PDJ.

Atualmente estamos trabalhando em um jogo de estratégia em 3D, utilizando o XNA para desenvolver. O projeto já estava iniciado quando entrei neste grupo, então muita coisa estava definida, mas mesmo assim tive liberdade para dar novas idéias. Quando o projeto estiver mais avançado falarei mais aqui sobre ele.

Aproveitando o post, a Octopus Team está procurando uma pessoa para modelar personagens do nosso jogo. Não precisa ter experiência, até por que o grupo serve para aprender, mas é necessário que saiba o básico de modelagem de personagens e animação. Interessados entrar em contato pelo e-mail contato@octopusteam.com.br](mailto:contato@octopusteam.com.br)