gamedeveloper

Postmortem: Insect

Postmortem: Insect

Eu fico muito feliz quando outros desenvolvedores independentes e até estudantes tem o interesse de publicar um postmortem sobre o projeto aqui no blog. Neste post, o desenvolvedor Aleksiam de 17 anos do Rio de Janeiro conta como foi criar e publicar seu primeiro game no Google Play usando Unity.

Esta é mais uma história que mostra que o único impedimento para criar um jogo é você mesmo. Tente criar um jogo em seu tempo livre e publicá-lo, ou participe de game jams para se forçar a desenvolver um projeto. Gostaria muito de ver mais jogos publicados pelos leitores do blog e suas histórias contadas aqui.

Descrição

Insect é um jogo casual, onde seu objetivo é sobreviver com um dos insects. Com a mecânica simples, onde seu dedo controla a personagem, desviando dos obstáculos mais rápido possível.

Sendo muito desafiador, o torna muito divertido. Você deve acumular estrelas para poder comprar Power-ups, ou então os personagens na loja.

No shop você vai encontrar uma variedade de itens, como o +5, que acrescenta 5 segundos no seu tempo atual, ou o raio, que destrói rapidamente os obstáculos. Nele, você também pode achar personagens carismáticos, como, a abelha rockeira, ou a libélula do reggae. Ganhando mais estrelas é possível dar upgrade nos seus personagens, e deixá-los mais legais.

No modo Zen você pode usar os Power-ups, como o míssil, causando grande estrago, ou a bolha que lhe deixar imune aos obstáculos. A velocidade dos obstáculos é alternada, então ele pode estar indo muito devagar e de repente aumenta sua velocidade, é um grande desafio.

No World você entra numa aventura fantástica, passando por fases até completar esse mundo e sendo muito bem recompensado. Para passar as fases você deve sobreviver 30 segundos, assim vai conseguir fechar o mundo dos insects.

O modo Run tem níveis diferentes, como, easy, medium, hard, extreme, que você escolhe, e ao passar o tempo a velocidade vai aumentando. É quase impossível ficar 30 segundos no extreme, é o modo mais difícil do jogo, sem dúvida você tem que ter muita habilidade.

Abra um presente e fique muito surpreso, podendo ganhar Power-ups ou até 85 estrelas de uma vez só, mas também pode ter azar e não ganhar nada, vai depender apenas da sua sorte!

Dificuldades e Problemas

  • Inexperiência

A minha falta de experiência com a Unity foi um grande problema, já tinha feito um jogo antes que ficou pela metade o Round, era de plataforma e bem legal, também fiz outros em outras engines como Construct 2, Game Maker, Game Salad, mas não quis dar continuidade nos jogos feitos nessas plataformas, talvez porque não gostasse tanto do jogo, fazendo assim minha desistência, era amar eles um dia e no outro o odiar.

  • Resoluções

Já no termino do jogo veio esse grande problema, adaptar o jogo em diferentes telas, tive pelo menos uns 3 dias de dor de cabeça para resolver essa questão, já que usava sprites, demorei um tempo para resolver, li mais sobre telas de celulares aprendi bastante, crie um algoritmo para os sprites se adaptarem e assim resolvi esse problema.

  • Tempo

Tive que fazer o Insect em um tempo limitado, já que estudo de manhã e à noite, então nesse tempo tirava para estudar sobre a engine, e confesso que perdi várias vezes para a preguiça, quando chega no PC assistia várias series, ou então estudava mais sobre redes, pentest, vulnerabilidades, física teórica entre outros assuntos diversos que não é necessário informar.

  • Sozinho

Quando estava fazendo o Insect tive algumas ajudas para testar e avaliar o jogo, infelizmente foi apenas esse tipo de ajuda que tive, não pode contar com outro programador ou um game designer, então isso me deixou limitado, a falta de outra pessoa também traz o desânimo.

  • Testes em celulares

Eu não tenho um celular bom, e para testar os arquivos apk era muito complicado, isso trouxe uma dependência de um grande amigo, que fez vários testes para mim, mas a passagem do arquivo e sempre demorada e quando você quer saber o resultado rapidamente isso é um grande problema.

  • Tamanho

O Insect é consideravelmente grande para um jogo casual e ocupa muita memória, isso realmente não consegui solucionar, o que deixa meu app com uma desvantagem enorme.

Pontos Positivos

  • Um grande aprendizado

O Insect é foi um imenso aprendizado. Para trabalhar com a Unity tive que aprender uma nova linguagem o C#, já conhecia muito bem a linguagem Java, então o aprendizado de C# foi bem rápido, com todo conhecimento que tenho hoje sobre a Unity irei fazer mais jogos, que em breve estará neste ótimo blog.

  • Custo baixo

O Insect teve um custo muito baixo os únicos gastos que tive foi com a pen tablet, e a taxa da Play Store, usei todas as ferramentas grátis o que deixou o jogo com pouco custo.

Conclusão

Insect um jogo muito divertido de se jogar e de  fazer, me trouxe um pouco de dor de cabeça mas valeu muito a pena, a experiência que tive foi ótima por passar todas as partes de um desenvolvedor.

Créditos

Sou muito grato a minha família que sempre apoia tudo que eu faço, aos amigos Luís Felipe Nunes, Ivan da Silva Junior e Yan Cavalcanti Santos, que me motivaram a continuar ou ajudando a testar meu jogo, também quando não estava muito confiante com meu jogo, a todos eles meu agradecimento.

Aleksiam Gutenberg Ferreira Junior