gamedeveloper

Livros de desenvolvimento de jogos

Em outros países, existem diversos cursos para todas as áreas do desenvolvimento de jogos, inclusive universidades com cursos expecializados nisso, como a DigiPen. Aqui, temos poucos cursos voltados para o desenvolvimento de games, como a pós-graduação que estou cursando no SENAC.

Se não existem tantos cursos assim no Brasil, como começar a estudar desenvolvimento de games? Existem diversos fóruns sobre o assunto na internet, alguns brasileiros, mas, na maioria das vezes, o fórum serve para tirar dúvidas, buscar ajuda quando você travar em um problema específico, dificilmente você aprenderá do zero os conceitos e técnicas para desenvolver um jogo.

Qual a melhor maneira neste caso? Os diversos livros de desenvolvimento de jogos que existem! Só existe um problema com estes livros: os melhores são em inglês. Se bem que isto não é um problema, já que nesta área temos que ter a lingua inglesa mais incorporada do que o português.

Vou comentar sobre livros que eu tenho, e depois alguns que eu acho interessante mas não comprei ainda.

Um dos melhores e mais claros livros que eu já li sobre o assunto é um dos raros brasileiros. O livro Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, da Novatec, é muito bom para iniciantes. Muitas coisas que eu li no livro eu vi e estou vendo na pós-graduação. A melhor parte do livro é a primeira, pois fala muita coisa de teoria, realmente muito bom e recomendado para quem quer começar com programação de jogos, explica vários conceitos e técnicas básicas. As outras duas partes do livro são boas também, é a parte mais prática do livro, utilizando C++, porém com uma engine desenvolvida pelos autores, que pode ser baixada no site da Novatec.

Um amigo, formado em Design de Games, me recomendou um livro de Game Design uma vez, pouco antes de começar a pós-graduação. Comprei o livro e fiquei impressionado com qualidade dele. O livro Game Design Workshop, de Tracy Fullerton, fala de muitas coisas que envolvem o desenvolvimento de um game além da parte técnica (programação e arte). Existem apenas versões em inglês, e pra mim é uma leitura obrigatória para desenvolvedores de jogos. O livro conta com muitos, muitos exercícios práticos que ensinam conceitos e técnicas para criar jogos, jogabilidades, testar, além de ter partes sobre produção de jogos.

Além destes livros, comprei alguns que não são da área de games, mas são de programação, e são muito bons para programar jogos também, como C++ Primer Plus, Jamsa’s C/C++/C# Programmer’s Bible e Beginning J2ME: From Novice to Professional. Também comprei um de programação de jogos em Java, quando comecei a aprender Java na graduação. É um livro muito bom, mas é voltado para** jogos de PC em Java**, que não é algo muito utilizado hoje em dia (já foi utilizado algum dia?).

Agora vou falar de alguns livros que eu recomendo, que serão minhas próximas aquisições. Outro livro obrigatório para desenvolvedores de jogos, principalmente para Game Designers, é o Rules of Play: Game Design Fundamentals do Eric Zimmerman. Recentemente ele lançou outro livro, que complementa este, e um professor me disse que é tão bom quanto o primeiro, que é The Game Design Reader: A Rules of Play Anthology.

Existe outro livro de programação de jogos em português que também é bom, mas não fala tanto de conceitos como o primeiro que mencionei. Programação de Jogos com C++ e DirectX da Novatec, como o nome já diz, ensina a programar jogos com C++, começando por jogos 2D até jogos 3D com DirectX, é bom para quem quer programar, mas ainda acho que a primeira opção tem muitos mais fundamentos importantes. Este livro aqui é praticamente um complemento para o anterior.

Existem diversos livros de programação de jogos, bem técnicos, do Jonathan S. Harbour, que também são bons para ensinar a programar, principalmente em C++. Como falei de muitos livros de programação e alguns de design, não posso deixar de lado pelo menos um livro de animação que conheço. O livro The Animator’s Survival Kit não vai te ensinar a fazer modelos 3D em um programa específico, mas contém muitas técnicas de animação. O meu professor de Animação 3D está utilizando os conceitos deste livro nesta matéria.

Pra quem gosta de Engenharia de Software (como eu) e fica imaginando como isso pode ser aplicado ao desenvolvimento de jogos, existe um livro muito bom sobre o assunto. Software Engineering for Game Developers contém muitas técnicas utilizadas em sistemas e como aplicá-las em jogos.

Estes livros são muitos bons, a maioria foi indicada para mim por professores da pós-graduação. Muitos links são da Amazon, que envia para o Brasil apenas Livros, CDs, e DVDs. Já comprei alguns livros neste site, inclusive livros usados por um preço muito baixo (o de J2ME comprei por $1,00 + frete), e também é mais barato importar do que comprar nas lojas por aqui, que são muito mais caros. O único problema é que demora um pouco para chegar, os usados demoram ainda mais, mas chegam!

Você já leu algum livro de desenvolvimento de jogos? Comente sobre eles! Até mais!