gamedeveloper

Microsoft compra Nokia por $7.2 bilhões de dólares

Microsoft compra Nokia por $7.2 bilhões de dólares

Apesar da grande parceria entre Microsoft e Nokia, eu não imaginava que isto iria acontecer, ainda mais agora que a Nokia estava praticamente fora de risco de falir graças ao grande investimento em pesquisa e desenvolvimento na plataforma Windows Phone. Agora, a Microsoft comprou a Nokia.

A compra da Nokia faz parte dos planos futuros da Microsoft em focar no mercado mobile e de cloud computing. Steve Ballmer, o atual CEO da Microsoft, já anunciou a sua aposentaria para o próximo ano, alegando que a empresa precisa de um novo CEO que entende as necessidades atuais da empresa e seu futuro.

Muita gente, inclusive eu, respeita muitos os aparelhos que a Nokia desenvolve, eles podem não ser os mais perfeitos, mas funcionam muito bem desde a época pré-iPhone. A Nokia ajudou (e muito) o crescimento da plataforma mobile da Microsoft, o Windows Phone. A aquisição da Nokia deixou algumas pessoas tristes, pois agora é certeza de que não veremos um Nokia rodando Android.

Eu acredito que a Microsoft está indo cada vez mais na direção certa no seu departamento mobile, o Windows Phone é um sistema muito bom e o hardware da Nokia melhor ainda. Agora, mais do que nunca, eles tem uma chance de brigar com a Apple e o Google.

E essa briga vai ficar ainda melhor quando anunciarem o novo CEO da Microsoft, que vai ter a responsabilidade de liderar essa batalha. Ele poderá ser colocado no mesmo patamar que o Steve Jobs, ou carregar o peso do fracasso.

Embora tudo isso que eu escrevi seja relacionado a business, está claro que esta competição vai afetar diretamente os desenvolvedores de jogos. A Unity com seu suporte a iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone é a primeira de muitas outras engines e frameworks que suportarão a plataforma da Microsoft.

Se antes já era essencial lançar seu jogo para iOS e Android, agora comece a pensar com mais carinho no Windows Phone!