Posts por categoria

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Download de modelos 3D para jogos

9 de Abril de 2021

Há um tempo atrás escrevi este post sobre sites para baixar sprites e modelos de jogos. Por mais que seja legal utilizar artes dos nossos jogos favoritos, existem leis de copyright que não permitem que um jogo seja feito e comercializado com propriedade...

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Sites para baixar sprites e modelos de jogos - atualizado!

11 de Novembro de 2019

Neste post adicionei uma lista atualizada dos sites que eu conheço e uso para baixar sprites e modelos para jogos. São artes de jogos já lançados e artes que podem ser utilizadas comercialmente para seu próprio jogo.

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Videos de desenvolvimento de jogos da GDC e Unity

12 de Janeiro de 2018

Esta semana quis fazer um post com uma lista de alguns videos sobre desenvolvimento de jogos que assisti recentemente e gostei bastante. Há algum tempo fiz algo parecido neste post sobre videos no YouTube, e este aqui é uma segunda lista com mais vídeos.

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Projeto de jogo para TCC

13 de Agosto de 2017

Muita gente que quer trabalhar com jogos durante a faculdade tem a ideia de tentar fazer um jogo como trabalho de conclusão de curso (TCC), e eu digo tentar por que dependendo da faculdade e do curso podem não aceitar que este projeto seja um jogo, em m...

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Por que você faz ou quer fazer jogos?

3 de Dezembro de 2016

Acredito que se você está lendo este texto existem grandes chances de você querer desenvolver jogos ou já trabalhar na área. É muito provável que alto te motivou a querer isso, algo mais sério do que “escolhi por que eu gosto de jogar”, já que exige mui...

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Engines e frameworks open source no GitHub

27 de Novembro de 2016

O GitHub é uma ótima plataforma para versionamento de projetos com código aberto usando git, mas ele não é apenas isso. Existem muitas features no GitHub que as vezes parecem escondidas mas valem muito a pena ver. Uma parte que eu descobri recentemente ...

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Revisão de código

19 de Novembro de 2016

Esta é uma prática muito comum em empresas de médio e grande porte, mas na minha opinião poderia ser algo que muitas empresas pequenas deveriam tentar adicionar ao seu processo de desenvolvimento. Existem algumas maneiras formais de fazer revisão de cód...

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Videos da GDC no YouTube

15 de Outubro de 2016

A Game Developers Conference (GDC) é bem famosa na indústria, e com certeza o maior evento para desenvolvedores de jogos. A GDC tem sua edição principal nos EUA e algumas edições um pouco menores na Europa e Asia, assim como edições especiais, como a VR...

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Por que temos que jogar jogos diferentes

14 de Setembro de 2016

Isto é algo que já escrevi aqui no blog, mas recentemente percebi que eu não estava fazendo. Ultimamente tenho jogado sempre os mesmos jogos, e isto ficou refletido nos últimos jogos que fiz participando do Ludum Dare.

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Incentivos financeiros para desenvolver jogos no Brasil

27 de Julho de 2016

Este post foi uma sugestão do leitor Felipe, que inclusive me enviou boa parte do conteúdo abaixo. Ser um desenvolvedor independente não é fácil, principalmente quando se tem pouco ou nenhum recurso para investir.

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Como desbloquear o Xbox One para o modo desenvolvedor

8 de Junho de 2016

Eu não tenho um Xbox One (ainda), mas após a Microsoft anunciar uma atualização que transformou qualquer Xbox One em um kit de desenvolvimento eu comecei achar interessante a ideia de ter o console para jogar e desenvolver jogos.

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Aprenda game design jogando Super Mario 64

18 de Maio de 2016

O site Polygon publicou uma notícia sobre um canal do YouTube onde o autor cria videos ensinando técnicas de game design enquanto joga Super Mario 64.

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Dicas de John Romero para desenvolver jogos

11 de Maio de 2016

John Romero, co-fundador da Id Software e criador dos jogos DOOM e Quake, entre muitos outros, deu uma palestra em um evento da revista britânica Develop e falou sobre algumas técnicas para desenvolvimento que ele sempre usou, muitas indo contra ao que ...

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Vamos falar sobre salário

4 de Maio de 2016

Este é um assunto bem complicado no Brasil pois, com tantas pessoas querendo trabalhar com desenvolvimento de jogos, muitas empresas se aproveitam disso e oferecem salários baixos.

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10 princípios para um bom level design

20 de Janeiro de 2016

Há quase 3 anos atrás li um post muito bom do game designer Dan Taylor no gamasutra sobre dez princípios para um bom level design. Salvei o link para publicar aqui e acabei esquecendo, mas aqui está uma tradução/interpretação minha do resumo feito pelo ...

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5 dúvidas sobre programação de jogos

13 de Janeiro de 2016

Recebi um email de um leitor do blog chamado Alexandre que, como muita gente que está começando, estava com dúvida em relação a indústria de games. Suas 5 perguntas foram tão bem formuladas que eu pedi sua permissão para postá-las aqui no blog, confira ...

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Chega, é hora de fazer jogos!

6 de Outubro de 2015

Fazem pouco mais de 5 anos que trabalho profissionalmente na indústria de jogos e, com cada vez mais tecnologias disponíveis para se fazer jogos, ainda é comum encontrar pessoas que ficam no “quero fazer jogos” e não fazem nem um PONG no tempo livre.

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Jogos de tabuleiro e sua relação com jogos digitais

2 de Setembro de 2015

Acredito que muitos desenvolvedores de jogos (e jogadores) têm uma paixão especial por jogos de tabuleiro, principalmente jogos diferentes e desafiadores. Neste post quero falar sobre a relação deles com jogos digitais, e como funciona a conversão de um...

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Não faça clones

7 de Junho de 2015

Esta semana li um post em um grupo de desenvolvedores de jogos no Facebook que deixou muitas pessoas revoltadas, inclusive eu: um “desenvolvedor” clonou totalmente um jogo famoso e disse que era inovador copiar formulas de sucesso. Isso esta muito errado.

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Conheça o Marmalade SDK

12 de Maio de 2015

A última vez que usei o Marmalade SDK ele nem tinha este nome, era chamado de Airplay SDK até ter o nome alterado devido a uma tecnologia da Apple também chamada AirPlay. Muitos jogos na EA até 2011~2012 eram desenvolvidos utilizando este framework, e h...

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Usar ou não usar game engines ou frameworks?

16 de Abril de 2015

Quando começamos a desenvolver jogos é mais fácil e prático utilizar soluções prontas para desenvolver jogos, porém grandes empresas da indústria de games criam seus próprios frameworks e engines. Mas, hoje em dia, não são apenas as empresas grandes que...

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Aprenda o que é SCRUM e como usar em projetos de games

13 de Março de 2015

Eu poderia escrever um texto cheio de figuras para explicar o que é SCRUM e como funciona, mas ao invés disso encontrei um video que ensina em 15 minutos todos os conceitos desta metodologia de desenvolvimento ágil.

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Site para baixar sprites de vários jogos

31 de Dezembro de 2014

Descobri o site The Spriters Resource há pouco tempo, e infelizmente não lembro quem compartilhou no Facebook para dar os créditos. Ele é atualizado diariamente com diversas imagens de jogos novos e antigos, o que é perfeito para fazer protótipos de jogos.

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É por isso que faço jogos!

17 de Setembro de 2014

Não tenho palavras para descrever como fiquei feliz por uma coisa tão simples como esta: um cara fez um video do gameplay de um jogo que fiz usando Unity 2009, e ele gostou!

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Site com game jams independentes

22 de Agosto de 2014

O site Indie Game Jams tem uma lista de todos os jams que estão acontecendo atualmente no mundo todo, além das datas dos próximos e muitas outras informações.

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Várias ferramentas úteis para desenvolver jogos

18 de Julho de 2014

Há um tempo me enviaram este post do Reddit chamado “Pocketknives for Game Developers“, que é um conjunto de ferramentas gratuitas úteis em várias partes do processo de desenvolver um jogo.

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HTML5 não serve para fazer jogos mobile

30 de Junho de 2014

Desde o seu surgimento, muita gente diz que o HTML5 seria o substituto do Flash para jogos, principalmente por ter um canvas 2D. Antes eu apoiava esta ideia, mas hoje já não acredito mais nisso em plataformas móveis.

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Como programar jogos independentes, por Jonathan Blow

27 de Junho de 2014

Jonathan Blow, criador de um dos jogos independentes de maior sucesso, o Braid, fez uma palestra sobre como programar jogos independentes na CSUA (Computer Science Undergraduate Association) de Berkeley.

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Imagens de botões para usar em jogos

27 de Maio de 2014

As vezes queremos usar imagens de botões de controles nos jogos para algum tutorial ou mesmo em interfaces touch como botões de ação, e este pack com vários botões de controles de consoles pode ajudar bastante.

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Vida de QA (Game Tester)

20 de Março de 2014

Este vídeo mostra a vida de um QA (Quality Assurance, também chamado de Game Tester), o cara responsável por testar o jogo e garantir sua qualidade durante a produção do game.

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Precisando de inspiração? Assista o documentário sobre Minecraft!

3 de Janeiro de 2014

Eu empolgo quando assisto ou leio qualquer coisa sobre histórias de sucesso envolvendo desenvolvimento de jogos, e a história de Minecraft é tão surpreendente quanto seu sucesso!

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Monetização de jogos e aplicativos com RevMob

16 de Dezembro de 2013

A RevMob é uma empresa brasileira que trabalha com publicidade de jogos, aplicativos e sites em dispositivos móveis. Conheça os tipos de anúncios que você pode colocar em seu jogo e quais são as boas práticas para monetizar sem irritar o jogador.

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Palestra sobre Game Design do Jonathan Blow, criador do jogo Braid

13 de Dezembro de 2013

Jonathan Blow é um desenvolvedor independente famoso por criar o jogo Braid, um dos jogos indies mais bem sucedidos no Xbox Live Arcade. Nesta palestra, apresentada mês passado no evento CreativeMornings, ele explica muitas coisas interessantes sobre Ga...

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Modelos de monetização em jogos

21 de Outubro de 2013

A game designer Mariana Boucault apresentou uma palestra sobre os tipos de monetização para jogos mobile, e em sua apresentação cada tipo foi exposto com seus prós e contras.

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O dia em que vi uma pessoa jogando um jogo que fiz na Electronic Arts

2 de Outubro de 2013

Hoje aconteceu algo que até então eu não tinha presenciado: vi uma pessoa no metro jogando um jogo que programei quando trabalhei na Electronic Arts, o FIFA 12 para Android. Isso foi tão diferente que tive vontade de compartilhar aqui esta experiência.

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Sprite sheets em múltiplas resoluções com TexturePacker e Corona SDK

17 de Setembro de 2013

O TexturePack é um software utilizado para gerar sprite sheets compatíveis com diversos frameworks, como Cocos2d e Corona SDK. Ele possui diversas opções de otimização, e um recurso bem interessante é o de gerar sprite sheets para varias resoluções.

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Desenhando mapas isométricos

16 de Setembro de 2013

Eu não sou artista, mas achei este tutorial muito bom do artista torstan, postado no devianart. Ele ensina a criar mapas isométricos a partir da visão superior (top down).

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Project Anarchy, a nova engine gratuita da Havok

9 de Julho de 2013

A Havok é um conjunto de tecnologias para desenvolvimento de jogos, que conta com softwares para animação, física, inteligência artificial, simulação de destruição, entre outros. A Havok é uma das tecnologias mais utilizadas hoje no mercado de jogos pra...

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Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo

11 de Abril de 2013

Pouca gente sabe, mas a Electronic Arts tinha um estúdio de desenvolvimento de jogos aqui no Brasil até hoje, em São Paulo, no qual trabalhei por 2 anos. Esse estúdio, que começou com projetos de porting J2ME, chegou a participar de desenvolvimento de j...

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Apresentações técnicas da DICE

15 de Outubro de 2012

A DICE, empresa sueca que desenvolveu os jogos da franquia Battlefield e Mirror’s Edge, possui uma página (e uma conta no SlideShare) onde são divulgados diversas apresentações técnicas de áreas como programação, arte, design, áudio, entre outras relaci...

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Desenvolvimento de jogos utilizando a Cocos2d-x

29 de Setembro de 2012

A Cocos2d-x é um framework para desenvolvimento de jogos mobile em código nativo (C/C++), para Android e iOS, entre outras plataformas. Este framework é uma versão da Cocos2d, que serve para desenvolvimento de jogos apenas para iOS, pois a programação é...

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Máquina de estados aplicada a jogos

13 de Junho de 2012

O André Kishimoto, professor do curso de Jogos Digitais na Unicsul, engenheiro de software na Electronic Arts e autor do ebook gratuito Programação Windows: C e Win32 API com ênfase em multimídia, publicou sua palestra “Máquina de Estados: Controlando o...

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Organização de um projeto de jogo (parte 5)

7 de Junho de 2012

Esta é a última parte da série de posts com dicas sobre como organizar seu projeto de jogo. Neste último post farei um comparativo sobre o uso dos serviços na nuvem, apresentados nos posts anteriores, e o que vale a pena manter offline. Confiram aqui a ...

