gamedeveloper

Nova versão da Unity terá suporte nativa a 2D

Ontem no evento Unite 13 foi anunciado que a próxima versão da Unity, a 4.3, terá suporte nativo a desenvolvimento de jogos 2D, além de tools internas para criar spritesheets, animações e física com Box2D.

Fazer jogos em 2D na Unity não é impossível, mas não é fácil. Existem diversos problemas pela falta de suporte da engine, que eram resolvidos utilizando diversos plugins a venda na Asset Store. Existem plugins muito bons, mas todos pagos, e isso fazia algumas pessoas optarem por tecnologias que já possuem suporte a 2D, como Corona SDK ou Cocos2d-x.

Mas agora a Unity fez algo incrível, que vai trazer muitos desenvolvedores que gostam de fazer jogos 2D, ela criou suas próprias tools de 2D dentro da engine. Pelo video abaixo podemos ver que as novas ferramentas parecem muito fáceis de usar, e possibilitam diversas oportunidades. Agora temos suporte a spritesheets, animações, camadas, física implementada com a famosa Box2D, tudo isso especialmente para fazer jogos em 2D.

Com esse passo a Unity está cada vez mais perto de se tornar a melhor e mais usada engine para estudantes e desenvolvedores independentes. Se você não conhece ainda esta engine, entre no site e baixe a versão gratuita, que permite exportar seu jogo para PC, Mac, Android, Web, iOS e Windows Phone.

[Unity Native 2D Tools, via Unity Technologies Blog, em inglês]