gamedeveloper

Palestra sobre desenvolvimento de jogos na UFRJ - GECOM 2011

Ontem apresentei uma palestra sobre Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), á convite do Grupo de Eletrônica e Computação (GECOM) no Ciclo de Palestras 2011 que apresentou o tema “Computação e Informação, uma nova abordagem”. Fiquei muito feliz e honrado com o convite, e foi uma experiência incrível e única falar sobre a área que eu estudo e trabalho para pessoas interessadas em ouvir o que eu tinha para falar sobre o assunto.

Foi a primeira vez que saí de São Paulo, e também a primeira vez que peguei um avião (outra experiência incrível no meu dia). Apesar do calor e ter ido apenas para a universidade, gostei do pouco que vi do Rio, e quero voltar lá um dia para conhecer melhor a cidade. Pelo que me falaram, a parte legal fica mais perto do centro da cidade, um pouco longe da Ilha do Fundão, onde fica a UFRJ.

Na apresentação abordei alguns aspectos que considero essenciais para desenvolvedores independentes que querem fazer jogos para iOS e Android. Na primeira parte existem detalhes sobre o mercado de dispositivos móveis, com o foco em informações úteis sobre o iOS e o Android. A segunda parte fala sobre o** processo de desenvolvimento de um jogo, desde seu conceito na pré-produção, passando pelo seu desenvolvimento na produção, e publicando o produto final em sua pós-produção. Na terceira e última parte da apresentação estão algumas dicas que considero valiosas para **quem quer trabalhar com jogos, e no fim existe uma lista de sites, revistas e livros muito bons sobre desenvolvimento de jogos.

Tentei resumir muita coisa que aprendi desde que comecei a estudar desenvolvimento de jogos e trabalhar na área, além de focar todas as informações apresentadas no que os programadores precisam saber para fazer seus jogos e publicá-los. Espero que esta apresentação seja muito útil para todos que acessam o meu blog com interesse em desenvolver jogos.

Agradeço muito a organização do evento pelo convite e pela espaço que me deram para minha apresentação. Espero que os alunos tenham gostado da apresentação tanto quando eu gostei de apresentar para eles!