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Organização de um projeto de jogo (parte 4)

6 de Junho de 2012

Esta é a quarta parte da série de posts sobre como organizar o seu projeto de jogo, e terá como foco o gerenciamento do projeto e divisão de tarefas. Vejam também a parte 1, parte 2 e parte 3.

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Organização de um projeto de jogo (parte 3)

5 de Junho de 2012

Nesta terceira parte, o foco será a comunicação entre os membros da equipe, e como fazer com que todas as pessoas envolvidas no projeto tenham acesso a informações sobre o projeto e discussões. Confiram também a parte 1 e a parte 2 desta série de posts.

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Organização de um projeto de jogo (parte 2)

4 de Junho de 2012

Na parte 1 falei sobre a importancia do armazenamento de arquivos em locais que todos os membros da equipe possam acessá-los, e indiquei o serviço gratuito do DropBox. Nesta segunda parte falerei sobre serviços online gratuitos para armazenamento de cód...

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Organização de um projeto de jogo (parte 1)

3 de Junho de 2012

Durante um projeto de jogo muitas informações são criadas, e podem ser pedidas se não forem organizadas. Por ser multidisciplinar, um projeto de jogo terá arquivos de arte, música, documentos de design, diagramas, código-fonte, e é muito importante que ...

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Level Design com quem entende do assunto

14 de Maio de 2012

World of Level Design é um site que reúne diversos tutoriais sobre desenvolvimento de níveis, para estudantes e artistas. No site estão disponíveis tutoriais para criar níveis para jogos como Left 4 Dead 1 e Left 4 Dead 2, níveis em game engines como Cr...

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Recomendação de blog: #AltDevBlogADay

9 de Fevereiro de 2012

Em primeiro lugar peço desculpas pela falta de posts novos no blog, logo irei postar mais coisas com frequência por aqui. Enquanto isso, decidi começar a fazer post menores para recomendar coisas legais, assim o blog fica sempre atualizado e eu divulgo ...

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Arte 2D para programadores

12 de Janeiro de 2012

O maior problema que um programador de jogos sempre enfrenta não está relacionado a algoritmos, problemas de hardware ou falta de café. Seu maior problema é a arte para seu jogo.

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Jogo de corrida VS vida real

13 de Dezembro de 2011

Jogos e simuladores de corrida são um dos meus tipos de jogos favoritos, provavelmente o que eu mais joguei depois de FPS. Comparar jogos de corrida é tão polêmico quando comparar os jogos de futebol FIFA e PES, porém existem mais do que dois grandes de...

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A tecnologia por trás de Minecraft

22 de Outubro de 2011

Eu conheci o jogo indie Minecraft em dezembro de 2010. Na época, seu desenvolvimento tinha passado da fase alpha para a fase beta. Duas coisas me deixaram muito curioso: (1) era um jogo que dependia da criatividade do jogador, lembrava Lego, e também ti...

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CryENGINE 3 SDK - game engine gratuita dos criadores de Crysis

19 de Agosto de 2011

A Crytek, criadora dos jogos da série Crysis e da game engine CryENGINE, disponibilizou uma versão gratuita do seu software de desenvolvimento de jogos para uso não comercial. Assim, a CryENGINE 3 SDK é mais uma ótima opção para quem quer estudar desenv...

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Game engine: FlatRedBall (XNA)

28 de Julho de 2011

FlatRedBall é um framework gratuito feito em C# e XNA para desenvolvimento de jogos para PC, XBLA (Xbox Live Arcade), Silverlight e Windows Phone 7. Além disso, a FlatRedBall possui um conjunto de softwares chamado Glue, que tem como objetivo abstrair o...

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Revistas sobre desenvolvimento de jogos

18 de Maio de 2011

Existem muitas revistas sobre games por ai, porém quase nenhuma fala sobre desenvolvimento de jogos. A revista EDGE, que durou pouco tempo no Brasil, ainda tinha algumas matérias interessantes sobre a indústria de games (inclusive no Brasil), mas era be...

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Evolução da computação gráfica

2 de Maio de 2011

Hoje, a animação com Computação Gráfica é algo comum em filmes e games, mas como isso começou? O vídeo abaixo mostra desde as primeiras animações para filmes com stop motion até a impressionante tecnologia utilizada em Avatar. É incrível como a tecnolog...

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Então, você quer trabalhar na indústria de jogos?

16 de Março de 2011

Algumas pessoas no meu Facebook postaram este vídeo muito engraçado com algumas coisas que as pessoas pensam sobre trabalhar com jogos, mas que na realidade são um pouco diferentes. É claro que o vídeo é um pouco exagerado, e em algumas partes discordo ...

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Então, você quer ser um game designer?

12 de Novembro de 2010

Deixei o blog desatualizado por um tempo por causa do meu TCC da pós-graduação, que finalmente terminei e logo postarei aqui as informações sobre ele o a versão demo do jogo que fiz. Agora pretendo atualizar este blog com mais frequência, já que estou l...

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A importância da música e efeitos sonoros nos jogos digitais

20 de Junho de 2010

Faz algum tempo que não posto aqui, estou bem enrolado e empolgado com o desenvolvimento do meu TCC, um jogo de aventura e puzzles em 2D feito com XNA. Em breve irei postar algo sobre o início do desenvolvimento do meu projeto e do que estou utilizando.

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Empreendedorismo na indústria de games

1 de Abril de 2010

Um dos objetivos da pós-graduação que estou fazendo é preparar o aluno para abrir uma empresa de games e procurar um publisher para publicar nossos jogos. No final do ano os TCCs, que são demos de jogos, serão apresentados a um publisher, e se tudo der ...

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Octopus Team – desenvolvimento de jogos independentes

4 de Março de 2010

Você quer começar a trabalhar com desenvolvimento de games, mas em um mercado brasileiro em crescimento e com muita concorrência, você não consegue experiência nesta área. O que fazer então?

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O que o jogador quer?

24 de Janeiro de 2010

O que o jogador quer? Este foi um tema de uma discussão em uma das aulas de Game Design, e rendeu uma boa discussão devido ao ponto de vista dos alunos, do professor e de alguns artigos que haviamos lido. Discutimos, principalmente, três públicos difere...

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Análise de jogos

17 de Dezembro de 2009

Existem algumas maneiras de se analisar um jogo através de um olhar crítico. Na matéria de Game Design, na pós-graduação, uma das formas que utilizamos para analisar um jogo são as 6 características de jogos identificadas por Jasper Juul, em seu livro H...

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Interface de jogos com protótipo de papel

17 de Novembro de 2009

A usabilidade de um jogo digital é tão importante quanto a interface de um web site ou software, e em alguns aspectos as interfaces são semelhantes. Assim, podemos usar os mesmos métodos de análise de interface e usuabilidade em todos estes produtos cit...

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Animação 3D com softimage XSI

6 de Outubro de 2009

Eu pensava que animar um objeto 3D era tão complicado quando modelar, mas fiquei surpreso ao descobrir que o processo de animação no Softimage XSI é muito parecido com o do Adobe Flash. Embora sejam softwares diferentes, com finalidades distintas, a idé...

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Modelagem 3D com softimage XSI

29 de Abril de 2009

Geralmente, um programador tem dificuldades quando precisa fazer algum tipo de design, e vice-versa, principalmente na área de games onde um programador de games é muito mais que um programador web, e um artista é muito mais que um web designer, por exe...

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Hello World usando SDL no Visual Studio

21 de Março de 2021

A SDL é uma biblioteca para desenvolvimento de jogos cross-platform com código aberto que existe desde 1998. Diversos jogos foram publicados utilizando SDL, como por exemplo, Half-Life 2, Left 4 Dead 2, Dying Light, Factorio, FTL, entre muitos outros. S...

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Cursos e tutoriais para aprender a programar jogos

3 de Janeiro de 2021

Já escrevi algumas vezes sobre cursos e tutoriais para aprender a programar jogos, porém é sempre bom relembrar este assunto com novas referências para quem está começando hoje. Então, decidi escrever um post bem simples e direto com recomendações, para...

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Como ser um programador de jogos

27 de Janeiro de 2016

Há pouco mais de 2 anos comecei uma série de posts sobre como ser um programador de jogos, e cada semana tratei um assunto relacionado a como começar uma carreira como programador na indústria de games. Fiz 32 posts nesta série e acabei não escrevendo m...

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Como ser um programador de jogos: Design Patterns

23 de Março de 2015

Este é um assunto complicado até para quem decorou todos design patterns possíveis e imagináveis em programação. Por mais que existem muitos por ai, poucos são utilizados no dia-a-dia, e muitas vezes por falta de conhecimento.

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Como ser um programador de jogos: Programando com estilo

17 de Março de 2015

Faz um bom tempo desde que escrevi o último post desta série, mas agora pretendo voltar com a frequência de 1 post por semana sobre como como ser um programador de jogos. Por mais que o título seja sobre programação, muitas dicas já apresentadas são úte...

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Modelo de desenvolvimento com GIT usando branches

27 de Outubro de 2014

Durante minha carreira já usei muitos controles de versão, mas nos últimos anos o que mais tenho usado é o GIT. Além das suas features que vou comentar neste post, a possibilidade de ter seu repositório na nuvem em sites como Github e Bitbucket sem paga...

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Como ser um programador de jogos: Avaliando um framework

26 de Junho de 2014

Existem muitos frameworks para jogos na internet, e cada vez mais estão sendo lançados para diversas plataformas. Por isso, é importante saber o que um framework deve ter e o que deve ser testado, antes de escolher a tecnologia errada e descobrir isso t...

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Como ser um programador de jogos: Mantenha tudo simples

12 de Maio de 2014

Esta semana li este comentário que me inspirou a escrever este post, que é a frase famosa “Keep it simple, stupid”, algo como “Mantenha simples, idiota” em tradução literal.

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Como ser um programador de jogos: Por onde começar a programar um jogo

2 de Maio de 2014

Muita gente se perde na hora de começar a programar um jogo, e independente do tamanho do projeto pode ser realmente uma tarefa difícil saber por onde começar.

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Como ser um programador de jogos: Transformando jogo em produto

23 de Abril de 2014

Um game nasce de uma idéia ou um conceito, que então é validado com um protótipo, para depois tornar-se em algo jogável. Porém, esse “algo jogável” pode ser tecnicamente perfeito e, mesmo assim, não agradar aos jogadores. Nesse caso, a culpa não é da eq...

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Como ser um programador de jogos: Definição de prioridade de tarefas

9 de Abril de 2014

Assim como em qualquer projeto, existem tarefas e elas necessitam de prioridade para você saber quais são mais importantes e urgentes. No desenvolvimento de um jogo, muitas vezes as tarefas podem ter dependência com outras áreas, como arte ou som, porém...

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Como ser um programador de jogos: 200 mecânicas de gameplay

26 de Março de 2014

Você consegue pensar em várias mecânicas de gameplay diferentes? Conseguiria definir o conceito de mais de 200 diferentes? No site Squidi.net atualmente estão listadas 200 exemplos de mecânica de gameplay diferentes, que podem ser utilizadas livremente ...

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Como ser um programador de jogos: Feedback de ações para o jogador

19 de Março de 2014

Uma das coisas mais frustrantes para um jogador é fazer uma ação no jogo e não ter um feedback do próprio jogo informando se a ação foi realizada, ou se ele fez algo errado.

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Como ser um programador de jogos: Boas práticas para animações 2D

5 de Março de 2014

Um artista costuma fazer a animação completa de um determinado sprite, porém nem sempre será necessário utilizar todos os frames da animação para causar o mesmo efeito.

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Como ser um programador de jogos: Pixel Perfect

26 de Fevereiro de 2014

Uma das dúvidas mais comuns no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis é qual a melhor maneira para que o jogo se adapte em várias resoluções, e uma das técnicas mais usadas é a chamada Pixel Perfect, que consiste em utilizar a PPI do aparelho...

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Como ser um programador de jogos: Dez livros de games que você precisa ler

19 de Fevereiro de 2014

Existem muitos livros técnicos sobre desenvolvimento de jogos, mas também existem alguns não técnicos que valem a pena ler para entender outros aspéctos dos jogos.

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Como ser um programador de jogos: Jogue bastante, mas jogos diferentes

12 de Fevereiro de 2014

Muita gente acha quem trabalha com games fica jogando o dia inteiro. Isto é verdade, jogamos muito o projeto em que trabalhamos, mas também precisamos jogar outras coisas para ter novas ideias.

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Como ser um programador de jogos: Gerenciamento do seu tempo

22 de Janeiro de 2014

Sem dúvidas um dos principais problemas que a maioria dos desenvolvedores enfrentam é a falta de tempo para se dedicar em um projeto, mas isso o pode ser amenizado com umas dicas para otimizar seu tempo.

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Como ser um programador de jogos: Você já fez um jogo?

15 de Janeiro de 2014

Em primeiro lugar, peço desculpas por não ter postado nesta série nas últimas semanas. Mas agora eu voltarei a publicar semanalmente, toda quarta-feira, e no primeiro post deste ano começo com a pergunta: você já fez um jogo?

