gamedeveloper

Uma retrospectiva dos 3 anos do blog e da minha carreira

Nem parece, mas este blog já está há 3 anos no ar. Em abril de 2009, eu era um recém formado Bacharel em Ciência da Computação, trabalhava como Analista de Sistemas, estava no primeiro semestre da minha pós-graduação em Produção e Programação de Jogos, e estava começando minha a estudar desenvolvimento de jogos.

Nesses 3 anos, publiquei 62 posts, em 20 categorias, com 169 tags e 303 comentários. Atualmente, o blog está com uma média de acessos de 150 visitantes por dia, o que é um número muito expressivo para um blog pessoal sobre desenvolvimento de jogos no Brasil. Mês passado o blog teve 4.330 acessos, sendo 3.206 únicos e 7.942 visualizações de página. Cada vez mais a indústria de jogos no Brasil está crescendo e ganhando destaque, mas ainda falta muito para chegarmos perto de polos de desenvolvimento de jogos em grandes cidades do mundo, como São Francisco e Montreal.

Hoje, depois de um ano que terminei minha pós-graduação, estou a quase 2 anos na indústria de jogos. Trabalhei 8 meses na Glu Mobile, com porting de jogos J2ME e Android (Java). Atualmente estou na Electronic Arts, em São Paulo, há 1 ano e 1 mês, como Engenheiro de Software, trabalhando em jogos para Android (Native). Já apresentei uma palestra sobre desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tenho um cartão de visita bem legal:

Em 3 anos estudei muito sobre desenvolvimento de jogos, participei de concursos, desenvolvi projetos pessoais, concluí minha pós-graduação, e consegui entrar em uma empresa muito grande na área de jogos. Não foi fácil chegar aqui, mas com esforço e dedicação consegui iniciar minha carreira em programação de jogos.

Agora começa uma nova etapa, onde irei melhorar minhas habilidades em programação de jogos, principalmente em C/C++ e OpenGL, desenvolver mais projetos pessoais, estudar novas tecnologias como HTML5, e tentar terminar mais jogos da minha quase infinita pilha de jogos! =)

Uma boa parte da minha conquista eu devo a este blog. Este blog me ajudou a encarar desafios, divulgar meus projetos, e entrar em duas empresas. E não poderia deixar de agradecer a você leitor que acompanha meus posts!  Meu maior incentivo de continuar escrevendo aqui é ajudar a todos que tem interesse nessa área, divulgando informações e contando sobre minhas experiências. Muito obrigado por acompanhar o blog, espero que continuem gostando do conteúdo, e prometo que tentarei aumentar a frequencia de posts.

Nos próximos meses haverão mudanças no blog, como um novo layout, uma área para sugestões de posts e talvez um fórum, entre outras novidades. Portanto, continuem acompanhando e obrigado mais uma vez por me incentivar a escrever sobre desenvolvimento de jogos! Para finalizar este post, listei abaixo os 5 posts que mais marcaram a minha carreira neste blog:

E vocês, tem algum post preferido? Algum tema que gostariam de ler por aqui?