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Tutoriais de desenvolvimento de jogos com Unity e Blender

Semana passada estava procurando um video sobre como fazer um FPS com Unity para o projeto que comentei neste post. Eu já fiz jogos com mecânicas de FPS, porém eu sempre procuro tutoriais sobre o que eu quero fazer para aprender maneiras diferentes de fazer as mesmas coisas.

Como desbloquear o Xbox One para o modo desenvolvedor

Eu não tenho um Xbox One (ainda), mas após a Microsoft anunciar uma atualização que transformou qualquer Xbox One em um kit de desenvolvimento eu comecei achar interessante a ideia de ter o console para jogar e desenvolver jogos.

Não vamos fazer um jogo juntos

Há 4 meses atrás escrevi este post com uma proposta de fazer um jogo junto com os leitores deste blog que tivessem interesse. Hoje estou escrevendo este post comunicando que este projeto será cancelado.

Crytek lança código da CryEngine no GitHub

A CryEngine já tinha seu código aberto porém, por não ter um instalador, era necessário baixar todo código sempre que algum update era realizado. E o projeto não é pequeno para ser baixado a cada alteração, por isso muitas vezes é comum o desenvolvedor trabalhar com uma versão fixa da engine sem atualizar durante todo o projeto.

Aprenda game design jogando Super Mario 64

O site Polygon publicou uma notícia sobre um canal do YouTube onde o autor cria videos ensinando técnicas de game design enquanto joga Super Mario 64.

Dicas de John Romero para desenvolver jogos

John Romero, co-fundador da Id Software e criador dos jogos DOOM e Quake, entre muitos outros, deu uma palestra em um evento da revista britânica Develop e falou sobre algumas técnicas para desenvolvimento que ele sempre usou, muitas indo contra ao que encontramos nos livros. Abaixo estão algumas frases que retirei do texto, a notícia completa pode ser lida aqui.

Vamos falar sobre salário

Este é um assunto bem complicado no Brasil pois, com tantas pessoas querendo trabalhar com desenvolvimento de jogos, muitas empresas se aproveitam disso e oferecem salários baixos.

Posicionamento da Abragames sobre resolução da Anatel

Acredito que a maioria dos usuários de internet no Brasil já está sabendo da ideia ridícula de algumas empresas de limitar a internet e cobrar para que o usuário continue navegando, transformando o modelo de cobrança da internet fixa no modelo de cobrança de internet móvel.

Minha participação no Ludum Dare #35

Esta foi minha quarta participação na game jam Ludum Dare, e pela quarta vez consegui terminar o jogo em 48 horas, o Metaforce. Porém, isto não quer dize que o jogo saiu do jeito que planejei ou que tenha ficado bom, apenas terminei o que comecei.

Esta semana começa o Ludum Dare #35

Sexta-feira às 22h (horário de Brasilia) começa o Ludum Dare #35, e eu admito que depois de participar das 3 últimas edições acabei ficando “viciado” em no LD, e sempre fico ansioso quando uma nova edição se aproxima.

A Lógica do Jogo

O livro “A Lógica do Jogo - Recriando clássicos da história dos videogames”, escrito por Marcus Becker e publicado pela editora Casa do Código, é um ótimo guia para aprender a programar jogos clássicos como Tetris, Space Invaders, Asteroids, Pong, Pac-Man, entre outros, utilizando Java.

Novidades da Microsoft no Build 16

Esta semana começou o evento Build da Microsoft em San Francisco, e muitas novidades para desenvolvedores foram apresentadas, inclusive para desenvolvedores de jogos.

King lança sua engine 2D Defold de graça

A King, famosa pelo seu jogo Candy Crush Saga e outros similares, lançou esta semana sua game engine chamada Defold para desenvolvimento de jogos em 2D. Ela é gratuita, conta com editor visual, controle de versão, editor de nível, e editor para programação em Lua.

Certificação para Unity

Durante o evento GDC (Game Developer Conference) em San Francisco uma das novidades anunciadas pela Unity foi sua certificação para desenvolvedores de jogos que utilizam a game engine.

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 2

Não esperava demorar praticamente 9 meses para escrever esta segunda parte, mas acabou ficando de lado por ser um conteúdo mais longo que o normal para o blog. Eu até prefiro escrever mais posts assim, e acredito que deve ajudar bastante, por isso vou tentar fazer algo assim pelo menos uma vez por mês (não só sobre a Unity). Se você ainda não viu, recomendo ler a parte 1 antes de continuar neste post.

Postmortem: HueShark

Este é o décimo postmortem publicado aqui no blog. Fiquei muito feliz com este projeto em especial pois, diferente dos demais que entraram em contato depois do projeto estar pronto, o João Paulo comentou sobre este jogo em alguns posts do blog. É muito legal ver um leitor do blog (e sua equipe) desenvolvendo e publicando um jogo, e ainda mais contando a história do desenvolvimento aqui para encorajar outros desenvolvedores a publicar seus jogos.

1º Congresso Online de Desenvolvimento Mobile

O 1º Congresso Online de Desenvolvimento Mobile é um evento totalmente GRATUITO e 100% online no qual os desenvolvedores mobile do Brasil e do Mundo poderão ter acesso as novidades do mercado, as boas práticas que estão sendo adotas ultimamente e a possibilidade de networking com os principais desenvolvedores mobile do Brasil.

Adeus Wordpress, olá Ghost

Há muito tempo queria sair do Wordpress, não por estar insatisfeito, mas sim por querer utilizar alguma tecnologia mais nova que com um foco mais “blog” do que “site”.

Amazon entra na briga com Lumberyard

A Amazon Web Services (AWS) foi algo ao mesmo tempo inesperado e brilhante. Ninguém esperava que uma empresa que tinha “apenas” uma site para vender livros poderia oferecer um serviço para desenvolvedores e empresas. E foi brilhante por que além de ser muito bom, é muito barato, e fez com que praticamente todo mundo migrasse para a cloud da Amazon.

Vamos fazer um jogo juntos?

ESTE PROJETO FOI CANCELADO