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Como ser um programador de jogos: Parallax

18 de Dezembro de 2013

Praticamente todo jogo em 2D com visão lateral, seja o Super Mario Bros ou Mortal Kombat, possui um cenário de fundo. Este cenário não é estático, pois precisa dar a impressão de que realmente existe algo “vivo” no fundo do jogo, e que complementa a fase.

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Como ser um programador de jogos: Game Design Document

11 de Dezembro de 2013

O Game Design Document (GDD), é um documento escrito pelo Game Designer para os programadores e artistas entenderem sua visão da mecânica do jogo. Este documento é muito importante, mas infelizmente é tão ignorado quanto o próprio Game Designer.

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Como ser um programador de jogos: Teste com jogadores

5 de Dezembro de 2013

Testar um jogo é algo fácil, não é? Só jogar? Não! Existem maneiras de testar e, o mais importante, coletar dados destes testes para realmente melhorar o jogo. Alguns tipos de testes podem e devem ser feitos com um jogador, mas também existe o momento c...

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Como ser um programador de jogos: Dados analíticos do jogo

13 de Novembro de 2013

Hoje em dia existem ferramentas para sabermos exatamente quais partes do jogo que os jogadores estão interagindo mais, como o Game Analytics, que permite que os desenvolvedores corrijam falhas de game design que eles não sabiam que estavam lá.

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Como ser um programador de jogos: Delta Time

6 de Novembro de 2013

Muitas engines e frameworks possuem um controle do tempo de cada game loop internamente, mas expõem esta informação caso você precise. E, acredite, você precisa!

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Como ser um programador de jogos: Para que serve um Maker

30 de Outubro de 2013

Existem muitas ferramentas para desenvolver jogos, como engines e frameworks, mas também existem outras que tem o objetivo de facilitar muito o desenvolvimento, que são os makers.

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Como ser um programador de jogos: Programar sem ter a arte final

23 de Outubro de 2013

As vezes aguardamos uma arte para programar uma parte do jogo. O grande problema é que o artista pode demorar, ou você pode nem ter um artista ainda. Nesse caso, vale a pena utilizar imagens provisórias para programar o jogo, mas é importante levar e co...

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Como ser um programador de jogos: Códigos opensource

16 de Outubro de 2013

Muita gente tem mais facilidade em aprender vendo como se faz do que através de livros, por exemplo. Ver um código ou um projeto inteiro de exemplo ajuda bastante em alguns casos, e neste post vou mostrar alguns jogos famosos que tem seu código aberto (...

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Como ser um programador de jogos: Protótipos

9 de Outubro de 2013

No último post desta série falei sobre a técnica de usar um Playground para testar o jogo durante o desenvolvimento. Desta vez, o assunto será protótipos.

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Como ser um programador de jogos: Playground

1 de Outubro de 2013

Playground é uma técnica de teste de funcionalidades durante o desenvolvimento de um jogo que muitas empresas grandes utilizam durante a produção de um projeto. Mesmo sendo usado em empresas grandes, é algo bem simples de fazer e ajuda muito!

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Como ser um programador de jogos: Concursos

25 de Setembro de 2013

Muitas vezes temos a vontade de fazer algo, mas não temos uma motivação forte o bastante para levamos nosso projeto a diante. Concursos de desenvolvimento de jogos são motivadores incríveis para começar projetos, e ainda pode te ajudar a entrar na área.

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Como ser um programador de jogos: Livros

18 de Setembro de 2013

Livros sobre desenvolvimento de jogos são, na minha opinião, uma das melhores fontes de aprendizado disponíveis para iniciantes. Neste post vou falar onde encontrar livros importados em inglês e também vou dar algumas dicas de livros brasileiros.

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Programação na API do World of Warcraft

13 de Setembro de 2013

O MMORPG Word of Warcraft da Blizzard não é só um jogo muito bom e um sucesso comercial que fez a empresa e o mercado de MMOs crescer muito, ele também tem uma API impressionante para programar addons.

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Como ser um programador de jogos: Cursos

11 de Setembro de 2013

Essa parte é bem polêmica, pois profissionais da área tem uma opinião diferente dos acadêmicos. Poucos profissionais da área dão aula em cursos de desenvolvimento de jogos, e muitos acadêmicos que dão aula nunca fizeram um jogo e publicaram. Eu acredita...

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Como ser um programador de jogos: Primeiro jogo

4 de Setembro de 2013

Pode não parecer, mas seu primeiro projeto de jogo pode definir sua carreira. Não estou falando no sentido de que seu primeiro game vai ser um Angry Birds, pelo contrário. Não tente fazer um jogo parecido com Angry Birds, nem um joguinho tipo Super Mari...

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Como ser um programador de jogos: Engine vs Framework

28 de Agosto de 2013

No post anterior desta série escrevi sobre a importância de começar a programar com coisas simples como fazer um Hello World para conhecer melhor uma tecnologia, agora vou destacar as diferenças entre Engine e Framework.

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Como ser um programador de jogos: Hello World

21 de Agosto de 2013

No primeiro post desta serie você conheceu um pouco sobre os pré-requisitos básicos para começar a programar um jogo, agora vamos falar do primeiro contato com o código em uma tecnologia.

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Programando PONG com HTML5 e Javascript

20 de Agosto de 2013

Esta é mais uma série de posts nova no blog para ser um complemento da “Como ser um programador de jogos”. Lá eu escrevo sobre vários aspectos, muitos teóricos, sobre a formação e aprendizagem para se tornar um programador de jogos. Aqui vou mostrar pro...

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Como ser um programador de jogos: Pré-requisitos

14 de Agosto de 2013

Essa é uma dúvida bem comum que vejo nos comentários do blog, e até recebo por email, então resolvi escrever esse post sobre o assunto. A minha ideia inicial era fazer apenas um texto falando sobre isso, mas durante o texto percebi que seria legal criar...

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Tutorial de física 2D para jogos

25 de Maio de 2012

Nate Rode fez um tutorial interativo em flash bem legal em seu site para explicar conceitos básicos de programação da física de jogos 2D . No tutorial são apresentados conceitos de gravidade, velocidade, aceleração, entre outros, todos com exemplo pra v...

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Código-fonte de jogos no github

27 de Março de 2012

O GitHub é um website de “social coding” – uma rede social de projetos open source, com perfis de programadores e empresas que compartilham seus códigos. Empresas grandes como Facebook, Twitter, Microsoft e Mozilla tem seus repositórios de código públic...

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Inteligência Artificial nos jogos digitais

2 de Abril de 2010

Em muitos jogos, a Inteligência Artificial é a principal responsável pela diversão que um game proporciona. Por exemplo, você consegue imaginar jogos como CALL OF DUTY ou GTA sem a inteligência que os NPCs possuem? Segundo este artigo do David Wong, a a...

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Programação de jogos: main loop

1 de Março de 2010

Antes de começar a estudar desenvolvimentos de games ano passado eu não imaginava o que realmente era um jogo, do ponto de vista da programação. Quem está acostumado com a estrutura de um sistema, não consegue imaginar muito bem que tipo de programa é u...

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Como montar um grid 3D com XNA

21 de Fevereiro de 2010

Uma das coisas que tenho estudando bastante ultimamente, além da Unity e de C++, é o XNA. Por ser algo gratuito e bem difundido pela Microsoft, é bem fácil de encontrar ajuda na internet sobre qualquer coisa que você quer fazer ou algum erro estranho, p...

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Programação de jogos 3D

2 de Outubro de 2009

Programar um jogo 2D não é algo muito complexo, pois trabalhar com objetos em duas dimensões não exige muitos cálculos. Claro que existem exceções, mas, na maioria dos casos, a programação em um ambiente 2D é bem simples de fazer.

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Programador de games: por onde começar?

27 de Maio de 2009

Já me questionei muito isso, pensando em como poderia começar uma carreira de desenvolvedor de games, mesmo que seja indie. Encontrei algumas respostas e muitas dúvidas, que foram exclarecidas pela minha professora de Produção de Games da pós-graduação....

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jogos

Minha participação no Ludum Dare #44

4 de Maio de 2019

Depois de não participar das últimas 3 edições do Ludum Dare, decidi tentar fazer um jogo em 48 horas na edição 44. Demorei um pouco pra pensar em uma ideia, e depois de executá-la achei que não ficou bom e decidi não terminar e publicar o jogo na págin...

jogos

Minha não participação no Ludum Dare #41

17 de Maio de 2018

Depois de 9 edições do Ludum Dare, 6 em que participei e 3 em que falhei, decidi não participar desta que seria minha décima vez. Mesmo não participando quis escrever este post sobre algumas coisas que queria compartilhar.

jogos

Minha participação no Ludum Dare #40

7 de Dezembro de 2017

Semana passada foi a edição de número 40 do Ludum Dare, e minha nona participação nesta game jam. Repetindo meu desempenho da edição anterior, eu falhei em terminar meu jogo.

jogos

Minha participação no Ludum Dare #39

1 de Agosto de 2017

E chegou ao fim mais um Ludum Dare, e minha oitava participação nesta game jam teve uma novidade: eu falhei.

jogos

Final Frontier: Refactoring e GitHub

14 de Julho de 2017

Desde o último post sobre o andamento do Final Frontier, há quase 4 meses atrás, comecei a descartar código e assets que eram temporários para o protótipo, e assim começar a desenvolver o projeto como um jogo. Naquele post falei sobre o início do GDD do...

jogos

Minha participação no Ludum Dare #38

24 de Abril de 2017

No fim de semana passo aconteceu a edição número 38 da game jam Ludum Dare, comemorando seus 15 anos de existência. Desta vez o tema foi “A Small World” (um mundo pequeno), e eu tentei fazer algo não muito óbvio.

jogos

Final Frontier: Game Design Document

30 de Março de 2017

Estes 3 primeiros meses de 2017 foram bem parados para o blog mas logo vou voltar a postar com mais frequencia, principalmente posts sobre o andamento deste projeto (que também ficou parado nos últimos meses). Uma das coisas que deixei pendente no últim...

jogos

Final Frontier: Algumas mudanças no projeto

20 de Dezembro de 2016

Faz um mês que não escrevo sobre o andamento deste projeto por que ele está parado no momento, mas por alguns bons motivos. Agora está mais claro pra mim onde quero chegar com este projeto, e também como quero fazer isso.

jogos

Minha participação no Ludum Dare #37

13 de Dezembro de 2016

Mais uma edição da game jam Ludum Dare passou, e desta vez o tema escolhido foi One Room (um quarto/espaço/local). Demorei para pensar no que fazer, e uma das opções que quase desenvolvi foi uma versão simplificada do jogo de tabuleiro Detetive em um qu...

jogos

Final Frontier: Upgrades e Save Game

20 de Novembro de 2016

Estou um pouco atrasado com este projeto, mas ele não está parado! Neste último fim de semana tive mais tempo para trabalhar no projeto, e comecei a mover algumas coisas de playground para prototype. Isto significa que a fase de experimentar coisas está...

jogos

Final Frontier: Organizando tarefas

4 de Novembro de 2016

No post anterior sobre o projeto houve pouco progresso por que meus dias estavam corridos, porém estas duas últimas semana foram ainda mais corridas e não conseguir trabalhar projeto na Unity, porém conseguir pelo menos organizar as tarefas do projeto.

jogos

Final Frontier: Detalhes do Inventário

19 de Outubro de 2016

No post anterior fiz o inventário expandir quando o cursor estiver em cima de um slot. Desta vez comecei a adicionar alguns detalhes visuais, além de definir o que cada coluna da interface terá em relação a nave.

jogos

Final Frontier: Expandindo o Inventário

5 de Outubro de 2016

No post anterior demonstrei como iniciei o desenvolvimento da interface do inventário da nave, baseado na interface do jogo Destiny. O inventário ainda não, e desta vez comecei a adicionar mais funções na interface.

jogos

Final Frontier: Interface do inventário

21 de Setembro de 2016

Os últimos posts foram sobre o desenvolvimento da mecânica do jogo, que por enquanto é apenas uma nave atirando em caixas que explodem. Este mês coloquei o gameplay um pouco de lado para trabalhar na interface de usuário (UI) do jogo, e comecei pela pri...

jogos

Final Frontier: Raycast, Spawn e MoSCoW

8 de Setembro de 2016

Faz um mês desde o último post sobre o andamento deste projeto, mas ele não está parado. Mês passado teve o Ludum Dare #36 e realizei uma palestra na USP sobre Game Jams, então meu tempo livre (e os posts do blog) foram voltados a estes eventos. Agora q...

jogos

Minha participação no Ludum Dare #36

30 de Agosto de 2016

Pela quinta vez consecutiva participei do Ludum Dare na competição de fazer um jogo sozinho em 48 horas. Desta vez o tema era Ancient Technology (tecnologia antiga) e depois de descartar ideias relacionadas ao Egito e Idade da Pedra (que eram meio obvia...

jogos

Final Frontier: Câmera e controle

3 de Agosto de 2016

No último post deste série sobre o desenvolvimento do meu jogo Final Frontier falei sobre o novo skybox e melhorei a destruição da caixa que representa um asteroide. Desta vez trabalhei em melhorias para a câmera e o controle da nave, além de alterar no...

