Bruno Cicanci Seguir

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Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Atuo profissionalmente com desenvolvimento de jogos desde 2010. Já trabalhei na Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, Aquiris, e atualmente na Ubisoft em Londres. Escrevo neste blog desde 2009.

Bruno Cicanci

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Download de modelos 3D para jogos

9 de Abril de 2021

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Como fazer um plugin para Android em Java na Unity

1 de Março de 2021

Existem algumas estruturas possíveis para implementar um plugin Android na Unity. Quando utilizamos um plugin desenvolvido por terceiros é comum que a sua distribuição seja através de um arquivo AAR, que é uma biblioteca java para Android, junto com alg...

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Relatório da Unity sobre jogos e tendências

25 de Fevereiro de 2021

A Unity publicou esta semana o 2021 Game Report contendo informações e muitos dados sobre a indústria de jogos em 2020, apontando tendências para 2021. Os dados analisados no relatório são de desenvolvedores que utilizam a engine e, apesar de representa...

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Cursos e tutoriais para aprender a programar jogos

3 de Janeiro de 2021

Já escrevi algumas vezes sobre cursos e tutoriais para aprender a programar jogos, porém é sempre bom relembrar este assunto com novas referências para quem está começando hoje. Então, decidi escrever um post bem simples e direto com recomendações, para...

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Exemplo do Design Pattern Command na Unity com C#

29 de Dezembro de 2020

Sempre recomendo o livro Game Programming Patterns, que possui versões física e digital à venda, além de uma online gratuita disponibilizada pelo autor, Robert Nystrom. Este livro revisita os design patterns definidos na década de 1990 pela “Gangue dos ...

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Sites para baixar sprites e modelos de jogos - atualizado!

11 de Novembro de 2019

Neste post adicionei uma lista atualizada dos sites que eu conheço e uso para baixar sprites e modelos para jogos. São artes de jogos já lançados e artes que podem ser utilizadas comercialmente para seu próprio jogo.

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Livros para desenvolver jogos - atualizado!

29 de Junho de 2016

Fazem quase 7 anos que escrevi este post com uma lista de livros para desenvolvimento de jogos. Naquela época a lista foi baseada em duas coisas: o conteúdo da pós-graduação que eu estava cursando e o que estava disponível no momento. Felizmente, 7 anos...

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Como ser um programador de jogos

27 de Janeiro de 2016

Há pouco mais de 2 anos comecei uma série de posts sobre como ser um programador de jogos, e cada semana tratei um assunto relacionado a como começar uma carreira como programador na indústria de games. Fiz 32 posts nesta série e acabei não escrevendo m...

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