Muitos se perguntam como é trabalhar em uma empresa de jogos, e é algo realmente legal. No Brasil, os estúdios são pequenos, com poucas personalizações, mas lá fora existem empresas com estúdios realmente grandes. Tão grandes que possuem complexos com prédios, quadras esportivas, academia, biblioteca de jogos, sala de jogos, restaurantes, cafeterias, entre várias outras coisas para fazer seus funcionários felizes e deixar todo mundo com vontade de trabalhar em um ambiente assim.

A Turma do Chico Bento trás os personagens de Mauricio de Sousa em um jogo para as redes sociais Facebook e Orkut. Em desenvolvimento pela Insólita, e publicado pela Level Up! Games, este jogo está sendo produzido por brasileiros e para um público brasileiro.

Sexta-feira passada o Kotaku divulgou um documento, publicado por um usuário no Flamehaus. Segundo o usuário que o publicou, um funcionário da Valve teria enviado este handbook para um candidato conhecer a maneira de trabalhar na Valve.

Você consegue imaginar como era programar um jogo em 1989? Naquela época o Apple II era um muito popular entre os desenvolvedores de jogos, e muitos deles programavam sozinhos seus projetos. E foi assim que Jordan Mechner desenvolveu o primeiro Prince of Persia.

Demorou, mas chegou! Agora temos a categoria de jogos na App Store brasileira, a loja de aplicativos da Apple para seus aparelhos com iOS. Isso é uma ótima notícia para os jogadores, que agora poderão comprar seus jogos com uma conta e cartão de crédito brasileiro, mas também é uma ótima notícia para nós desenvolvedores de jogos!

Nem parece, mas este blog já está há 3 anos no ar. Em abril de 2009, eu era um recém formado Bacharel em Ciência da Computação, trabalhava como Analista de Sistemas, estava no primeiro semestre da minha pós-graduação em Produção e Programação de Jogos, e estava começando minha a estudar desenvolvimento de jogos.

A Slightly Mad Studios, desenvolvedora do Need For Speed Shift e Shit 2: Unleashed (ambos publicados pela Electronic Arts), iniciou um projeto ousado para criar o melhor jogo de corrida para PC. Por que apenas para PC? Bom, segundo eles é muito difícil competir com a série Gran Turismo no Playstation e a série Forza Motorsport no Xbox.

O HTML5 é uma tecnologia recente, que veio com o objetivo de padronizar muita coisa do desenvolvimento web e talvez eliminar o Flash e seu plugin. Aos poucos, novos exemplos do poder do HTML5 estão surgindo, e essa semana foi publico um jogo online multiplayer incrível chamado BrowserQuest.

O GitHub é um website de “social coding” – uma rede social de projetos open source, com perfis de programadores e empresas que compartilham seus códigos. Empresas grandes como Facebook, Twitter, Microsoft e Mozilla tem seus repositórios de código público no GitHub, e qualquer pessoal pode baixar ou clonar o repositório para ver o código. Projetos famosos, como o framework Cocos2D também estão no GitHub.

A revista Start Playstation publicou um texto divulgado um novo concurso de desenvolvimento de jogos, resultado de uma parceria da ACIGAMES com a gigante Square Enix, com foco em desenvolvedores independentes da América Latina, chamado de Latin America Game Contest.