jogos

Final Frontier: Skybox e mais destruição

20 de Julho de 2016

No post anterior sobre o meu projeto Final Frontier eu escrevi sobre como estava utilizando o playground para testar o gameplay e como fiz um modelo 3D feito no Blender ser destruído na Unity. Nest post vou falar sobre skybox e algumas melhorias que fiz...

jogos

Final Frontier: Playground e destruição

6 de Julho de 2016

Este é o segundo post sobre o jogo que estou desenvolvendo no meu tempo livre, o Final Frontier. Neste post vou falar sobre como estou usando o playground para descobrir a mecânica do jogo e também como fiz um modelo 3D ser destruído.

jogos

Inicio do projeto Final Frontier

22 de Junho de 2016

Como eu havia comentado neste post decidi começar um novo projeto no meu tempo livre e colocar em um repositório público no GitHub para quem quiser acompanhar o desenvolvimento do jogo em Unity. Este é o primeiro de uma série de posts que vão contar det...

jogos

Minha participação no Ludum Dare #35

20 de Abril de 2016

Esta foi minha quarta participação na game jam Ludum Dare, e pela quarta vez consegui terminar o jogo em 48 horas, o Metaforce. Porém, isto não quer dize que o jogo saiu do jeito que planejei ou que tenha ficado bom, apenas terminei o que comecei.

jogos

Minha participação no Ludum Dare #34

14 de Dezembro de 2015

Participei do Ludum Dare pela terceira vez mas sempre parece ser a primeira pela quantidade de coisas que aprendo. Mudei algumas coisas desta fez, tentei ficar mais organizado, mas como sempre o tempo é o maior vilão.

jogos

Minha participação no Ludum Dare #33

24 de Agosto de 2015

Esta foi minha segunda participação no game jam Ludum Dare, e isto me fez entender uma coisa: não é apenas o tema que muda, mas tudo é diferente em cada edição.

jogos

Minha participação no Ludum Dare #32

19 de Abril de 2015

Faz 6 anos que eu trabalho com jogos e nunca tinha participado do game jam chamado Ludum Dare. Por acaso vi que neste fim de semana ia começar a edição #32, então decidi participar.

jogos

Finalista no e-Games 2010!

29 de Dezembro de 2010

Este ano participei da segunda edição do e-Games, o concurso de desenvolvimento de jogos organizado pelo SENAC. Ano passado, na primeira edição, fui um dos finalistas e fiquei em quito lugar. Este ano participei com o jogo que desenvolvi para o TCC da m...

jogos

Fim do TCC da pós-graduação: Oniro

28 de Dezembro de 2010

Depois de 4 meses de desenvolvimento (game design, programação e arte), e algumas noites sem dormir, consegui terminar o meu  TCC da pós-graduação em Games: Produção e Programação no SENAC. Meu projeto foi a versão de demonstração do Oniro, um jogo de a...

jogos

Início do meu projeto de jogo para TCC

7 de Maio de 2010

Este ano irei terminar a minha pós-graduação em Games: Produção e Programação no SENAC, e tenho que fazer o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quer será uma versão demo de um jogo. O projeto do TCC começou ano passado, quando fiz um Game Design D...

jogos

Final do e-games 2009

6 de Novembro de 2009

Ontem foi a final da primeira edição do concurso de jogos digitais organizado pelo SENAC São Paulo, o e-Games. Eu e mais 4 equipes finalistas apresentamos nossos jogos para um banca que os avaliou e decidiram os 3 melhores. Infelizmente não fiquei entre...

jogos

Finalista no e-games 2009 com um dos 5 melhores jogos!

30 de Outubro de 2009

Hoje fiquei muito feliz com a notícia de que meu jogoSpaceShip 4042 feito com XNA para o concurso e-Games 2009, a primeira competição de jogos digitais do SENAC São Paulo, foi escolhido como um dos finalistas. Fiquei mais feliz ainda em descobrir que os...

jogos

E-games: meu jogo com XNA

25 de Outubro de 2009

O SENAC São Paulo organizou sua primeira competição de jogos digitais, o e-Games, onde os concorrentes deveriam criar um jogo utilizando XNA. Além do jogo feito com XNA, foi necessário entregar um vídeo, documento de game design, apresentação, resumo e ...

jogos

SpaceShip 4042 - meu primeiro jogo para celular!

13 de Outubro de 2009

Este é o primeiro jogo que fiz para celulares, e também foi o primeiro projeto que terminei tudo o que eu planejava fazer. Fiz este jogo para a matéria de Jogos para Celular na pós-graduação utilizando Java Mobile (JME com CLDC 1.1/MIDP 2.0) e o Netbean...

jogos

Hello World no Nintendo DS

2 de Setembro de 2009

Há pouco tempo comecei a pesquisar e estudar o desenvolvimento de jogos para o Nintendo DS. Poucos estúdios de games têm a licença e o kit oficial para desenvolver jogos comerciais para o Nintendo DS, mas existe uma outra maneira para desenvolver jogos ...

jogos

Flash web games

30 de Julho de 2009

Hoje assisti uma palestra na Alpha Channel sobre Web Games, que me incentivou a escrever este post, e também me lembrou de um web game em flash que fiz em 2005, seguindo um tutorial que achei no Google. Foi o primeiro jogo que fiz, quando estava aprende...

jogos

Primeiro projeto de game com SDL e C++

18 de Junho de 2009

Como havia comentado em outro post, vou falar sobre a matéria de Técnicas de Programação de Games que tive na pós, onde o foco era apresentar as principais técnicas de programação, muitas aplicáveis não somente a games, e fazer um primeiro contato com u...

jogos

livros

Desenvolvendo Jogos Mobile com HTML5

28 de Setembro de 2016

Neste livro, publicado pela Editora Novatec, o autor Luiz Fernando Estevarengo ensina conceitos básicos de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis utilizando os frameworks Phaser, Intel XDK e Cordova/Phonegap.

livros

Aprenda a Programar com Minecraft

13 de Julho de 2016

Minecraft conseguiu criar uma cultura e se tornou muito mais do que apenas um jogo, hoje é usado até na educação de crianças, como pode ser visto no documentário Minecraft: The Story of Mojang. Hoje é possível até aprender a programar usando o jogo, e é...

livros

Livros para desenvolver jogos - atualizado!

29 de Junho de 2016

Fazem quase 7 anos que escrevi este post com uma lista de livros para desenvolvimento de jogos. Naquela época a lista foi baseada em duas coisas: o conteúdo da pós-graduação que eu estava cursando e o que estava disponível no momento. Felizmente, 7 anos...

livros

A Lógica do Jogo

6 de Abril de 2016

O livro “A Lógica do Jogo - Recriando clássicos da história dos videogames”, escrito por Marcus Becker e publicado pela editora Casa do Código, é um ótimo guia para aprender a programar jogos clássicos como Tetris, Space Invaders, Asteroids, Pong, Pac-M...

livros

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Python com PyGame

6 de Janeiro de 2016

A Editora Novatec trouxe para o Brasil um excelente livro de Harrison Kinsley e Will McGugan: Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Python com PyGame. Este é um livro recheado de surpresas até mesmo para desenvolvedores que já conhecem Python.

livros

Manual de Produção de Jogos Digitais

29 de Dezembro de 2015

Existem alguns livros que são tão únicos na abordagem de seus assuntos que se tornam referência e sempre são recomendados para quem tem interesse de estudar seu assunto específico. Isto acontece com este livro que, como o próprio título diz, é um manual...

livros

Desenvolvimento para iPhone e iPad

16 de Setembro de 2015

Há alguns meses atrás tive a oportunidade de fazer a review de um livro muito bom de desenvolvimento para Android. Muitos me perguntaram qual seria o livro equivalente de desenvolvimento para iOS, e a resposta está neste post.

livros

Game Design: Modelos de Negócio e Processos Criativos - sorteio do livro!

17 de Julho de 2015

Escrito pelo brasileiro Vicente Martin Mastrocola e público pela editora Cengage Learning, este livro aborda de forma resumida como funciona o processo criativo para se criar um jogo, passando por modelos de negócio e com alguns cases e entrevistas de d...

livros

Dominando o Android: do básico ao avançado

31 de Maio de 2015

Este livro escrito pelo Nelson Glauber tem praticamente tudo que você precisa para desenvolver jogos e apps para Android. Em quase 800 páginas divididas em 26 capítulos, o autor descreve desde conceitos básicos até como desenvolver para  Android Wear.

livros

Introdução ao GitHub: um guia que não é técnico

9 de Março de 2015

A editora Novatec lançou trouxe para o Brasil o livro Introdução ao GitHub: um guia que não é técnico. Os autores Peter Bell e Brent Beer, ambos instrutores da equipe de treinamento do GitHub, dão uma introdução ao serviço e mostram todas as suas features.

livros

Programação de Jogos Android

30 de Dezembro de 2014

Este livro do Edgard Damiani, com quase 700 páginas, é provavelmente o maior já escrito por um autor brasileiro sobre desenvolvimento de jogos. Ele explica conceitos fundamentais de programação de games ensinando, ao mesmo tempo, a criar sua própria gam...

livros

Primeiro volume da série Vida de Programador

3 de Setembro de 2014

O blog Vida de Programador está lançando o seu primeiro livro com uma coletânea das suas melhores tirinhas que mostram o dia-a-dia do profissional de T.I.

livros

Livro sobre como fazer carreira em games

2 de Setembro de 2014

Raphael Dias, fundador do blog Produção de Jogos, lançou seu primeiro ebook chamado GAMEDEV – Fazendo carreira no mundo dos jogos digitais.

livros

Introdução ao desenvolvimento de games, volume 4

8 de Abril de 2014

O quarto e último livro da série americana Introdução ao Desenvolvimento de Games, publicado em português no Brasil pela editora Cengage Learning, trata a parte final da produção de um jogo, que envolve marketing, comercialização e direitos autorais.

livros

Introdução ao desenvolvimento de games, volume 3

11 de Fevereiro de 2014

O terceiro livro da série americana Introdução ao Desenvolvimento de Games, publicado em português no Brasil pela editora Cengage Learning, trata a criação e produção audiovisual em jogos.

livros

Introdução ao desenvolvimento de games, volume 2

14 de Janeiro de 2014

A série Introdução ao desenvolvimento de games da editora Cengage Learning possui 4 volumes traduzidos e publicados no Brasil, e neste post vou falar sobre o Volume 2: Programação: técnica, linguagem e arquitetura.

livros

Head First HTML5 Programming

19 de Dezembro de 2013

Assim como a maioria dos livros da série Head First (Use a Cabeça, no Brasil), o HTML5 Programming mostra tudo que é preciso saber sobre o assunto com excelentes metáforas e associações com casos do dia-a-dia, melhorando a aprendizagem.

livros

Aprenda a Programar: A Arte de Ensinar o Computador

17 de Dezembro de 2013

Conheça o livro de Cesar Brod, publicado pela editora Novatec, que pode ensinar qualquer pessoa os conceitos básicos de programação com exemplos de jogos.

livros

Aprenda a desenvolver jogos para iPhone e iPad com o cocos2d

10 de Dezembro de 2013

O cocos2d é um framework open source para desenvolvimento de jogos 2D usando Objective-C, que permite a publicação para a plataforma iOS da Apple. Conheça o livro que vai te ensinar tudo sobre este assunto, e veja como ter 40% de desconto na compra de l...

livros

Manual do Indie Game Developer - Versão Android e iOS

8 de Outubro de 2013

O livro Manual do Indie Game Developer – Versão Android e iOS foi lançado este ano pela editora Ciência Moderna e trás muitos conceitos de desenvolvimento de jogos explicados pelo autor Cleuton Sampaio.

livros

Introdução ao desenvolvimento de games, volume 1

9 de Setembro de 2013

A editora Cengage Learning lançou a tradução da segunda edição do livro Introdução ao desenvolvimento de games, e eu recebi o Volume 1: Entendendo o universo dos jogos, e fiquei bem impressionado com o conteúdo.

livros

Blender 3D: Jogos e Animações Interativas

12 de Agosto de 2013

O Blender 3D é muito conhecido como um software gratuito e opensource para modelagem e animação em três dimensões, mas não é apenas isso. Allan Brito mostra em seu livro, Blender 3D: Jogos e animações interativas publicado pela Novatec, que podemos dese...

livros

Level Up: Um guia para o design de grandes jogos

16 de Maio de 2013

Apesar de eu ser programador, sempre gostei de ler sobre game design. Já li alguns livros, mas este é realmente o mais prático e direto de todos. Level Up: Um guia para o design de grandes jogos, de Scott Rogers, é uma obra essencial para estudantes e p...

livros

Regras do Jogo (Rules of Play) lançado no Brasil pela editora Blucher

14 de Agosto de 2012

O livro Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos (Rules of Play: Game Design Fundamentals) é uma obra famosa sobre Design de Jogos, uma referência em diversos cursos de desenvolvimento de jogos no mundo inteiro, e a editora Blucher lançou no Brasi...

livros

Livro gratuito sobre programação em C com ênfase em multimídia

15 de Março de 2012

André Kishimoto, professor do curso de Jogos Digitais na Unicsul e engenheiro de software na Electronic Arts, escreveu o livro Programação Windows: C e Win32 API com ênfase em multimídia, que agora está sendo disponibilizado gratuitamente para download.

