gamedeveloper

Novidades da Microsoft no Build 16

Novidades da Microsoft no Build 16

Esta semana começou o evento Build da Microsoft em San Francisco, e muitas novidades para desenvolvedores foram apresentadas, inclusive para desenvolvedores de jogos.

A maior notícia de todas é que não será mais necessário ter um kit de desenvolvimento do Xbox One para desenvolver jogos para esta plataforma, qualquer console pode se tornar um kit de desenvolvimento. Ou seja, se você tem um Xbox One, pode desenvolver jogos pra ele!

É claro que o processo de aprovação para publicar um jogo na Xbox Live ainda é bem criterioso, porém só de permitir que qualquer console seja usada pra desenvolvimento muita coisa muda. Isto deve incentivar mais desenvolvedores a criarem jogos para a plataforma da Microsoft, ou até dar uma vantagem ao Xbox One em relação ao Playstation 4, que é o console mais vendido da geração atual.

Infelizmente eu não tenho um Xbox One, mas esta notícia me fez pensar em adquirir um este ano. Talvez esse seja o empurrão que muita gente (como eu) estava esperando para não ficar “preso” em mobile. Já fazem 6 anos que trabalho com jogos mobile, acho que chegou a hora de diversificar.

Mesmo que você não seja um desenvolvedor independente e nem quer publicar um jogo sozinho, poder desenvolver em seu Xbox One pode ser uma maneira de estudar desenvolvimento para consoles e até te ajudar a conseguir um emprego pra trabalhar com jogos AAA, já que muitos exigem conhecimento de console, o que era bem restrito até então.

Espero que a Sony também faça algo assim com o Playstation 4 no futuro. Acho que pra Microsoft isto foi uma decisão natural, pois eles querem unificar todas suas plataformas rodando em uma única versão de Windows.

Além disso, a Microsoft também anunciou que vai aumentar a compatibilidade dos jogos de Xbox para rodar no Windows 10, tornando a plataforma da Microsoft ainda mais atraente aos desenvolvedores.

Algo que pegou todos de surpresa, e é uma ótima notícia para desenvolvedores em geral, é que o bash está indo para o Windows 10, e se você está curioso de como vai funcionar leia este post. O Xamarin, framework para desenvolver Apps em C# que foi comprado pela Microsoft, será integrado ao Visual Studio nos próximos updates. Se você gostar de brincar com Inteligência Artificial, a Microsoft também lançou durante o evento seu Bot Framework para criar Chat Bots. Neste link tem um resumo de como foi a conferência, parabéns a Microsoft por trazer tantas coisas legais este ano para os desenvolvedores.