Como foi a palestra sobre Cocos2d-x em Blumenau

Voltamos hoje para São Paulo após uma experiência muito legal em Blumenau. A palestra sobre desenvolvimento de jogos com Cocos2d-x foi muito boa, e ficamos contentes com a recepção e perguntas do público!

Palestra na Universidade de Blumenau sobre Cocos2d-x

Amanhã eu e a Letícia Reis iremos apresentar uma palestra sobre desenvolvimento de jogos com a Cocos2d-x na Universidade de Blumenau, em Santa Catarina!

No post anterior falei sobre um evento que iria acontecer na Universidade Mackenzie em São Paulo, sobre a parte de negócios relacionada ao desenvolvimento e publicação de jogos online. Neste post vou contar um pouco de como foi o evento, e qual a sua importância para os desenvolvedores brasileiros.

Amanhã será realizado um workshop com foco em negócios para desenvolvedores de jogos online, que acontecerá na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. O evento é organizado pela European Games Group, Abragames e Mackenzie, e contará com a participação de três com muita experiência em business no mercado de games.

Como será 2013 para os desenvolvedores independentes

Tenho que começar esse post pedindo desculpas pela falta de novos posts aqui no blog, fiquei sem tempo pra escrever aqui nos últimos meses, mas agora vou voltar a manter este blog atualizado! Pra começar o ano, decidi escrever sobre as novidades e tendências este ano para os desenvolvedores de jogos independentes.

A DICE, empresa sueca que desenvolveu os jogos da franquia Battlefield e Mirror’s Edge, possui uma página (e uma conta no SlideShare) onde são divulgados diversas apresentações técnicas de áreas como programação, arte, design, áudio, entre outras relacionadas a desenvolvimento de jogos.

A Unite é uma conferência anual que a empresa por trás da game engine Unity realiza desde 2007 para apresentar novidades e realizar palestras sobre cases e melhores práticas. Os vídeos da edição desse ano, realizada em Amsterdã, já estão no site e você pode conferir aqui!

A Cocos2d-x é um framework para desenvolvimento de jogos mobile em código nativo (C/C++), para Android e iOS, entre outras plataformas. Este framework é uma versão da Cocos2d, que serve para desenvolvimento de jogos apenas para iOS, pois a programação é em Objective-C.

Regras do Jogo (Rules of Play) lançado no Brasil pela editora Blucher

O livro Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos (Rules of Play: Game Design Fundamentals) é uma obra famosa sobre Design de Jogos, uma referência em diversos cursos de desenvolvimento de jogos no mundo inteiro, e a editora Blucher lançou no Brasil uma versão traduzida deste livro.

Podcast sobre desenvolvimento de jogos no TecnoPage

Tive a honra de ser convidado para gravar um podcast sobre desenvolvimento de jogos pelo pessoal do site TecnoPage. Discutimos sobre o mercado, como começar, jogos independentes, e muitas outras coisas bem legais.