livros

Livros de desenvolvimento de jogos

21 de Agosto de 2009

Em outros países, existem diversos cursos para todas as áreas do desenvolvimento de jogos, inclusive universidades com cursos expecializados nisso, como a DigiPen. Aqui, temos poucos cursos voltados para o desenvolvimento de games, como a pós-graduação ...

livros

unity

Como fazer um plugin para Android em Java na Unity

1 de Março de 2021

Existem algumas estruturas possíveis para implementar um plugin Android na Unity. Quando utilizamos um plugin desenvolvido por terceiros é comum que a sua distribuição seja através de um arquivo AAR, que é uma biblioteca java para Android, junto com alg...

unity

Relatório da Unity sobre jogos e tendências

25 de Fevereiro de 2021

A Unity publicou esta semana o 2021 Game Report contendo informações e muitos dados sobre a indústria de jogos em 2020, apontando tendências para 2021. Os dados analisados no relatório são de desenvolvedores que utilizam a engine e, apesar de representa...

unity

Exemplo do Design Pattern Command na Unity com C#

29 de Dezembro de 2020

Sempre recomendo o livro Game Programming Patterns, que possui versões física e digital à venda, além de uma online gratuita disponibilizada pelo autor, Robert Nystrom. Este livro revisita os design patterns definidos na década de 1990 pela “Gangue dos ...

unity

Boas práticas para uso de logs na Unity

26 de Outubro de 2020

Neste post quero compartilhar algumas dicas e boas práticas para uso do Debug.Log() na Unity. Pode parecer intuitivo utilizar a API da Unity para registrar todo tipo de ação que o jogador fizer, mas existem algumas maneiras de fazer isso que podem torna...

unity

Compressão de Asset Bundles na Unity

24 de Agosto de 2020

A utilização de Asset Bundles na Unity é uma boa solução da própria engine para download de recursos. É comum utilizar esta forma de distribuição de assets para poder atualizar ou adicionar conteúdo ao jogo após o lançamento, não sendo necessário public...

unity

Um ótimo tutorial feito pela Unity para criar um Flappy Bird

18 de Abril de 2020

Este tutorial chamado Making A Flappy Bird Style Game feito pela Unity esta disponível no site Unity Learn e é dividido em 10 partes. Não é um tutorial novo, foi publicado em 2006, porém existem muitas coisas interessantes nestes vídeos que ainda são be...

unity

Como criar e utilizar um Unity Package

1 de Março de 2020

Uma forma comum de compartilhar código, modulos e até plugins nativos sempre foi criar um package - exportar um arquivo .unitypackage para ser importado em outro projeto. É uma forma prática de distribuir conteúdo para Unity, porém tem problemas como fa...

unity

Dicas para teste técnico com Unity #2

14 de Outubro de 2019

Este é o segundo post da série com dicas para teste técnico utilizando Unity e C#. No primeiro post, o foco foi como organizar o projeto para facilitar seu desenvolvimento, e como enviar após o término. Agora, vamos falar um pouco de código, cobrindo um...

unity

Canal no Youtube com tutorials em Unity

4 de Outubro de 2019

O canal no YouTube Code Monkey tem diversos vídeos muito bons sobre desenvolvimento de jogos, com uma ótima didática e bem resumidos. O autor do canal é um programador, que já publicou alguns dos seus jogos no Steam e, através do seu canal, compartilha ...

unity

Humble Bundle Unity com cursos, ferramentas e assets

30 de Setembro de 2019

O Humble Bundle é um site que vende bundles (pacotes) com jogos ou livros digitais pelo preço que você quiser pagar, e ainda permite escolher dividir seu pagamento entre caridade e/ou para o desenvolvedor. Este mês ele fez uma parceria com a Unity e lan...

unity

Dicas para teste técnico com Unity #1

25 de Setembro de 2019

Parte do meu trabalho na Aquiris é avaliar testes e realizar entrevistas técnicas com candidatos. Nos últimos anos aplicando testes, percebi que existe um padrão de erros básicos que, infelizmente, são comuns até para Senior Programmers. Este será o pri...

unity

Git e LFS em projetos Unity

11 de Fevereiro de 2019

No meu post Comparando delegates e Unity Events o leitor Carlos Roger fez um comentário pergutando sobre versionamento de aquivos grandes no Git, e deixou como sugestão um post sobre o assunte. Neste post vou descrever como projetos Unity podem tirar va...

unity

Comparando delegates e Unity Events

9 de Setembro de 2018

No meu vídeo sobre um padrão para enviar mensagens na Unity utilizando delegate tive um comentário perguntando se não seria melhor utilizar o UnityEvents por questões de performance. Eu respondi o comentário dizendo que não era um problema tão grande, a...

unity

Accord.NET: framework para Machine Learning compatível com Unity

10 de Junho de 2018

Recentemente voltei a estudar Inteligência Artificial (I.A.), mais específicamente Machine Learning, e acabei encontrando este framework chamado Accord.NET que por ser desenvolvido com .NET é compatível com a game engine Unity.

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Novo vídeo: Enviando mensagens na Unity

2 de Junho de 2018

No começo de um projeto na Unity é comum adicionarmos referências de outros objetos em um mesmo MonoBehaviour, como um campo de texto que precisa ser atualizado. Porém, quando maior o projeto fica, mais díficl é manter todos scripts que tem referência a...

unity

Novo vídeo: Eventos customizados para analytics de erros na Unity

14 de Março de 2018

Sabe quando um jogador te diz um erro aconteceu com ele, mas você não consegue reproduzir por que não tem informação do que o jogo está fazendo naquele momento? Não seria ainda melhor ver este error sem ter que esperar um jogador reclamar dele? Neste vi...

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Meu primeiro vídeo: Usando o Profiler da Unity

20 de Janeiro de 2018

Comentei neste post sobre meus planos para o blog em 2018, e um deles era algo que sempre quis fazer mas sempre deixava pra depois que é gravar vídeos sobre desenvolvimento de jogos. Como tive um bom feedback sobre isso decidi começar, e este é o meu pr...

unity

Melhores práticas na Unity #1

6 de Setembro de 2017

Conheço a Unity desde 2009, quando estava no meu primeiro ano da pós-graduação, mas só fui trabalhar com ela profissionalmente em 2014 na 2Mundos. Já utilizei Unity em freelas, game jams, projetos pessoais e para trabalhos na faculdade, participei de to...

unity

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 3

10 de Agosto de 2016

Na parte 1 falei sobre dicas para reduzir o tamanho das imagens e melhores resoluções para dispositivos móveis, e na parte 2 o foco foi o plugin NGUI (mas as dicas também se aplicam ao UI da Unity) e ao uso de sprite sheets. Desta vez o foco serão melho...

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Tutoriais de desenvolvimento de jogos com Unity e Blender

15 de Junho de 2016

Semana passada estava procurando um video sobre como fazer um FPS com Unity para o projeto que comentei neste post. Eu já fiz jogos com mecânicas de FPS, porém eu sempre procuro tutoriais sobre o que eu quero fazer para aprender maneiras diferentes de f...

unity

Certificação para Unity

16 de Março de 2016

Durante o evento GDC (Game Developer Conference) em San Francisco uma das novidades anunciadas pela Unity foi sua certificação para desenvolvedores de jogos que utilizam a game engine.

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Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 2

9 de Março de 2016

Não esperava demorar praticamente 9 meses para escrever esta segunda parte, mas acabou ficando de lado por ser um conteúdo mais longo que o normal para o blog. Eu até prefiro escrever mais posts assim, e acredito que deve ajudar bastante, por isso vou t...

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Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 1

12 de Junho de 2015

Trabalhei em um projeto grande utilizando a Unity, e aprendi tanta coisa útil sobre otimização para jogos 2D durante o desenvolvimento que vale a pena compartilhar por aqui.

unity

Finalmente, Unity 5

10 de Março de 2015

Depois de pelo menos 2 anos após seu anúncio, finalmente a Unity 5 foi lançada durante a GDC e algumas mudanças na licença da engine vieram junto: Agora ela é free para todas as plataformas (com suas devidas limitações).

unity

Unity 4.3 foi lançada hoje e trás o tão esperado suporte nativo a 2D

12 de Novembro de 2013

Finalmente, meses após seu anúncio oficial, foi lançada a nova Unit 4.3, que tem como principal destaque uma nova tecnologia que permite o desenvolvimento de jogos 2D dentro desta poderosa game engine.

unity

Como foi o Unite Brasil 2013

22 de Outubro de 2013

Incrível é a palavra que pode descrever melhor como foi o Unite Brasil, o primeiro evento da Unity realizado por aqui e que mostrou o nível de eventos para desenvolvedores de jogos que existem fora do país.

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Unite, o evento da Unity chega ao Brasil

20 de Setembro de 2013

Unite é o evento da Unity realizado anualmente desde 2007, e este ano a sétima edição já passou por Coréia, China, Japão, Canadá, e está chegando ao Brasil dia 15 de outubro, no Expo Center Norte em São Paulo.

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Nova versão da Unity terá suporte nativa a 2D

29 de Agosto de 2013

Ontem no evento Unite 13 foi anunciado que a próxima versão da Unity, a 4.3, terá suporte nativo a desenvolvimento de jogos 2D, além de tools internas para criar spritesheets, animações e física com Box2D.

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Unite 2012 - Vídeos da conferência anual da Unity

2 de Outubro de 2012

A Unite é uma conferência anual que a empresa por trás da game engine Unity realiza desde 2007 para apresentar novidades e realizar palestras sobre cases e melhores práticas. Os vídeos da edição desse ano, realizada em Amsterdã, já estão no site e você ...

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Game Engine Unity para iOS e Android gratuita até 8 de abril

11 de Março de 2012

A game engine Unity mudou muita coisa no desenvolvimento de jogos independentes quando, em 2009, lançou uma versão gratuita ilimitada para desenvolvimento de jogos para PC, Mac e Web (com plugin próprio). Até então não existia uma opção gratuita (ilimit...

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Game Engine Unity

9 de Fevereiro de 2010

No final do ano passado, duas grandes game engines ganharam versões gratuitas, a Unity e a Unreal Development Kit (UDK). Talvez estas foram as melhores notícias para os desenvolvedores independentes e estudantes no em 2009, pois agora podemos desenvolve...

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Abragames oferece Bolsa da Diversidade para a GDC 2020

15 de Novembro de 2019

A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) está oferecendo 10 bolsas para participar da GDC 2020, o maior evento da indústria de games para desenvolvedores, que será realizada em março, em São Francisco, Califórnia. Aba...

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Esta semana começa o Ludum Dare #44

26 de Abril de 2019

Hoje começa a edição de número 44 da game jam Ludum Dare, uma ótima chance de desenvolver um jogo em um final de semana sozinho ou com amigos e adicionar um projeto em seu portfólio.

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Na próxima semana começa o Ludum Dare #42

30 de Julho de 2018

Semana que vem começa a edição de número 42 da game jam Ludum Dare. Sempre recomendo participar de game jams, e esta em especial é a minha favorita pela sua simplicidade e frequencia. As vezes o tema escohido não é dos melhores, mas ainda assim te ajuda...

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Esta semana começa o Ludum Dare #41

13 de Abril de 2018

Na próxima sexta-feira começa a edição de número 41 da game jam Ludum Dare, uma ótima chance de desenvolver um jogo em um final de semana sozinho ou com amigos e adicionar um projeto em seu portfólio.

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Esta semana começa o Ludum Dare #40

29 de Novembro de 2017

Na meia noite de sexta para sábado começa o Ludum Dare #40 e minha nona participação consecutiva nesta game jam, apesar de não ter conseguido terminar meu jogo na edição anterior.

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Esta semana começa o Ludum Dare #39

24 de Julho de 2017

Na próxima sexta-feira começa o Ludum Dare #39, e esta vai ser ser minha oitava participação seguida nesta game jam. Na última participação não tive muito tempo sobrando para fazer um jogo e acabei escolhendo usar Unity, a tecnologia que eu uso no meu d...

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Corona agora é gratuita

26 de Junho de 2017

A Corona Labs decidiu unir seus dois modelos de negócio, Corona SDK (que já era gratuito) e Corona Enterprise (que era pago), em um único produto agora chamado apenas de Corona. As vantagens para desenvolvedores são que não há limites ou taxas, e que é ...

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Esta semana começa o Ludum Dare #38

17 de Abril de 2017

Na sexta-feira começa o Ludum Dare #38, e desta vez será realizado pelo novo site. Na edição passada estava planejada para ser no novo site, mas infelizmente tiveram alguns problemas e este será o primeiro ludum dare no novo sistema. Por isso é bom fica...

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Mercado de games no Brasil em 2016

12 de Dezembro de 2016

Está curioso para saber como foi o desempenho do mercado de games em 2016? O Rafael Querido do site Segredo dos Games reuniu algumas informações a respeito e montou o infográfico abaixo, as referências estão no final da imagem.

