gamedeveloper

Engines e frameworks open source no GitHub

O GitHub é uma ótima plataforma para versionamento de projetos com código aberto usando git, mas ele não é apenas isso. Existem muitas features no GitHub que as vezes parecem escondidas mas valem muito a pena ver. Uma parte que eu descobri recentemente foi a página Showcases, que agrupa listas de projetos por categorias. Não todos, mas os mais populares.

Final Frontier: Upgrades e Save Game

Estou um pouco atrasado com este projeto, mas ele não está parado! Neste último fim de semana tive mais tempo para trabalhar no projeto, e comecei a mover algumas coisas de playground para prototype. Isto significa que a fase de experimentar coisas está chegando ao fim e que logo (eu espero!) todos os testes que fiz serão um protótipo jogável.

Revisão de código

Esta é uma prática muito comum em empresas de médio e grande porte, mas na minha opinião poderia ser algo que muitas empresas pequenas deveriam tentar adicionar ao seu processo de desenvolvimento. Existem algumas maneiras formais de fazer revisão de código, mas neste post quero comentar da minha experiência em revisão de código.

Final Frontier: Organizando tarefas

No post anterior sobre o projeto houve pouco progresso por que meus dias estavam corridos, porém estas duas últimas semana foram ainda mais corridas e não conseguir trabalhar projeto na Unity, porém conseguir pelo menos organizar as tarefas do projeto.

Meu novo portfólio

Uma das dicas que sempre falo para quem está começando é montar um portfólio pois, mesmo que no início tenha apenas jogos curtos ou projetos de cursos, é algo para mostrar e é um opcional praticamente obrigatório em um processo seletivo na área de jogos.

Final Frontier: Detalhes do Inventário

No post anterior fiz o inventário expandir quando o cursor estiver em cima de um slot. Desta vez comecei a adicionar alguns detalhes visuais, além de definir o que cada coluna da interface terá em relação a nave.

Videos da GDC no YouTube

A Game Developers Conference (GDC) é bem famosa na indústria, e com certeza o maior evento para desenvolvedores de jogos. A GDC tem sua edição principal nos EUA e algumas edições um pouco menores na Europa e Asia, assim como edições especiais, como a VRDC. Todo conteúdo das palestras ficam disponíveis no site GDC Vault, que possui alguns conteúdos gratuitos mas sua maioria precisa de uma assinatura mensal para ter acesso.

Final Frontier: Expandindo o Inventário

No post anterior demonstrei como iniciei o desenvolvimento da interface do inventário da nave, baseado na interface do jogo Destiny. O inventário ainda não, e desta vez comecei a adicionar mais funções na interface.

Desenvolvendo Jogos Mobile com HTML5

Neste livro, publicado pela Editora Novatec, o autor Luiz Fernando Estevarengo ensina conceitos básicos de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis utilizando os frameworks Phaser, Intel XDK e Cordova/Phonegap.

Final Frontier: Interface do inventário

Os últimos posts foram sobre o desenvolvimento da mecânica do jogo, que por enquanto é apenas uma nave atirando em caixas que explodem. Este mês coloquei o gameplay um pouco de lado para trabalhar na interface de usuário (UI) do jogo, e comecei pela principal tela: upgrade e informações sobre a nave.

Por que temos que jogar jogos diferentes

Isto é algo que já escrevi aqui no blog, mas recentemente percebi que eu não estava fazendo. Ultimamente tenho jogado sempre os mesmos jogos, e isto ficou refletido nos últimos jogos que fiz participando do Ludum Dare.

Final Frontier: Raycast, Spawn e MoSCoW

Faz um mês desde o último post sobre o andamento deste projeto, mas ele não está parado. Mês passado teve o Ludum Dare #36 e realizei uma palestra na USP sobre Game Jams, então meu tempo livre (e os posts do blog) foram voltados a estes eventos. Agora que tudo passou, vamos voltar ao Final Frontier.

Minha participação no Ludum Dare #36

Pela quinta vez consecutiva participei do Ludum Dare na competição de fazer um jogo sozinho em 48 horas. Desta vez o tema era Ancient Technology (tecnologia antiga) e depois de descartar ideias relacionadas ao Egito e Idade da Pedra (que eram meio obvias para o tema), acabei lembrando de um episódio da série Vikings onde eles usavam uma pedra para achar o sol em dias nublados, e meu jogo foi baseado nisso.

Esta semana começa o Ludum Dare #36

Sexta-feira às 22h (horário de Brasilia) começa o Ludum Dare #36, e será minha quinta participação nesta game jam.

Game Jams - Como fazer um jogo em 48h

Este foi o tema da minha palestra apresentada apresentada na 6ª Semana de Sistemas de Informação da USP hoje. Nesta palestra falei sobre game jams, dei dicas para aproveitar melhor o tempo de um game jam e focar no desenvolvimento do jogo, e contei como foram minhas participações no Ludum Dare.

Postmortem: Geometry World

Eu sempre recebo e-mails pedindo para divulgar jogos, porém isto é algo que decidi desde o início do blog não fazer. Eu acho importante divulgar, mas fazer um post falando de um jogo não é o tipo de conteúdo que eu quero para o blog, por isso sempre respondo falando que não faço reviews ou divulgação de jogos, mas sempre ofereço uma oportunidade para divulgação do jogo através de um postmortem. Desta forma o desenvolver ganha sua divulgação, e os leitores deste blog ganham uma história sobre o desenvolvimento de um jogo.

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 3

Na parte 1 falei sobre dicas para reduzir o tamanho das imagens e melhores resoluções para dispositivos móveis, e na parte 2 o foco foi o plugin NGUI (mas as dicas também se aplicam ao UI da Unity) e ao uso de sprite sheets. Desta vez o foco serão melhores práticas de programação para jogos 2D na Unity.

Final Frontier: Câmera e controle

No último post deste série sobre o desenvolvimento do meu jogo Final Frontier falei sobre o novo skybox e melhorei a destruição da caixa que representa um asteroide. Desta vez trabalhei em melhorias para a câmera e o controle da nave, além de alterar novamente o skybox e adicionar um planeta.

Incentivos financeiros para desenvolver jogos no Brasil

Este post foi uma sugestão do leitor Felipe, que inclusive me enviou boa parte do conteúdo abaixo. Ser um desenvolvedor independente não é fácil, principalmente quando se tem pouco ou nenhum recurso para investir.

Final Frontier: Skybox e mais destruição

No post anterior sobre o meu projeto Final Frontier eu escrevi sobre como estava utilizando o playground para testar o gameplay e como fiz um modelo 3D feito no Blender ser destruído na Unity. Nest post vou falar sobre skybox e algumas melhorias que fiz para a destruição ser maior, além de outros detalhes sobre a organização do projeto na Unity.