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Minha palestra na Unite 2025 em Barcelona

· 2 min para ler

No mês passado, participei do evento anual da Unity, o Unite, em Barcelona, onde apresentei a palestra Reusable technology: Saving development time with shared Unity plug-ins and SDKs. Durante a apresentação, compartilhei dicas e melhores práticas para desenvolver, compartilhar e manter SDKs e plugins para Unity.

SDL3 com Visual Studio, git submodule, e GitHub Workflow

· 11 min para ler

Após minha graduação em Ciência da Computação, iniciei uma pós-graduação em Produção e Programação de Jogos com o objetivo de mudar minha carreira e entrar na indústria de jogos. Isso foi em 2009, e uma das primeiras ferramentas de desenvolvimento de jogos que tive contato foi o SDL2, onde fiz o meu primeiro projeto de game com SDL e C++ em uma disciplina da pós-graduação. De lá pra cá utilizei o SDL em diversos projetos, principalmente game jams e para aprender a programar homebrew para Nintendo DS e PSP, e sempre foi um framework fácil de usar e bem completo para jogos 2D.

Adeus Jekyll, olá Docusaurus

· 7 min para ler

Mês passado foi o aniversário de 16 anos deste blog que, desde 2009, já passou por diferentes tecnologias e servidores para publicar o conteúdo. Chegou a hora de mais uma mudança, e desta vez escolhi migrar o blog do Jekyll para o Docusaurus.

Como implementar o padrão Message Queue no Unity

· 4 min para ler

O padrão Message Queue é uma maneira simples e eficiente de desacoplar o código no seu projeto de jogo. Uma das formas mais fáceis e eficazes de desacoplar o código em um jogo é implementando o padrão Message Queue, também conhecido como Event Queue.

Meu primeiro livro: Criando um Jogo RTS na Unity 2023

· 3 min para ler

Fiquei sem atualizar o blog nos últimos meses, e hoje posso compartilhar o motivo: escrevi meu primeiro livro!

Da concepção à publição foram meses dedicando meu tempo livre para escrever um livro que combinasse minha experiência profissional de quase 14 anos desenvolvendo jogos, sendo 10 anos utilizando Unity como minha principal engine. Foi uma oportunidade incrível e que não seria possível sem a editora Packt para me apoiar e fornecer o suporter necessário para revisão de textos, código, e muito mais.

Desenvolvimento de jogos em Unity com TDD

· 3 min para ler

Desenvolver jogos é um processo complexo e desafiador, mas o uso de técnicas de desenvolvimento de software pode ajudar a tornar esse processo mais eficiente e eficaz. Um desses métodos é o Test-Driven Development (TDD), que pode ser aplicado ao desenvolvimento de jogos com Unity.