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Esta semana começa o Ludum Dare #37

5 de Dezembro de 2016

Na sexta-feira às 23h (horário de Brasilia) começa o Ludum Dare #37, e desta vez será realizado pelo novo site (que ainda está em desenvolvimento). Ano que vem o Ludum Dare completa 15 anos e esta próxima edição irá testar este novo sistema que será uti...

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ANCINE lança edital inédito para produção de jogos eletrônicos

2 de Dezembro de 2016

Recebi o e-mail abaixo e achei que seria interessante de postar aqui, embora seja um pouco em cima da hora.

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Esta semana começa o Ludum Dare #36

23 de Agosto de 2016

Sexta-feira às 22h (horário de Brasilia) começa o Ludum Dare #36, e será minha quinta participação nesta game jam.

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Crytek lança código da CryEngine no GitHub

25 de Maio de 2016

A CryEngine já tinha seu código aberto porém, por não ter um instalador, era necessário baixar todo código sempre que algum update era realizado. E o projeto não é pequeno para ser baixado a cada alteração, por isso muitas vezes é comum o desenvolvedor ...

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Posicionamento da Abragames sobre resolução da Anatel

27 de Abril de 2016

Acredito que a maioria dos usuários de internet no Brasil já está sabendo da ideia ridícula de algumas empresas de limitar a internet e cobrar para que o usuário continue navegando, transformando o modelo de cobrança da internet fixa no modelo de cobran...

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Esta semana começa o Ludum Dare #35

13 de Abril de 2016

Sexta-feira às 22h (horário de Brasilia) começa o Ludum Dare #35, e eu admito que depois de participar das 3 últimas edições acabei ficando “viciado” em no LD, e sempre fico ansioso quando uma nova edição se aproxima.

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Novidades da Microsoft no Build 16

30 de Março de 2016

Esta semana começou o evento Build da Microsoft em San Francisco, e muitas novidades para desenvolvedores foram apresentadas, inclusive para desenvolvedores de jogos.

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King lança sua engine 2D Defold de graça

23 de Março de 2016

A King, famosa pelo seu jogo Candy Crush Saga e outros similares, lançou esta semana sua game engine chamada Defold para desenvolvimento de jogos em 2D. Ela é gratuita, conta com editor visual, controle de versão, editor de nível, e editor para programa...

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1º Congresso Online de Desenvolvimento Mobile

24 de Fevereiro de 2016

O 1º Congresso Online de Desenvolvimento Mobile é um evento totalmente GRATUITO e 100% online no qual os desenvolvedores mobile do Brasil e do Mundo poderão ter acesso as novidades do mercado, as boas práticas que estão sendo adotas ultimamente e a poss...

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Amazon entra na briga com Lumberyard

10 de Fevereiro de 2016

A Amazon Web Services (AWS) foi algo ao mesmo tempo inesperado e brilhante. Ninguém esperava que uma empresa que tinha “apenas” uma site para vender livros poderia oferecer um serviço para desenvolvedores e empresas. E foi brilhante por que além de ser ...

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Hoje começa o Ludum Dare #34

10 de Dezembro de 2015

Meia noite, no horário de Brasilia, começa mais uma edição do Ludum Dare, uma game jam internacional online onde desenvolvedores de jogos profissionais e amadores tem 48 horas para criar um jogo baseado em um tema (ou 72 horas no caso de equipes).

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GameDays 2015 na Unicsul em São Paulo

15 de Outubro de 2015

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro acontece o GameDays 2015 na Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo no campus Liberdade, e eu serei um dos palestrantes do evento para falar sobre Design Patterns e técnicas de programação de jogos.

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Hoje começa o Ludum Dare #33

21 de Agosto de 2015

Logo desenvolvedores do mundo todo começarão a incrível tarefa de desenvolver um jogo sozinhos em 48 horas (ou em grupo com prazo de 72 horas), aproveite esta oportunidade para participar de um dos maiores game jams do mundo, o Ludum Dare!

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Resultado do sorteio do livro Game Design

4 de Agosto de 2015

Depois de pouco mais de duas semanas, hoje é o dia de anunciar o vencedor do sorteio do livro Game Design: Modelos de Negócio e Processos Criativos da editora Cengage Learning.

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5 filmes que você precisa assistir

11 de Julho de 2015

Este post é um pouco diferente do normal, pois eu quero recomendar alguns filmes e documentários sobre a indústria de games que vale muito a pena assistir!

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Postmortem de Diablo II é publicado 15 anos depois

1 de Julho de 2015

Dependendo do que você usar como exemplo, 15 anos pode não parecer muito. Mas, quando levamos em consideração qualquer coisa relacionada a tecnologia, este tempo parece ser muito maior.

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TDC 2015 em São Paulo

26 de Junho de 2015

Em julho acontece mais uma edição do evento TDC (The Developer Conference) em São Paulo, e vou apresentar uma palestra na trilha de Games no dia 25/07 (sábado) sobre Programação de Jogos.

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Estatísticas de hardware desktop e mobile

24 de Junho de 2015

Uma das principais preocupações de um programador de games é a performance do seu jogo e qual é o hardware mínimo que ele pode rodar, seja mobile ou desktop. Mas pra isso, primeiro você precisa saber quais são os hardwares mais usados para jogar.

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Converta animações em Flash para mobile usando GAF

24 de Março de 2015

GAF Converter é uma ferramenta criada em parceria com a Adobe que permite exportar animações e elementos de interface do Flash para o seu próprio formado GAF (Generic Animation Format), que pode ser lido por frameworks como Cocos2d-x e Unity, por exemplo.

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NVIDIA disponibiliza código da PhysX no GitHub

12 de Março de 2015

O framework de física da NVIDIA, usado em diversos jogos e engines, agora está com o código publicado no GitHub para que os desenvolvedores possam estudá-lo e até melhorá-lo.

noticias

GDC está chegando! Você sabe o que é a GDC?

22 de Fevereiro de 2015

Como praticamente toda indústria, a de games também tem um evento voltado para quem trabalha nela. Eventos como a E3 e Tokyo Game Show tem o foco de mostrar novos jogos, novos consoles, o que está por vir, entre outras coisas. Mas a GDC é algo diferente...

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Postmortem do Dragon Age: Inquisition no PodQuest

26 de Janeiro de 2015

O PodQuest é um podcast onde 3 profissionais da indústria internacional de games falam sobre suas experiências na área. Recentemente eles fizeram um postmortem do novo jogo Dragon Age: Inquisition, e além de um programador da BioWare que faz parte do Po...

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Canal 2torial disponibiliza video aulas de Unity

28 de Outubro de 2014

O Canal 2torial está fazendo uma série de video aulas sobre desenvolvimento de jogos com Unity, ensinando a fazer um jogo shoot’em up completo.

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Evento TDC 2014 em Florianópolis com palestras sobre desenvolvimento de games

1 de Maio de 2014

No dia 15 de maio serão apresentadas algumas palestras na trilha de games do evento TDC (The Developers Conference) 2014 em Florianópolis, que vão falar desde business até game engines.

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Aprenda o básico de lógica de programação jogando

22 de Abril de 2014

O projeto do Code.org, chamado Hour of Code, ensina conceitos básicos de lógica de programação através de jogos simples baseados em Plants vs Zombies e Angry Birds.

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Promoção de ebooks da editora Packt - compre um, ganhe um

24 de Março de 2014

A editora americana Packt está com uma promoção até o dia 26 de março, onde você compra um ebook no site deles e o segundo é de graça!

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Encontro de Desenvolvedores e Estudantes de Jogos - IGDASP e Senac

28 de Fevereiro de 2014

Dia 8 de março, no Senac Santo Amaro em São Paulo, acontece um encontro entre profissionais da área e estudantes de desenvolvimento de games. O evento é gratuito, porém é necessário se inscrever no site do Senac.

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Jogo brasileiro "Like a Boss" ganhou o concurso GDWC 2013

27 de Fevereiro de 2014

Game desenvolvido pelo estúdio brasileiro Fire Horse ganhou o concurso internacional, e como prêmio vai viajar para a Finlândia e conhecer a sede de alguns estúdios como a Rovio, os criadores de Angry Birds.

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Documentário: The Making of The Last of Us

24 de Fevereiro de 2014

The Last of Us é um jogo incrível, um marco da indústria que será lembrando como um dos melhores jogos desenvolvidos para o Playstation 3. Agora conheça como a Naughty Dog criou este game em seu documentário oficial.

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Steam Dev Days 2014

21 de Fevereiro de 2014

Este ano aconteceu o primeiro Steam Dev Days, o evento fechado organizado pela Valve para desenvolvedores de jogos. Durante 2 dias muitas tecnologias novas foram apresentadas, como a Steam Machine e o controle novo.

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Participe do BIG, o festival de jogos independentes da américa latina

18 de Fevereiro de 2014

Com prêmios de até R$ 10.000 e algumas categorias, o BIG é um festival para jogos independentes desenvolvidos na américa latina, principalmente no Brasil.

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Concurso da game engine Project Anarchy

10 de Fevereiro de 2014

A game engine gratuita dos criadores da Havok, Project Anarchy, está com um concurso que premiará o melhor jogo desenvolvido usando esta tecnologia com $100 mil dólares!

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Tecnologia da Disney usada para fazer neve em Frozen

6 de Fevereiro de 2014

O novo filme Frozen, da Disney, utiliza uma nova tecnologia criada pela Disney para simulação de neve, e o resultado é impressionante! Agora, imagine este tipo de tecnologia em jogos da nova geração?

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2014, um ano de oportunidades para os desenvolvedores de jogos

2 de Janeiro de 2014

Enfim chegamos a 2014, um ano com eleições, copa do mundo no Brasil, novos consoles e muitas oportunidades para desenvolvedores de jogos!

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20 anos de DOOM e lembranças de Carmack e Romero

12 de Dezembro de 2013

Este mês fez 20 anos que o jogo DOOM foi lançando, um game que introduziu muitos conceitos e técnicas usados até hoje em muitos FPS, além de inspirar muita gente a desenvolver jogos.

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Como foi a Brasil Game Show 2013

4 de Novembro de 2013

Estamos longe de ter eventos com o mesmo nível que vemos nos EUA, Europa e Japão, mas a BGS tem tudo para se tornar cada vez mais um evento importante para o mercado nacional e também para mostrar que o Brasil é realmente um grande consumidor de jogos.

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Como foi a SBGames

25 de Outubro de 2013

Este ano, o Simpósio Brasileiro de Desenvolvedores de Games foi realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, e mostrou, principalmente, as pesquisas que os acadêmicos estão realizando na área de games no Brasil.

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Brasil Game Show começa neste fim de semana

24 de Outubro de 2013

O maior evento de games da América Latina, o Brasil Game Show, começa neste fim de semana em São Paulo! Além de muitas atrações para os jogadores, o evento também contará com um espaço de business para os desenvolvedores conhecerem empresas que oferecem...

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Por dentro dos grandes estúdios: Epic Games

14 de Outubro de 2013

Vou começar mais uma série de posts aqui no blog para apresentar como é por dentro dos grandes estúdios de desenvolvimento de jogos espalhados pelo mundo, e o primeiro será a Epic Games!

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Site lista todos os eventos da indústria de games

30 de Setembro de 2013

O Gameconfs é um site bem simples e com objetivo de ser um diretório de todos os eventos da indústria de games que acontecem pelo mundo, até eventos brasileiros como o Brasil Game Show está listado lá.

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Game Developer Magazine disponível gratuitamente

27 de Setembro de 2013

Este ano a indústria de games perdeu a melhor e mais antiga publicação sobre desenvolvimento de jogos, a Game Developer Magazine. Mas agora, todo seu conteúdo está disponível gratuitamente através do GDC Vault.

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Indie Mobile Brasil, o site para divulgar seu jogo!

23 de Setembro de 2013

Muita gente passa dias, semanas, meses fazendo seu jogo, vira noites e não consegue dormir até terminar. Mas, depois de tanto trabalho e com o jogo pronto, vêm a pergunta: e agora o que eu faço?

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Microsoft compra Nokia por $7.2 bilhões de dólares

3 de Setembro de 2013

Apesar da grande parceria entre Microsoft e Nokia, eu não imaginava que isto iria acontecer, ainda mais agora que a Nokia estava praticamente fora de risco de falir graças ao grande investimento em pesquisa e desenvolvimento na plataforma Windows Phone....

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GAT - Game Algorithms Tournament

26 de Agosto de 2013

Para treinar lógica e programação existem sites como o SPOJ que possuem problemas que devem ser resolvidos com algoritmos. E agora temos o GAT (Game Algorithms Tournament), onde você criar um algoritmo e desafia o algoritmo de outra pessoa em um jogo.

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SBGames 2013 em São Paulo

3 de Julho de 2013

Em outubro, entre os dias 16 e 18, a Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo recebe o XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, também conhecido como SBGames.

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Palestra na Unicsul sobre desenvolvimento de jogos com Corona SDK

18 de Junho de 2013

Hoje, ás 20h, irei apresentar uma palestra sobre desenvolvimento de jogos utilizando o Corona SDK no evento WICA 2013, realizado na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), no campus Anália Franco, em São Paulo.

