gamedeveloper

Postmortem de 2016

Postmortem de 2016

Ano passado muitas coisas relacionadas ao blog e minha carreira aconteceram, então decidi fazer um post falando sobre elas como um postmortem: listar o que deu certo e errado. No final do post vou falar um pouco dos meus planos para 2017.

O que deu certo em 2016

  • Comecei a postar com uma maior frequência e cumpri minha meta de escrever pelo menos um post por semana (com alguns problemas que vão estar abaixo).

  • Em 2015 participei pela primeira vez do Ludum Dare, um game jam online que acontece a cada 4 meses, e ano passado consegui participar de todas edições.

  • Comecei um projeto pessoal para desenvolver um jogo, o Final Frontier, e postar seu progresso no blog.

  • Migrei do Wordpress para o Ghost, porém utilizando o Buster para poder publicar meu blog no GitHub Pages sem pagar hospedagem (economia de $10 dólares por mês!).

  • Refiz meu portfólio com um novo layout utilizando Jekyll e publiquei no GitHub Pages.

O que deu errado em 2016

  • Migrar o blog para não pagar hospedagem no GitHub Pages foi ótimo, porém devia ter feito utilizando Jekyll. Ter que rodar o Ghost local e o Buster para gerar as páginas me deixou prezo ao meu computador com o ambiente configurado para poder postar, por isso não postei na semana do natal (que estava viajando sem meu notebook) e em junho tive um problema e demorei para postar (todos posts estavam prontos, só não tinha gerado o html para publicar).

  • O Final Frontier nasceu de um outro projeto que não deu certo. Eu queria começar um jogo com os leitores do blog e, embora mais de 50 pessoas se inscreveram no grupo, em 4 meses não ouve participação de nenhum leitor e cancelei o projeto.

  • Embora tenha participado de todos Ludum Dares de 2016, não consegui continuar o desenvolvimento de nenhum projeto para publicar um jogo.

Novidades para 2017

Meu objetivo para o blog em 2017 é continuar o que deu certo e corrigir o que deu errado. Por isso, neste mês de janeiro não vou postar aqui no blog por que vou refazê-lo utilizando Jekyll para facilitar a postagem e adicionar mais features (como um campo de busca). Para não ter retrabalho vou migrar e corrigir todo conteúdo (imagens quebradas de posts antigos também) sem continuar postando por aqui.

O projeto Final Frontier vai continuar, porém só vou postar sobre seu desenvolvimento em fevereiro (junto como novo layout). Enquanto isso, você pode acompanhar o andamento do projeto no GitHub. Este mês também pretendo iniciar o GDD e organizar as tarefas, tudo na página do GitHub do projeto.

Este ano quero usar algum dos jogos que fiz nas minhas 6 participações no Ludum Dare para criar um projeto novo e lançá-lo para Android e iOS. Pelo menos um é o meu objetivo este ano!

Este ano vão fazer 8 anos que escrevo neste blog, e é engraçado para mim lembrar que quando comecei estava apenas estudando e hoje tenho quase 7 anos de experiência na indústria de jogos. Com o novo layout também pretendo mudar mais coisas no blog, pois além do conteúdo que sempre postei quero falar mais sobre meus projetos (como estou fazendo com o Final Frontier).

Outra novidade que ainda não escrevi aqui é que estou trabalhando na Aquiris desde outubro do ano passado. Pretendo escrever um post sobre o que estou aprendendo lá (que são muitas coisas!) e como foi minha aventura de mudar de São Paulo para Porto Alegre.

Por fim, muito obrigado por acompanhar meu blog! Só consegui escrever durante 8 anos por que comentários e e-mails me incentivaram a não parar. Fico feliz de poder compartilhar minha experiência com quem está começando na área.

Imagem da capa: Happy New Year 2017 do Shutterstock.