gamedeveloper

Minha participação no Ludum Dare #39

Minha participação no Ludum Dare #39

E chegou ao fim mais um Ludum Dare, e minha oitava participação nesta game jam teve uma novidade: eu falhei.

Tive pouco tempo livre, o que era esperado, mas não consegui aproveitar este tempo e ser produtivo. Eu acredito que parte disso foi o bloqueio criativo que escrevi aqui no blog, ainda não consigo me motivar a fazer algo mesmo com tempo livre e uma ideia definida, e isso prejudicou minha participação.

O tema desta edição foi Running out of Power e, das opções que poderiam ter ganhado a votação para o tema, foi uma das que eu achei mais sem graça. Porém, isso não foi desculpa para eu ter falhado, e até que pensei em algo legal para fazer (se tivesse conseguido terminar).

Neste link você pode baixar o meu jogo incompleto para Android e MacOS, e também ver seu código fonte no GitHub.

Game Design

Weight of Darkness

A ideia do jogo foi baseada na primeira parte da raid “Crota’s End” do Destiny, chamada “The Abyss” (vídeo abaixo). Minha ideia era ter uma caminho de cristais que escureciam a tela quando sua energia era drenada pelo jogador ficando próximo dela. Quando metade do cristal tivesse apagado, uma seta nele iria indica o caminho para o próximo cristal, até a saída da fase. Porém, uma vez que a a tela ficasse escura, ela só iria voltar a ficar clara quando o jogador chegasse no próximo crista. Isso tudo com monstros aparecendo de todos os lados. O nome do jogo, Weight of Darkness, é o nome do debuff que o jogador recebe e fica mais lento na raid do Destiny.

A mecânica era bem simples, o jogador tocaria na tela para movimentar o personagem (e a câmera acompanharia o seu movimento), e o tiro da arma seria automático. Os monstros morreriam com poucos tiros, mas viriam de todos os lados e o jogador teria apenas uma vida. Não era uma ideia totalmente original, mas foi algo dentro do tema que teria sido possível fazer.

Na página do jogo classifiquei ele como “não terminado”, e a versão que está lá tem apenas o motimento do personagem e o tiro automático. Também tem um monstro parado ao lado do jogador, que não faz nada mas é “empurrado” pelos tiros.

Programação

Escolhi utilizar Corona SDK e a linguagem de programação Lua, que não é algo novo pra mim, mas não usava esse framework para fazer jogos há uns 4 anos. Minha participação no Ludum Dare 35 foi o jogo com o maior conteúdo que fiz em game jams, e por ter utilizado Lua e Defold dei uma chance para o Corona SDK.

Escolher o Corona SDK não foi uma decisão ruim, e provavelmente vou querer dar outra chance para este framework em alguma outra game jam, mas desta vez não consegui produzir algo com ele. Isto também não foi o motivo de eu ter falhado.

Arte

Acredite ou não, eu demorei mais pra desenhar os o personagem, o monstro e o cristal do que programar essa pequena parte do jogo incompleto. Uma das coisas que fiz quando comecei a arte foi pesquisar uma paleta de cores escuras, e a imagem abaixo foi uma boa escolha para o padrão de cores que eu tinha em mente para o jogo. Já fiz isso em outras participações, e ajuda bastante pessoas que não tem noção de arte (como eu) a combinar cores.

Weight of Darkness

Conclusão

Eu até comecei bem pensando em uma ideia simples o suficiente para fazer sozinho em um fim de semana, e até a arte estava aceitável para colocar no jogo. Tinha até planejado gravar uma pequena trilha sonora com minha guitarra, algo que faz tempo que não faço em uma game jam, mas nada disso foi suficiente pra me motivar a fazer este jogo. Até tinha pensando em desistir de submeter o jogo para a modalidade de 48 horas, e deixar pra terminar na segunda-feira a noite e colocar na modalidade de 72 horas, mas não consegui e deixei o jogo marcado como “não terminado”.

Daqui a 4 meses será o Ludum Dare 40 e, como sempre, vou tentar participar e fazer algo legal. Minhas últimas participações não foram tão boas como as minhas primeiras, na minha opinião. Eu sempre estou aprendendo uma lição nova a cada participação, e desta vez foi que não importa game design, arte e programação se você não esta motivado a dar o seu melhor.