Minha participação no Ludum Dare #35

Esta foi minha quarta participação na game jam Ludum Dare, e pela quarta vez consegui terminar o jogo em 48 horas, o Metaforce. Porém, isto não quer dize que o jogo saiu do jeito que planejei ou que tenha ficado bom, apenas terminei o que comecei.

Esta semana começa o Ludum Dare #35

Sexta-feira às 22h (horário de Brasilia) começa o Ludum Dare #35, e eu admito que depois de participar das 3 últimas edições acabei ficando “viciado” em no LD, e sempre fico ansioso quando uma nova edição se aproxima.

A Lógica do Jogo

O livro “A Lógica do Jogo - Recriando clássicos da história dos videogames”, escrito por Marcus Becker e publicado pela editora Casa do Código, é um ótimo guia para aprender a programar jogos clássicos como Tetris, Space Invaders, Asteroids, Pong, Pac-Man, entre outros, utilizando Java.

Novidades da Microsoft no Build 16

Esta semana começou o evento Build da Microsoft em San Francisco, e muitas novidades para desenvolvedores foram apresentadas, inclusive para desenvolvedores de jogos.

King lança sua engine 2D Defold de graça

A King, famosa pelo seu jogo Candy Crush Saga e outros similares, lançou esta semana sua game engine chamada Defold para desenvolvimento de jogos em 2D. Ela é gratuita, conta com editor visual, controle de versão, editor de nível, e editor para programação em Lua.

Certificação para Unity

Durante o evento GDC (Game Developer Conference) em San Francisco uma das novidades anunciadas pela Unity foi sua certificação para desenvolvedores de jogos que utilizam a game engine.

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 2

Não esperava demorar praticamente 9 meses para escrever esta segunda parte, mas acabou ficando de lado por ser um conteúdo mais longo que o normal para o blog. Eu até prefiro escrever mais posts assim, e acredito que deve ajudar bastante, por isso vou tentar fazer algo assim pelo menos uma vez por mês (não só sobre a Unity). Se você ainda não viu, recomendo ler a parte 1 antes de continuar neste post.

Postmortem: HueShark

Este é o décimo postmortem publicado aqui no blog. Fiquei muito feliz com este projeto em especial pois, diferente dos demais que entraram em contato depois do projeto estar pronto, o João Paulo comentou sobre este jogo em alguns posts do blog. É muito legal ver um leitor do blog (e sua equipe) desenvolvendo e publicando um jogo, e ainda mais contando a história do desenvolvimento aqui para encorajar outros desenvolvedores a publicar seus jogos.

1º Congresso Online de Desenvolvimento Mobile

O 1º Congresso Online de Desenvolvimento Mobile é um evento totalmente GRATUITO e 100% online no qual os desenvolvedores mobile do Brasil e do Mundo poderão ter acesso as novidades do mercado, as boas práticas que estão sendo adotas ultimamente e a possibilidade de networking com os principais desenvolvedores mobile do Brasil.

Adeus Wordpress, olá Ghost

Há muito tempo queria sair do Wordpress, não por estar insatisfeito, mas sim por querer utilizar alguma tecnologia mais nova que com um foco mais “blog” do que “site”.