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Palestra na Universidade de Blumenau sobre Cocos2d-x

8 de Abril de 2013

Amanhã irei apresentar uma palestra sobre desenvolvimento de jogos com a Cocos2d-x na Universidade de Blumenau, em Santa Catarina!

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Como foi o Workshop de Business para Jogos Online

27 de Fevereiro de 2013

No post anterior falei sobre um evento que iria acontecer na Universidade Mackenzie em São Paulo, sobre a parte de negócios relacionada ao desenvolvimento e publicação de jogos online. Neste post vou contar um pouco de como foi o evento, e qual a sua im...

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Workshop de Business para Desenvolvedores de Jogos Online na Mackenzie

21 de Fevereiro de 2013

Amanhã será realizado um workshop com foco em negócios para desenvolvedores de jogos online, que acontecerá na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. O evento é organizado pela European Games Group, Abragames e Mackenzie, e contará com a par...

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Como será 2013 para os desenvolvedores independentes

9 de Fevereiro de 2013

Tenho que começar esse post pedindo desculpas pela falta de novos posts aqui no blog, fiquei sem tempo pra escrever aqui nos últimos meses, mas agora vou voltar a manter este blog atualizado! Pra começar o ano, decidi escrever sobre as novidades e tendê...

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Manual de desenvolvimento para Nintendo 64!

7 de Agosto de 2012

Eu não lembro como encontrei isso, mas neste link está publicado o manual de desenvolvimento para o Nintendo 64, com vários detalhes de sua arquitetura e hardware!

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Nova edição do Guia de Carreiras da Game Developer Magazine

2 de Agosto de 2012

Game Career Guide é uma revista digital gratuita (em inglês), publicada anualmente pelo mesmo pessoal que faz a Game Developer Magazine. O foco dessa revista é apresentar como está a indústria de jogos (principalmente nos EUA), quais são as principais t...

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Critical Path, o documentário online com veteranos da indústria

24 de Julho de 2012

Após 2 anos de filmagem, o projeto Critial Path saiu do papel, e conta com um acervo online composto por diversas entrevistas de veteranos da indústria de games.

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OUYA, o projeto de console baseado em Android

23 de Julho de 2012

O OUYA é um projeto de console de video game, baseado na plataforma Android, que precisava de “apenas” $1 milhão de dólares para sua produção e comercialização, e eles já conseguiram mais de $5 milhões no Kickstarter.

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SPJAM - Segunda edição!

17 de Julho de 2012

A primeira edição da SPJAM em 2011 foi um sucesso tão grande que o evento retornou este ano, uma maratona de 48h para fazer um jogo digital ou analógico.

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Conheça o hardware do PS3 em detalhes

7 de Julho de 2012

Eu estava fuçando em alguns links antigos e achei uma apresentação bem legal sobre o hardware do Playstation 3. São vários slides com vários detalhes técnicos sobre desenvolvimento, arquitetura e programação no PS3.

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TDC São Paulo 2012: Minha palestra na trilha de games!

2 de Julho de 2012

No dia 4 de julho (daqui a dois dias) começa o evento The Developer’s Conference São Paulo 2012, na Universidade Anhembi Morumbi – Campus Vila Olímpia. Organizado pela Global Code, o TDC 2012, que vai até o dia 8 de julho, conta com várias trilhas relac...

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Indie Game: The Movie

12 de Junho de 2012

Hoje é o lançamento mundial do documentário sobre desenvolvimento de jogos independentes, chamado Indie Game: The Movie. O filme, que é uma produção independente financiada com crowdfunding (duas vezes, aqui e aqui), foi feito com o depoimento de divers...

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Agni's Philosophy - a impressionante tech demo da Square Enix

8 de Junho de 2012

Pensando na próxima geração de consoles, a Square Enix desenvolveu uma nova game engine. E, para demonstrar todo o poder do seu novo motor gráfico, foi apresentado uma tech demo chamada Agni’s Philosophy, baseado no universo de sua famosa franquia Final...

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Game Music Brasil 2012

17 de Maio de 2012

A inscrições para o Game Music Brasil Festival – 2ª Edição estão abertas, e você tem até 9 de setembro para participar da edição de 2012 desse evento que reúne desenvolvimento de jogos e música. Você pode inscrever seu jogo para concorrer nas categorias...

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Nuuvem, o Steam brasileiro

16 de Maio de 2012

O Nuuvem é um serviço de venda de jogos em formato digital pela internet criado em cima do modelo de comércio de jogos digitais consolidado pelo Steam, da Valve. O Steam sempre foi a melhor saída para comprar jogos pelo mesmo preço que é lançado lá fora...

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Como são alguns dos maiores estúdios de jogos do mundo

1 de Maio de 2012

Muitos se perguntam como é trabalhar em uma empresa de jogos, e é algo realmente legal. No Brasil, os estúdios são pequenos, com poucas personalizações, mas lá fora existem empresas com estúdios realmente grandes. Tão grandes que possuem complexos com p...

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Turma do Chico Bento - um jogo social desenvolvido no Brasil!

30 de Abril de 2012

A Turma do Chico Bento trás os personagens de Mauricio de Sousa em um jogo para as redes sociais Facebook e Orkut. Em desenvolvimento pela Insólita, e publicado pela Level Up! Games, este jogo está sendo produzido por brasileiros e para um público brasi...

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Handbook da Valve para seus novos funcionários

21 de Abril de 2012

Sexta-feira passada o Kotaku divulgou um documento, publicado por um usuário no Flamehaus. Segundo o usuário que o publicou, um funcionário da Valve teria enviado este handbook para um candidato conhecer a maneira de trabalhar na Valve.

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Código do Prince of Persia de 1989 encontrado e compartilhado!

20 de Abril de 2012

Você consegue imaginar como era programar um jogo em 1989? Naquela época o Apple II era um muito popular entre os desenvolvedores de jogos, e muitos deles programavam sozinhos seus projetos. E foi assim que Jordan Mechner desenvolveu o primeiro Prince o...

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Apple adicionou a categoria de jogos na App Store brasileira

5 de Abril de 2012

Demorou, mas chegou! Agora temos a categoria de jogos na App Store brasileira, a loja de aplicativos da Apple para seus aparelhos com iOS. Isso é uma ótima notícia para os jogadores, que agora poderão comprar seus jogos com uma conta e cartão de crédito...

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Project C.A.R.S. - o projeto ambicioso da Slightly Mad Studios

1 de Abril de 2012

A Slightly Mad Studios, desenvolvedora do Need For Speed Shift e Shit 2: Unleashed (ambos publicados pela Electronic Arts), iniciou um projeto ousado para criar o melhor jogo de corrida para PC. Por que apenas para PC? Bom, segundo eles é muito difícil ...

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BrowserQuest, o incrível MMO em HTML5 publicado pela Mozilla

28 de Março de 2012

O HTML5 é uma tecnologia recente, que veio com o objetivo de padronizar muita coisa do desenvolvimento web e talvez eliminar o Flash e seu plugin. Aos poucos, novos exemplos do poder do HTML5 estão surgindo, e essa semana foi publico um jogo online mult...

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Concurso: ACIGAMES + Square Enix = Latin America Game Contest

26 de Março de 2012

A revista Start Playstation publicou um texto divulgado um novo concurso de desenvolvimento de jogos, resultado de uma parceria da ACIGAMES com a gigante Square Enix, com foco em desenvolvedores independentes da América Latina, chamado de Latin America ...

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Making of Forza Motorsport 4

7 de Março de 2012

Forza Motorsport 4 é um dos melhores e mais completos simuladores de corrida já feitos, e eu considero seu maior defeito ser exclusivo para Xbox 360, pois existem volantes e placas de vídeo incríveis para PC que seriam perfeitos para tornar a experiênci...

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Halo 2600 - jogo desenvolvido para Atari

20 de Dezembro de 2011

Ed Fries, um veterano da indústria de jogos, criou uma versão do Halo para Atari 2600 e apresentou seu jogo na Classic Gaming Expo, em 2010. No evento, Ed vendeu alguns cartuchos limitados com seu jogo e depois publicou gratuitamente na internet para se...

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Concurso de desenvolvimento de jogos: Games For Change

5 de Setembro de 2011

A Games For Change é uma rede que promove  a pesquisa, criação e aplicação de jogos na sociedade, educação, economia e cultura. Ela está organizando seu primeiro concurso de desenvolvimento de jogos aberto a todos, o Games For Change América Latina 2011...

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Concurso de desenvolvimento de jogos: Game Music Brasil

3 de Agosto de 2011

O GMB (Game Music Brasil) é um concurso apresentado pela Oi e dividido em três categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Banda e Melhor Game Indie. Ainda divulgaram a premiação, mas os participantes já podem se inscrever nestas categorias.

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Concurso de desenvolvimento de jogos: SENAC e-games 2011

18 de Julho de 2011

O e-Games é um concurso de desenvolvimento de jogos organizado pelo SENAC São Paulo com o foco principal em estudantes e desenvolvedores independentes de todo o Brasil. Como os prêmios geralmente são consoles de video game ou jogos, este tipo de concurs...

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Concurso de desenvolvimento de jogos: Game Jolt

19 de Janeiro de 2011

Game Jolt é um portal de jogos bem legal, onde você pode publicar seus jogos para web ou download, e as pessoas que jogam podem comentar e dar notas para os games. O foco do Game Jolt são desenvolvedores independentes e até estudantes que querem mostrar...

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Concurso de desenvolvimento de jogos: indiePub Games

4 de Janeiro de 2011

No Brasil, o e-Games é um dos poucos concursos de desenvolvimento de jogos organizados por aqui. Em outros países, talvez principalmente nos EUA, concursos de desenvolvimento de jogos são mais comuns e alguns dão prêmios muito bons em dinheiro, além de ...

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entrevistas

Entrevista: Gilliard Lopes, produtor do FIFA na Electronic Arts Canada – Part 2

15 de Maio de 2014

Esta é a segunda parte minha entrevista com o Gilliard Lopes, o brasileiro produtor dos jogos da série FIFA.

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Entrevista: Estúdio brasileiro Fire Horse

3 de Abril de 2014

Há pouco tempo escrevi este post sobre o evento GDWC 2013, onde o estúdio brasileiro Fire Horse levou o prêmio de melhor jogo. Após publicar o texto, entrei em contato com eles e toparam fazer está entrevista contando um pouco sobre a história do estúdio.

entrevistas

Entrevista: Gilliard Lopes, produtor do FIFA na Electronic Arts Canada - Parte 1

1 de Abril de 2014

Esta é a primeira parte de uma conversa que tive com o Gilliard Lopes, que hoje é produtor da série FIFA na Electronic Arts Canada. Conheça como ele iniciou sua carreira no Brasil, sua passagem pela Hoplon, e sua saída do país para trabalhar em uma das ...

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Entrevista: Saulo Camarotti, CEO da Behold Studios

8 de Novembro de 2013

Já entrevistei alguns profissionais da área de desenvolvimento de jogos aqui no blog, e sempre desenvolvedores que trabalham ou trabalharam em grandes empresas. Pela primeira vez entrevistei um desenvolvedor independente brasileiro, um dos criadores de ...

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Entrevista: Nicholas Souza, game designer na Ubisoft Montreal

19 de Outubro de 2013

Esta é a segunda entrevista com o meu grande amigo Nicholas Souza, que atualmente é game designer na Ubisoft em Montreal. Na primeira entrevista conhecemos o início da sua carreira, passando pela Ubisoft Brasil e Glu Mobile. Confira agora como ele chego...

entrevistas

Minha entrevista para o blog Projeto Hero

13 de Agosto de 2013

Dei uma entrevista para o blog Projeto Hero do Sandro Cavallote. Respondi 20 perguntas falando sobre o mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil, cursos para entrar na área, jogos independentes, e outras coisas interessantes. Muito obrigado pela ent...

entrevistas

Entrevista: Scott Rogers, game designer e autor do livro Level Up!

5 de Junho de 2013

Scott Rogers, game designer e autor do livro “Level Up! Um guia para o design de grande jogos“, concedeu uma excelente entrevista para o blog sobre game design. Fiquei muito feliz com a entrevista, e estava ansioso para postar aqui!

entrevistas

Conheça jogos indie brasileiros na Virada Cultural

15 de Maio de 2013

Nesse fim de semana, dia 18 e 19 de maio, acontece a Virada Cultural em São Paulo, com diversas atrações bem legais. E este ano teremos uma evento dedicado aos jogos produzidos por estúdios independentes brasileiros no MIS (Museu da Imagem e Som).

entrevistas

Entrevista: Carlos Estigarribia, diretor na RightZero

29 de Abril de 2013

Carlos Estigarribia começou a trabalhar com jogos para dispositivos móveis quando estes aparelhos ainda eram tijolos monocromátivos. Quando eu entrei na Electronic Arts, ele era o Diretor do estúdio no Brasil, e ano passado deixou a empresa e abriu a Ri...

entrevistas

Entrevista: Mariana Boucault - Game Designer na Insolita Studios

12 de Março de 2012

A Mariana Boucault trabalhou comigo na Glu Mobile, era foi QA em alguns projetos de porting de jogos em J2ME que participei. Ela também foi QA em jogos de iOS desenvolvedos no estúdio da Glu Mobile em São Paulo, como o Circus City (vídeo na entrevista a...

entrevistas

Entrevista: Rafael Martins - Technical Manager na Electronic Arts

8 de Março de 2012

O Rafael Martins, também conhecido como Alemão, tem alguns anos de experiência com desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. Começou a trabalhar como programador em jogos J2ME e BREW na Skyzone.

