Código-fonte de jogos no github
O GitHub é um website de “social coding” – uma rede social de projetos open source, com perfis de programadores e empresas que compartilham seus códigos. Empresas grandes como Facebook, Twitter, Microsoft e Mozilla tem seus repositórios de código público no GitHub, e qualquer pessoal pode baixar ou clonar o repositório para ver o código. Projetos famosos, como o framework Cocos2D também estão no GitHub.
Além das grandes empresas, o GitHub é um local para se encontrar diversos projetos pessoais de programadores que decidiram tornar público seu código, compartilhando seus aplicativos, bibliotecas e jogos. O GitHub também permite que equipes utilizem sua estrutura como repositório para seus projetos, porém os repositórios são sempre públicos. Qualquer pessoa pode ver seu projeto, mas apenas sua equipe poderá editá-lo.
É possível também criar repositórios privados, mas para isso tem que pagar uma mensalidade. Não é muito caro, e vale a pena para pequenas empresas/equipes. É possível aprender muito fuçando nos projetos disponíveis no GitHub, pois muitos são desenvolvidos pelos melhores programadores de suas empresas.
Existe vários repositórios gratuitos por ai, como o Bitbucket (que eu uso), mas o GitHub sem dúvidas é o mais utilizado por trabalhar com git. Outro fato interessante é que algumas empresas gostam de ver os projetos em que seus candidatos participam e compartilham no GitHub, para ter uma noção de como é o código da pessoa e o tipo de projeto que já fez.
Algumas pessoas, como eu, não ficam muito confortáveis em compartilhar o código de seu projeto. Bom, eu quero mudar isso, e vou começar a compartilhar meus projetos de jogos no meu perfil. Pra começar, compartilhei esses três projetos, que na verdade são o mesmo jogo mas em 3 plataformas/tecnologias diferentes: