gamedeveloper

Minha participação no Ludum Dare #38

Minha participação no Ludum Dare #38

No fim de semana passo aconteceu a edição número 38 da game jam Ludum Dare, comemorando seus 15 anos de existência. Desta vez o tema foi “A Small World” (um mundo pequeno), e eu tentei fazer algo não muito óbvio.

Tive mais ou menos 4 horas para trabalhar nesse jogo, então decidi usar a Unity para não perder tempo e focar em fazer algo dentro do tema e foco no gameplay.

Neste link você pode baixar o jogo para Android, MacOS, Linux e Windows, e também o seu código fonte.

Game Design

Como tive pouco tempo para pensar em um jogo, decidi for em pensar apenas em uma mecânica que estivesse dentro do tema. Minha ideia foi fazer algo estilo faroeste onde dois pistoleiros se enfrentam em uma disputa de sacar e atirar por que o mundo é pequeno demais para ambos. Pra deixar a mecânica mais interessante o jogador só pode atirar se o inimigo estiver sacado a arma também, caso contrário não é um “fair play”. A mesma regra vale para o inimigo, que pode atirar no jogador quando ele sacar a arma. Nada muito complicado, apenas um conceito/protótipo de uma mecânica que achei interessante para o tema.

Programação

Tenho que admitir que apesar de ser um jogo simples, eu pedir um certo tempo escrevendo “código bonito”. Neste caso bonito quer dizer simples e legível, não sofisticado ou com design patterns. Não tenho muito o que falar aqui, funciona :P

O Unity Cloud Build funcionou muito bem para gerar as builds de Android, Windows, Linux e MacOS sem eu precisar parar para compilar o projeto.

Arte

Não sou artista, e acho que os jogos que fiz antes com estilo pixel art ficaram mais legais, mas pelo menos consegui passar a mensagem que eu queria. Apesar de parecer bonecos de porta de banheiro com chapéu estranho, as animações simples ajudaram a deixar as ações dos personagens simples de entender. Novamente, nada complicado aqui.

Conclusão

Na minha participação anterior eu tive todo o fim de semana livre e não consegui fazer algo muito legal, desta vez tive bem menos tempo mas consegui focar em uma mecânica que acreditei ser um bom conceito dentro do tema. Provavelmente com mais tempo teria feito algo maior e mais polido, mantendo a base simples e talvez adicionando uma opção de multiplayer.

Hoje também é um dia importante para o blog, pois é seu aniversário de 8 anos! Há 8 anos atrás comecei um simples blog pessoal para contar o que eu estava começando a aprender sobre desenvolvimento de jogos, que já passou por mudanças de hospedagem e tecnologia. Essa semana vou fazer um post sobre os 8 anos de blog, mas queria deixar isso registrado aqui. Obriado por acompanhar meus posts!