gamedeveloper

Minha participação no Ludum Dare #36

Pela quinta vez consecutiva participei do Ludum Dare na competição de fazer um jogo sozinho em 48 horas. Desta vez o tema era Ancient Technology (tecnologia antiga) e depois de descartar ideias relacionadas ao Egito e Idade da Pedra (que eram meio obvias para o tema), acabei lembrando de um episódio da série Vikings onde eles usavam uma pedra para achar o sol em dias nublados, e meu jogo foi baseado nisso.

Esta semana começa o Ludum Dare #36

Sexta-feira às 22h (horário de Brasilia) começa o Ludum Dare #36, e será minha quinta participação nesta game jam.

Game Jams - Como fazer um jogo em 48h

Este foi o tema da minha palestra apresentada apresentada na 6ª Semana de Sistemas de Informação da USP hoje. Nesta palestra falei sobre game jams, dei dicas para aproveitar melhor o tempo de um game jam e focar no desenvolvimento do jogo, e contei como foram minhas participações no Ludum Dare.

Postmortem: Geometry World

Eu sempre recebo e-mails pedindo para divulgar jogos, porém isto é algo que decidi desde o início do blog não fazer. Eu acho importante divulgar, mas fazer um post falando de um jogo não é o tipo de conteúdo que eu quero para o blog, por isso sempre respondo falando que não faço reviews ou divulgação de jogos, mas sempre ofereço uma oportunidade para divulgação do jogo através de um postmortem. Desta forma o desenvolver ganha sua divulgação, e os leitores deste blog ganham uma história sobre o desenvolvimento de um jogo.

Melhores práticas para 2D na Unity - Parte 3

Na parte 1 falei sobre dicas para reduzir o tamanho das imagens e melhores resoluções para dispositivos móveis, e na parte 2 o foco foi o plugin NGUI (mas as dicas também se aplicam ao UI da Unity) e ao uso de sprite sheets. Desta vez o foco serão melhores práticas de programação para jogos 2D na Unity.

Final Frontier: Câmera e controle

No último post deste série sobre o desenvolvimento do meu jogo Final Frontier falei sobre o novo skybox e melhorei a destruição da caixa que representa um asteroide. Desta vez trabalhei em melhorias para a câmera e o controle da nave, além de alterar novamente o skybox e adicionar um planeta.

Incentivos financeiros para desenvolver jogos no Brasil

Este post foi uma sugestão do leitor Felipe, que inclusive me enviou boa parte do conteúdo abaixo. Ser um desenvolvedor independente não é fácil, principalmente quando se tem pouco ou nenhum recurso para investir.

Final Frontier: Skybox e mais destruição

No post anterior sobre o meu projeto Final Frontier eu escrevi sobre como estava utilizando o playground para testar o gameplay e como fiz um modelo 3D feito no Blender ser destruído na Unity. Nest post vou falar sobre skybox e algumas melhorias que fiz para a destruição ser maior, além de outros detalhes sobre a organização do projeto na Unity.

Aprenda a Programar com Minecraft

Minecraft conseguiu criar uma cultura e se tornou muito mais do que apenas um jogo, hoje é usado até na educação de crianças, como pode ser visto no documentário Minecraft: The Story of Mojang. Hoje é possível até aprender a programar usando o jogo, e é isso que o livro Aprenda a Programar com Minecraft do Craig Richardson faz de uma maneira incrivelmente didática.

Final Frontier: Playground e destruição

Este é o segundo post sobre o jogo que estou desenvolvendo no meu tempo livre, o Final Frontier. Neste post vou falar sobre como estou usando o playground para descobrir a mecânica do jogo e também como fiz um modelo 3D ser destruído.

Livros para desenvolver jogos - atualizado!

Fazem quase 7 anos que escrevi este post com uma lista de livros para desenvolvimento de jogos. Naquela época a lista foi baseada em duas coisas: o conteúdo da pós-graduação que eu estava cursando e o que estava disponível no momento. Felizmente, 7 anos depois, muitos livros novos surgiram e alguns foram traduzidos e lançados no Brasil, inclusive fiz review de grande parte deles.

Inicio do projeto Final Frontier

Como eu havia comentado neste post decidi começar um novo projeto no meu tempo livre e colocar em um repositório público no GitHub para quem quiser acompanhar o desenvolvimento do jogo em Unity. Este é o primeiro de uma série de posts que vão contar detalhes sobre o desenvolvimento deste projeto, fazendo referências aos posts da série como ser um programador de jogos. Neste post, quero contar um pouco sobre como surgiu a ideia para este projeto e onde quero chegar com ele.

Tutoriais de desenvolvimento de jogos com Unity e Blender

Semana passada estava procurando um video sobre como fazer um FPS com Unity para o projeto que comentei neste post. Eu já fiz jogos com mecânicas de FPS, porém eu sempre procuro tutoriais sobre o que eu quero fazer para aprender maneiras diferentes de fazer as mesmas coisas.

Como desbloquear o Xbox One para o modo desenvolvedor

Eu não tenho um Xbox One (ainda), mas após a Microsoft anunciar uma atualização que transformou qualquer Xbox One em um kit de desenvolvimento eu comecei achar interessante a ideia de ter o console para jogar e desenvolver jogos.

Não vamos fazer um jogo juntos

Há 4 meses atrás escrevi este post com uma proposta de fazer um jogo junto com os leitores deste blog que tivessem interesse. Hoje estou escrevendo este post comunicando que este projeto será cancelado.

Crytek lança código da CryEngine no GitHub

A CryEngine já tinha seu código aberto porém, por não ter um instalador, era necessário baixar todo código sempre que algum update era realizado. E o projeto não é pequeno para ser baixado a cada alteração, por isso muitas vezes é comum o desenvolvedor trabalhar com uma versão fixa da engine sem atualizar durante todo o projeto.

Aprenda game design jogando Super Mario 64

O site Polygon publicou uma notícia sobre um canal do YouTube onde o autor cria videos ensinando técnicas de game design enquanto joga Super Mario 64.

Dicas de John Romero para desenvolver jogos

John Romero, co-fundador da Id Software e criador dos jogos DOOM e Quake, entre muitos outros, deu uma palestra em um evento da revista britânica Develop e falou sobre algumas técnicas para desenvolvimento que ele sempre usou, muitas indo contra ao que encontramos nos livros. Abaixo estão algumas frases que retirei do texto, a notícia completa pode ser lida aqui.

Vamos falar sobre salário

Este é um assunto bem complicado no Brasil pois, com tantas pessoas querendo trabalhar com desenvolvimento de jogos, muitas empresas se aproveitam disso e oferecem salários baixos.

Posicionamento da Abragames sobre resolução da Anatel

Acredito que a maioria dos usuários de internet no Brasil já está sabendo da ideia ridícula de algumas empresas de limitar a internet e cobrar para que o usuário continue navegando, transformando o modelo de cobrança da internet fixa no modelo de cobrança de internet móvel.