Organização de um projeto de jogo (parte 4)

Organização de um projeto de jogo (parte 4)

Esta é a quarta parte da série de posts sobre como organizar o seu projeto de jogo, e terá como foco o gerenciamento do projeto e divisão de tarefas. Vejam também a parte 1, parte 2 e parte 3.

Gerenciamento do projeto e divisão de tarefas

Todo projeto precisa ser gerenciado, não por um gerente de projetos, mas os membros da equipe precisam desse tipo de organização para dar uma direção ao projeto, e fazê-lo chegar ao seu objetivo. Mesmo em projetos onde a equipe é uma única pessoa precisa ter todas as tarefas definidas e organizadas.

As vezes, no início de um projeto, pode parecer que o trabalho necessário para programar o jogo não é muito, mas quando todo o trabalho é divido em tarefas, e essas tarefas são divididas novamente por terem ficado grandes demais, ai sim conseguimos ver o tamanho real do projeto. Mesmo um jogo da velha pode ter funcionalidades complicadas, que as vezes ficam ocultas no meio das fáceis, mas aparecem no final do projeto para atrasá-lo.

O Scrum é uma metodologia ágil que funciona muito bem em jogos, se você não conhece esta metodologia recomendo ler sobre o assunto. Esta metodologia pode te ajudar a dividir o projeto em backlogs e tarefas, e então podemos utilizar um organizador de tarefas como o Springpad, que também possui funções de colaboração entre membros. Eu uso bastante o Springpad para adicionar organizar idéias de jogos, aplicativos e posts para o blog, é bem legal e possui versão para navegador e mobile.

Existe também um web app para reuniões bem legal, chamado YAM (Yet Another Meeting). Com ele é possível organizar reuniões, juntar todo mundo em um chat e fazer anotações enquanto a reunião está rolando. Isso parece algo bem simples de fazer com papel e caneta, mas o YAM possui diversos recursos colaborativos para ajudar na hora de compartilhar infomações.

Na hora de conversar sobre o andamento do projeto, podemos utilizar as sugestões dadas em comunicação da equipe, porém é muito interessante que sejam feitas reuniões presenciais ou por Skype, pelo menos uma vez por semana. Este tipo de relacionamento com a equipe torna o projeto mais “humano”, além de descontrair um pouco.

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