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Entrevista: Nicholas Souza - Game Designer

14 de Fevereiro de 2012

Conheci o Nicholas em 2006, quando trabalhamos juntos como estagiários na Level Up! Games. Nessa época, Nicholas estava em seu último ano da primeira turma de Design de Jogos da Universidade Anhembi Morumbi. Além de ser um dos primeiros Game Designers f...

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Entrevista: Andreas Stock da StockJogos

6 de Fevereiro de 2011

Hoje começa um novo tipo de post aqui no blog onde realizo uma entrevista com alguém que tenha experiência na indústria de games, sempre com perguntas a respeito da opinião do entrevistado sobre mercado de games no Brasil e no mundo. A primeira pessoa e...

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Palestra sobre design patterns para jogos - TDC Porto Alegre 2019

30 de Novembro de 2019

Hoje apresentei uma palestra sobre o uso de design patterns no desenvolvimento de jogos na The Developer’s Conference (TDC) 2019 em Porto Alegre, na trilha de Games e Realidade Aumentada. Confira os slides da apresentação no post.

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Palestra sobre otimização para dispositivos móveis - Unity Developer Day São Paulo

28 de Novembro de 2019

Em agosto apresentei uma palestra no evento Unity Developer Day São Paulo, junto com dois colegas da Aquiris. O conteúdo da apresentação foi sobre as otimizações que fizemos no jogo Looney Tunes World of Mayhem para resolver problemas de uso elevado de ...

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Minha palestra sobre carreira no Senac Porto Alegre

30 de Abril de 2019

Semana passada realizei uma palestra sobre carreira na indústria de games, com foco em programação de jogos, no Senac de Porto Alegre. Foram 2h conversando e tirando dúvidas sobre como é trabalhar desenvolvendo jogos, foi uma ótima oportunidade de compa...

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Game Jams - Como fazer um jogo em 48h

17 de Agosto de 2016

Este foi o tema da minha palestra apresentada apresentada na 6ª Semana de Sistemas de Informação da USP hoje. Nesta palestra falei sobre game jams, dei dicas para aproveitar melhor o tempo de um game jam e focar no desenvolvimento do jogo, e contei como...

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Minha palestra sobre Design Patterns no GameDays 2015

23 de Outubro de 2015

Ontem apresentei minha palestra sobre uso de design patterns na programação de jogos no evento GameDays 2015 na Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo. Confira aqui os slides apresentados.

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Minha palestra sobre Programação de Jogos na TDC

27 de Julho de 2015

No último sábado apresentei a palestra Programação de Jogos no evento The Developers Conference 2015 que aconteceu em São Paulo. O foco da palestra foi a utilização de design patterns no desenvolvimento de jogos, confira os slides abaixo.

palestras

Minha palestra sobre carreira na USP

11 de Novembro de 2014

Ontem fiz uma palestra sobre a carreira de um desenvolvedor de jogos na USP, no campus da zona leste em São Paulo. Além de falar sobre carreira, também adicionei alguns links interessante de sites, recomendações de livros, código fonte de jogos, princip...

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Como foi a palestra sobre Corona SDK na Unicsul

20 de Junho de 2013

Esta foi a segunda palestra que apresentei este ano sobre desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, e desta vez a tecnologia escolhida foi o Corona SDK, um framework bem completo para desenvolver jogos com linguagem script Lua.

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Como foi a palestra sobre Cocos2d-x em Blumenau

10 de Abril de 2013

Voltei hoje para São Paulo após uma experiência muito legal em Blumenau. A palestra sobre desenvolvimento de jogos com Cocos2d-x foi muito boa, e fiquei contente com a recepção e perguntas do público!

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Palestra sobre Desenvolvimento de Jogos Mobile na TDC 2012 São Paulo

8 de Julho de 2012

Hoje fiz minha apresentação na trilha de games da TDC 2012 em São Paulo, sobre desenvolvimento de jogos mobile. Mesmo com frio, chuva e véspera de feriado, muita gente foi ao evento e a sala estava cheia durante minha apresentação!

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Palestra sobre desenvolvimento de jogos na UFRJ - GECOM 2011

31 de Agosto de 2011

Ontem apresentei uma palestra sobre Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), á convite do Grupo de Eletrônica e Computação (GECOM) no Ciclo de Palestras 2011 que apresentou o tema “Computação e ...

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podcasts

Quero fazer jogos, e agora?

21 de Maio de 2019

No final de abril aconteceu a primeira edição do POA Geek Week na PUCRS, que contou com a participação da Aquiris. No estande havia um sofá para o pessoal jogar Horizon Chase Turbo, que teve até campeonato, e alguns workshops dos meus colegas de trabalho.

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GGDEVCAST: Programador de júnior a sênior

29 de Julho de 2018

No episódio de número 42 do GGDEVCAST o Raphael Baldi fala sobre o que é necessário para ser um bom programador (não apenas de jogos), da dicas do que estudar e como é o caminho para ir de júnior a sênior.

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Minha participação no GGDevCast

4 de Janeiro de 2018

Fui convidade para participar do primeiro episódio do GGDevCast de 2018 e conversei com o pessoal de lá sobre desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. A conversa foi bem legal e falamos sobre programação, game design, arte e até um pouco sobre...

podcasts

Novo podcast: GGDEVCAST

7 de Setembro de 2017

O primeiro episódio do novo podcast semanal GGDEVCAST foi lançado hoje, e o assunto é uma dúvida bem comum dos leitures do blog: “Quero fazer jogos, e agora?”. Este episódio fala sobre o que é preciso para entrar na área, quais são as carreiras mais com...

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GAMEDEV BR: 005 Artista "Teco"

17 de Agosto de 2017

No quinto episódio do podcast GAMEDEV BR entrevistamos o artista técnico Juliano “Juca” Silveira, que trabalha na Aquiris. Na conversa perguntamos sobre sua carreira, seu projeto pessoal Nebula Wander, e o que é um artista “teco”.

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GAMEDEV BR: 004 Erros de iniciantes em gamedev

13 de Julho de 2017

No quarto episódio do podcast GAMEDEV BR falamos sobre erros comuns que iniciantes em desenvolvimento de jogos cometem, e praticamente todos foram baseados nas nossas experiências aprendendo ou situações que presenciamos.

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GAMEDEV BR: 003 Vida de Game Designer

19 de Junho de 2017

No terceiro episódio do podcast GAMEDEV BR convidamos dois Game Designers para comentar sobre suas experiências e seu dia-a-dia no trabalho. Os convidados Felipe Dal Molin, da Aquiris, e Bruno Barbosa, da Tapps, comentam como começaram, o que um Game De...

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GAMEDEV BR: 002 Game Engines

29 de Maio de 2017

Este é o segundo episódio do podcast GAMEDEV BR que estou gravando com dois amigos que trabalham comigo na Aquiris. Desta vez o assunto foi falar sobre as nossas experiências com Game Engines, o que já usamos profissionalmente e em projetos pessoais, o ...

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GAMEDEV BR: 001 Portfólio

16 de Maio de 2017

Eu e mais dois amigos que trabalham comigo na Aquiris, Márcio Freitas e Gregório Benatti, decidimos começar um podcast para falar sobre desenvolvimento de jogos. Esta ideia surgiu quando percebemos que nossas conversas de depois do almoço poderiam rende...

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Podcast sobre desenvolvimento de jogos no TecnoPage

10 de Agosto de 2012

Tive a honra de ser convidado para gravar um podcast sobre desenvolvimento de jogos pelo pessoal do site TecnoPage. Discutimos sobre o mercado, como começar, jogos independentes, e muitas outras coisas bem legais.

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postmortems

Postmortem: Call of Coronga

1 de Agosto de 2020

Pouco mais de 2 anos se passaram desde o último postmortem que publiquei aqui no blog. Desta vez, recebi um texto do Luiz Felipe da Silva Marian, que criou sozinho o jogo Call of Coronga. Inspirado na pandemia do COVID-19, o jogo está disponível no Stea...

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Postmortem: Where's my helmet?

2 de Fevereiro de 2018

Eu arrisco dizer que esta é a primeira vez que recebo um postmortem de um jogo lançado no Steam pelo Greelight, pelo menos lançado quando recebi o postmortem. Where’s my helmet? é um jogo desenvolvido pelo Mega Boss Game Studio, e no texto abaixo há um ...

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Postmortem: Deathfense

28 de Janeiro de 2018

Faz um bom tempo que não publico um postmortem de um leitor aqui no blog, e desta vez é o jogo Deathfense feito pelo Lucas Meneses durante o 365 Indies Jam 2017. O texto abaixo foi postado no blog dele chamado Game Indie Developer. Leiam também os outro...

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Postmortem: Geometry World

16 de Agosto de 2016

Eu sempre recebo e-mails pedindo para divulgar jogos, porém isto é algo que decidi desde o início do blog não fazer. Eu acho importante divulgar, mas fazer um post falando de um jogo não é o tipo de conteúdo que eu quero para o blog, por isso sempre res...

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Postmortem: HueShark

2 de Março de 2016

Este é o décimo postmortem publicado aqui no blog. Fiquei muito feliz com este projeto em especial pois, diferente dos demais que entraram em contato depois do projeto estar pronto, o João Paulo comentou sobre este jogo em alguns posts do blog. É muito ...

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Postmortem: Teharth Prologue - The Resources Dissolution

30 de Dezembro de 2015

Este é o primeiro postmortem de um jogo de RPG publicado aqui no blog. Teharth Prologue – The Resources Dissolution é o terceiro jogo do Maurílio Eudes Okamoto, que já publicou os jogos Sou Sustentável e Manual do Skate, e o primeiro do Teharth Studios....

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Postmortem: Insect

24 de Setembro de 2015

Eu fico muito feliz quando outros desenvolvedores independentes e até estudantes tem o interesse de publicar um postmortem sobre o projeto aqui no blog. Neste post, o desenvolvedor Aleksiam de 17 anos do Rio de Janeiro conta como foi criar e publicar se...

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Postmortem: Hungrymons

6 de Junho de 2015

Há alguns meses um amigo conversou comigo e disse que queria começar a desenvolver jogos. Hoje, algum tempo depois, ele e seu amigo formaram um estúdio de jogos independentes e lançaram seu primeiro jogo para dispositivos móveis.

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Postmortem: Cat-Fly

21 de Janeiro de 2014

Neste postmortem conheça o jogo independente brasileiro Cat-Fly para Android e conheça os desafios enfrentados pelo desenvolvedor Cláudio Rainho para publicá-lo.

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Postmortem: Manual do Skate

20 de Dezembro de 2013

Depois de alguns postmortems de jogos digitais enviados pelos desenvolvedores, este é o primeiro de um jogo de tabuleiro e mostra algumas diferenças na criação de um jogo analógico.

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Postmortem: Sou Sustentável

11 de Novembro de 2013

Mais um postmortem de um jogo produzido por desenvolvedores independentes no Brasil, desta vez vamos conhecer o que deu certo e o que deu errado durante a criação do jogo Sou Sustentável, desenvolvido pelo Okamoto Game Productions.

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Postmortem: Combo Nuts

24 de Setembro de 2013

Mais um postmortem exclusivo para o blog, e desta vez é um jogo que eu participei do desenvolvimento como programador. Sabia como foi o precesso de produção do jogo Combo Nuts!

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Postmortem: Happy Star Adventures

11 de Agosto de 2013

Este é o segundo postmortem de um jogo brasileiro que recebo para postar aqui no blog, desta vez é um jogo para o publico infantil desenvolvido com a Unity pelo Andre Dantas e publicado para Android. Confira os desafios que o Andre enfrentou em publicar...

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Postmortem: Come On Rio

25 de Junho de 2013

As vezes recebo emails de desenvolvedores independentes brasileiros mostrando seus jogos recém lançados, e as vezes perguntam se eu posso divulgar. Como este blog é sobre desenvolvimento de jogos, e também meu portfólio, sempre respondi falando exatamen...

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Epic disponibiliza assets do jogo Paragon no marketplace da Unreal Engine

19 de Março de 2018

Paragon é um MOBA desenvolvido pela Epic Games que será fechado em abril deste ano. Hoje, durante a GDC 2018, a Epic disponibilizou boa parte dos assets do jogo de graça no Unreal Engine Marketplace.

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Unreal Engine 4 agora está gratuita

4 de Março de 2015

O anúncio foi feito esta semana na GDC, e a Unreal Engine 4 já está disponível. Além da UE4, seu código-fonte e do Unreal Tournament também foram disponibilizados gratuitamente no GitHub da Epic Games. Antes este acesso custava $19 dólares por mês, agor...

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Unreal Engine 4 agora com preço acessível

18 de Março de 2014

A EPIC anunciou a que a sua game engine de ponta, a Unreal Engine 4, está disponível para todo mundo e por um preço muito justo por mês.

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