gamedeveloper

Minha participação no Ludum Dare #35

Esta foi minha quarta participação na game jam Ludum Dare, e pela quarta vez consegui terminar o jogo em 48 horas, o Metaforce. Porém, isto não quer dize que o jogo saiu do jeito que planejei ou que tenha ficado bom, apenas terminei o que comecei.

Esta semana começa o Ludum Dare #35

Sexta-feira às 22h (horário de Brasilia) começa o Ludum Dare #35, e eu admito que depois de participar das 3 últimas edições acabei ficando “viciado” em no LD, e sempre fico ansioso quando uma nova edição se aproxima.

A Lógica do Jogo

O livro “A Lógica do Jogo - Recriando clássicos da história dos videogames”, escrito por Marcus Becker e publicado pela editora Casa do Código, é um ótimo guia para aprender a programar jogos clássicos como Tetris, Space Invaders, Asteroids, Pong, Pac-Man, entre outros, utilizando Java.

Novidades da Microsoft no Build 16

Esta semana começou o evento Build da Microsoft em San Francisco, e muitas novidades para desenvolvedores foram apresentadas, inclusive para desenvolvedores de jogos.

King lança sua engine 2D Defold de graça

A King, famosa pelo seu jogo Candy Crush Saga e outros similares, lançou esta semana sua game engine chamada Defold para desenvolvimento de jogos em 2D. Ela é gratuita, conta com editor visual, controle de versão, editor de nível, e editor para programação em Lua.

Certificação para Unity

Durante o evento GDC (Game Developer Conference) em San Francisco uma das novidades anunciadas pela Unity foi sua certificação para desenvolvedores de jogos que utilizam a game engine.

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 2

Não esperava demorar praticamente 9 meses para escrever esta segunda parte, mas acabou ficando de lado por ser um conteúdo mais longo que o normal para o blog. Eu até prefiro escrever mais posts assim, e acredito que deve ajudar bastante, por isso vou tentar fazer algo assim pelo menos uma vez por mês (não só sobre a Unity). Se você ainda não viu, recomendo ler a parte 1 antes de continuar neste post.

Postmortem: HueShark

Este é o décimo postmortem publicado aqui no blog. Fiquei muito feliz com este projeto em especial pois, diferente dos demais que entraram em contato depois do projeto estar pronto, o João Paulo comentou sobre este jogo em alguns posts do blog. É muito legal ver um leitor do blog (e sua equipe) desenvolvendo e publicando um jogo, e ainda mais contando a história do desenvolvimento aqui para encorajar outros desenvolvedores a publicar seus jogos.

1º Congresso Online de Desenvolvimento Mobile

O 1º Congresso Online de Desenvolvimento Mobile é um evento totalmente GRATUITO e 100% online no qual os desenvolvedores mobile do Brasil e do Mundo poderão ter acesso as novidades do mercado, as boas práticas que estão sendo adotas ultimamente e a possibilidade de networking com os principais desenvolvedores mobile do Brasil.

Adeus Wordpress, olá Ghost

Há muito tempo queria sair do Wordpress, não por estar insatisfeito, mas sim por querer utilizar alguma tecnologia mais nova que com um foco mais “blog” do que “site”.

Amazon entra na briga com Lumberyard

A Amazon Web Services (AWS) foi algo ao mesmo tempo inesperado e brilhante. Ninguém esperava que uma empresa que tinha “apenas” uma site para vender livros poderia oferecer um serviço para desenvolvedores e empresas. E foi brilhante por que além de ser muito bom, é muito barato, e fez com que praticamente todo mundo migrasse para a cloud da Amazon.

Vamos fazer um jogo juntos?

ESTE PROJETO FOI CANCELADO

Como ser um programador de jogos

Há pouco mais de 2 anos comecei uma série de posts sobre como ser um programador de jogos, e cada semana tratei um assunto relacionado a como começar uma carreira como programador na indústria de games. Fiz 32 posts nesta série e acabei não escrevendo mais posts há quase 1 ano nesta categoria por que os assuntos para iniciantes foram diminuindo e eu acabei ficando sem tempo para posts semanais.

10 princípios para um bom level design

Há quase 3 anos atrás li um post muito bom do game designer Dan Taylor no gamasutra sobre dez princípios para um bom level design. Salvei o link para publicar aqui e acabei esquecendo, mas aqui está uma tradução/interpretação minha do resumo feito pelo autor.

5 dúvidas sobre programação de jogos

Recebi um email de um leitor do blog chamado Alexandre que, como muita gente que está começando, estava com dúvida em relação a indústria de games. Suas 5 perguntas foram tão bem formuladas que eu pedi sua permissão para postá-las aqui no blog, confira abaixo!

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Python com PyGame

A Editora Novatec trouxe para o Brasil um excelente livro de Harrison Kinsley e Will McGugan: Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Python com PyGame. Este é um livro recheado de surpresas até mesmo para desenvolvedores que já conhecem Python.

Postmortem: Teharth Prologue - The Resources Dissolution

Este é o primeiro postmortem de um jogo de RPG publicado aqui no blog. Teharth Prologue – The Resources Dissolution é o terceiro jogo do Maurílio Eudes Okamoto, que já publicou os jogos Sou Sustentável e Manual do Skate, e o primeiro do Teharth Studios. Confira aqui um resumo de como foi o desenvolvimento deste projeto as dificuldades que a equipe encontrou para terminar e publicar o jogo e clique aqui para fazer o download do jogo.

Manual de Produção de Jogos Digitais

Existem alguns livros que são tão únicos na abordagem de seus assuntos que se tornam referência e sempre são recomendados para quem tem interesse de estudar seu assunto específico. Isto acontece com este livro que, como o próprio título diz, é um manual para produção de jogos digitais.

Minha participação no Ludum Dare #34

Participei do Ludum Dare pela terceira vez mas sempre parece ser a primeira pela quantidade de coisas que aprendo. Mudei algumas coisas desta fez, tentei ficar mais organizado, mas como sempre o tempo é o maior vilão.

Hoje começa o Ludum Dare #34

Meia noite, no horário de Brasilia, começa mais uma edição do Ludum Dare, uma game jam internacional online onde desenvolvedores de jogos profissionais e amadores tem 48 horas para criar um jogo baseado em um tema (ou 72 horas no caso de equipes).